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Tela azul com diversos erros (Driver_power_state_failure mais frequente)


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Olá, venho tendo problemas com tela azul faz tempo, mas ultimamente parece que piorou.

 

Tem dias que não aparece erro nenhum e tem outros que chega a dar imagem azul 3 vezes num dia

 

link dos dumps: https://1drv.ms/u/s!AsxKzyEDx-V1gcQAVkn7Apy1mXO83A?e=o61wpW

 

Aqui estão os mais recentes.

 

image.thumb.png.9827dee2dd8a16f7f6409d8671147d38.png

Com exceção do primeiro, todos aparece no ntoskrnl.exe. O system thread excepetion foi no nvlddmkm.sys.

 

Driver Verifier:

Já fiz o driver verifier por 30 horas e não obtive problema.

 

Memtest86:

O mem test eu fiz  4 passes de madrugada e mais 2 de meio dia.

 

Minhas observações:

 

O que eu observei é que desde que instalei o windows 11 parece que piorou (meu processador não é compativel, mas a microsoft resolveu mandar a atualização igual).

O problema parece acontecer mais quando eu estou com 2 monitores conectados (o monitor principal é exibido pela onboard e o segundo pela GTX 1600.

Vejo acontecer mais tambem depois que ele entra em suspensão e eu volto a ligar (as vezes quando ele ta em suspensão, quando eu acordo ele o windows está reiniciado (como se eu tivesse acabado de ligar)).

 

 

Quais os próximos passos?

 

Minhas configurações: 

 

Intel Core i7-7700HQ

 

Intel HD Graphics 630

NVIDIA GTX 1060 (Mobile)

Samsung 840 Evo 1TB (windows está instalado aqui)

HFS256G39TND-N210A 256GB

Hynix HMA81GS6AFR8N-UH 2x8GB

 

Systeminfo:

 

Nome do host:                              LAPTOP-5K47J7CB
Nome do sistema operacional:               Microsoft Windows 11 Pro
Versão do sistema operacional:             10.0.22000 N/A compilação 22000
Fabricante do sistema operacional:         Microsoft Corporation
Configuração do SO:                        Estação de trabalho autônoma
Tipo de compilação do sistema operacional: Multiprocessor Free
Proprietário registrado:                   N/A
Organização registrada:                    N/A
Identificação do produto:                  00331-20020-00000-AA239
Data da instalação original:               25/08/2021, 14:46:17
Tempo de Inicialização do Sistema:         27/10/2021, 10:30:22
Fabricante do sistema:                     Acer
Modelo do sistema:                         Predator G3-571
Tipo de sistema:                           x64-based PC
Processador(es):                           1 processador(es) instalado(s).
                                           [01]: Intel64 Family 6 Model 158 Stepping 9 GenuineIntel ~2808 MHz
Versão do BIOS:                            Insyde Corp. V1.22, 15/03/2019
Pasta do Windows:                          C:\WINDOWS
Pasta do sistema:                          C:\WINDOWS\system32
Inicializar dispositivo:                   \Device\HarddiskVolume6
Localidade do sistema:                     pt-br;Português (Brasil)
Localidade de entrada:                     pt-br;Português (Brasil)
Fuso horário:                              (UTC-03:00) Brasília
Memória física total:                      16.268 MB
Memória física disponível:                 7.742 MB
Memória Virtual: Tamanho Máximo:           31.628 MB
Memória Virtual: Disponível:               19.485 MB
Memória Virtual: Em Uso:                   12.143 MB
Local(is) de arquivo de paginação:         C:\pagefile.sys
Domínio:                                   WORKGROUP
Servidor de Logon:                         \\LAPTOP-5K47J7CB
Hotfix(es):                                5 hotfix(es) instalado(s).
                                           [01]: KB5006363
                                           [02]: KB5004567
                                           [03]: KB5006746
                                           [04]: KB5005703
                                           [05]: KB5006755
Placa(s) de Rede:                          10 NIC(s) instalado(s).
                                           [01]: Realtek PCIe GBE Family Controller
                                                 Nome da conexão: Ethernet
                                                 DHCP ativado:    Sim
                                                 Servidor DHCP:   10.1.1.1
                                                 Endereço(es) IP
                                                 [01]: 10.0.0.26
                                                 [02]: fe80::1011:3392:9db0:b760
                                           [02]: TAP-Windows Adapter V9
                                                 Nome da conexão: Local Area Connection
                                                 Status:          Mídia desconectada
                                           [03]: Kaspersky Security Data Escort Adapter
                                                 Nome da conexão: Ethernet 2
                                                 Status:          Mídia desconectada
                                           [04]: Kaspersky Security Data Escort Adapter
                                                 Nome da conexão: Ethernet 6
                                                 Status:          Hardware ausente
                                           [05]: VirtualBox Host-Only Ethernet Adapter
                                                 Nome da conexão: Ethernet 7
                                                 DHCP ativado:    Não
                                                 Endereço(es) IP
                                                 [01]: 192.168.56.1
                                                 [02]: fe80::14cb:9472:fbd0:8d85
                                           [06]: LogMeIn Hamachi Virtual Ethernet Adapter
                                                 Nome da conexão: Ethernet 3
                                                 Status:          Hardware ausente
                                           [07]: TAP-Windows Adapter V9
                                                 Nome da conexão: Local Area Connection 2
                                                 Status:          Mídia desconectada
                                           [08]: VPN Client Adapter - VPN
                                                 Nome da conexão: VPN - VPN Client
                                                 Status:          Mídia desconectada
                                           [09]: Qualcomm Atheros QCA61x4A Wireless Network Adapter
                                                 Nome da conexão: Wi-Fi
                                                 DHCP ativado:    Sim
                                                 Servidor DHCP:   10.1.1.1
                                                 Endereço(es) IP
                                                 [01]: 10.0.0.19
                                                 [02]: fe80::25cb:b26c:5dce:99bc
                                           [10]: Bluetooth Device (Personal Area Network)
                                                 Nome da conexão: Bluetooth Network Connection
                                                 Status:          Mídia desconectada
Requisitos do Hyper-V:                     Hipervisor detectado. Recursos necessários para o Hyper-V não serão exibidos.

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@Luiz Henrique Balestreri Boa tarde!

 

3 horas atrás, Luiz Henrique Balestreri disse:

O que eu observei é que desde que instalei o windows 11 parece que piorou (meu processador não é compativel, mas a microsoft resolveu mandar a atualização igual).

 

Certeza sobre isso? A Microsoft apenas envia um aviso pelo Windows Update de que o sistema não é compatível, mas não oferece opção para o usuário atualizar.

 

Sobre o problema, o código de parada DRIVER_POWER_STATE_FAILURE normalmente indica problemas com a Inicialização Rápida. Clique com o botão direito sobre o menu Iniciar e vá em Windows Terminal (Admin). Nele, digite o comando abaixo e dê Enter. Reinicie o computador e monitore se as telas azuis continuarão ocorrendo.

 

powercfg /h off
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@Rio McCloud Obrigado pela resposta

1 hora atrás, Rio McCloud disse:

Certeza sobre isso? A Microsoft apenas envia um aviso pelo Windows Update de que o sistema não é compatível, mas não oferece opção para o usuário atualizar.

Sim, eu estava no windows insider e ele baixou sozinho inclusive, depois que estava instalado foi que eu vi na lista dos processadores que o meu não é compatível 😣. Posso estar enganado, porque ja fazem uns 3 meses que estou usando.

 

1 hora atrás, Rio McCloud disse:

Sobre o problema, o código de parada DRIVER_POWER_STATE_FAILURE normalmente indica problemas com a Inicialização Rápida. Clique com o botão direito sobre o menu Iniciar e vá em Windows Terminal (Admin). Nele, digite o comando abaixo e dê Enter. Reinicie o computador e monitore se as telas azuis continuarão ocorrendo.

Vou testar, obrigado pela ajuda

 

Tenho percebido problemas com os drivers de video (as vezes o driver reinicia, as vezes o segundo monitor para de dar imagem até que eu reinicia o computador), não sei se é algo relacionado a isso, mas o driver verifier não identificou nada...

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  • Membro VIP
5 minutos atrás, Luiz Henrique Balestreri disse:

Sim, eu estava no windows insider e ele baixou sozinho inclusive, depois que estava instalado foi que eu vi na lista dos processadores que o meu não é compatível 😣. Posso estar enganado, porque ja fazem uns 3 meses que estou usando.

 

@Luiz Henrique Balestreri Ah sim, então faz sentido. Durante a fase de testes do Windows Insider o Windows 11 foi disponibilizado até para PCs sem suporte, pois queriam testar a estabilidade do sistema em todo tipo de ambiente possível.

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  • Membro VIP

@Luiz Henrique Balestreri Siga o procedimento abaixo, respondendo as perguntas e executando o coletor de logs:

 

Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

  • Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

 

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

Aguardamos sua resposta.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

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Enquanto rodava o speccy notei que minha CPU ta bem quente.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

Há quanto tempo ocorre este problema?

 

Há mais ou menos uns 3 anos, com o tempo ficou mais frequente. Noto que quando tenho tela azul costuma ocorrer várias vezes num curto periodo de tempo e depois fica alguns dias normal.

 

Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?

 

Acer predator helios 300 (na postagem principal tem as configurações completas).

 

Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?

Sim.

 

O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?

Direto na tomada em casa, em um Nobreak empresarial no trabalho.

 

Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?

Cabo HDMI conectado com segundo monitor.

 

O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?

Não.

 

O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?

Não.

 

O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?

Não. Alguns problemas apareceram depois que instalei o windows 11, mas já tinha no 10 também.

 

O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?

Não

 

Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?

Não.

 

Algum overclock foi feito no computador?

Já fiz na placa de video pelo MSI afterburner, mas acredito que ele só fica em overclock quando o programa está rodando.

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z1 MB · 6 downloads

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

Ficou muito grande pra anexar (6mb)

https://1drv.ms/u/s!AsxKzyEDx-V1gcQj1CwDwaQzDnKfxA?e=m189dX

 

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

image.png.cc2e1a657c2327fbfac0b3e88473cd65.png

 

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5 minutos atrás, Pepse disse:

Essa temperatura no processador é em estresse? ela é extremamente alta, quando foi a última manutenção do Notebook?

 

Enquanto rodava os testes ali, mas acredito que nenhum deles estressa muito o processador. Esses dias abri ele e dei uma limpada nos coolers, mas não mexi na pasta termica. Vou trocar os coolers dele (os antigos estão com problema, fazendo aquele ruido até que esquentem). Agora com ele parado, rodando word, spotify e o chrome ele fica na média 70-80

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32 minutos atrás, Pepse disse:

Tem algo errado aí... Os coolers estão com problema certo? troque-os e use uma pasta térmica de qualidade como a MastelGel Maker.

Coloque somente uma gota, se transbordar, irá esquentar mais que o necessário.

Vou fazer isso. Mas não sei até que ponto está certa essa medição, pois varia 20 graus em questão de segundos

 

image.png.0015268817837e0a6f95616b2324a3f3.png

image.png.7c5fdda80e902992fe4fdf72dd6414c2.png

 

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  • Membro VIP

@Luiz Henrique Balestreri  Eu analisei os logs enviados mas eles apontam para muitas coisas, dificultando a análise para encontrar o culpado.

 

Primeiro, peço que você abra o MSI Afterburner e desfaça o overclock feito clicando no botão abaixo. Dependendo do tema utilizado a interface pode ser um pouco diferente, mas não deve ser difícil de encontrar. Feito isso, feche o programa e desinstale-o.

 

5803cd422317e_Afterburnerreset.jpg.0ccad

 

Agora realize uma instalação limpa do Windows 10 (que é a versão mais recente do Windows suportada pelo seu computador). Baixe a Ferramenta de Criação de Mídia da Microsoft, faça um pendrive bootável por ela mesma, apague todas as partições do Windows e prossiga. Ao chegar no Windows 10, instale todas as atualizações disponíveis no Windows Update, baixe os drivers do seu notebook diretamente do site do fabricante digitando o número de série ou SNID e passe longe de qualquer atualizador de drivers.

 

Além disso, verifique as temperaturas da máquina com o HWMonitor, conforme sugerido pelo amigo @Pepse . Se você tiver conhecimento, verifique a pasta térmica e cooler do notebook.

 

Vá utilizando a máquina e monitore se as telas azuis ocorrerão novamente. Se afirmativo, execute o coletor e nos envie os novos logs.

 

Aguardo sua resposta. :)

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@Rio McCloud

Em 31/10/2021 às 23:06, Rio McCloud disse:

Primeiro, peço que você abra o MSI Afterburner e desfaça o overclock feito clicando no botão abaixo. Dependendo do tema utilizado a interface pode ser um pouco diferente, mas não deve ser difícil de encontrar. Feito isso, feche o programa e desinstale-o.

No MSI tava zerado os dois, então não ta com overclock. Mas vou desinstalar de qualquer forma.

image.png.844e77684924ae0a36777d1c18b391c8.png

 

Troquei hoje os coolers do meu notebook, limpei a placa e troquei a pasta térmica. O resultado foi a temperatura ficando na casa dos 60 graus. 

 

Tive outra tela azul a pouco de Faulty hardware corrupted page. No momento eu estava com o WORD, spotify, Power point e WTS abertos.

 

Como mencionei anteriormente os problemas vêm desde o windows 10, então não tava querendo formatar, mas acho que não terei escolha. 

 

Minha principal desconfiança é hardware...

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  • 2 meses depois...

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