Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Artefatos de Imagem aparecendo


Posts recomendados

Salve, rapazeada, tudo bem? espero que sim!

Então, estava programando esses dias atrás e notei que parte da minha tela se deformou (artefato de imagem) e isso aconteceu diversas vezes, mas não foi algo que gerasse um incômodo, pois sempre que eu passava o mouse voltava, segue o print anexado. Bem, isso foi ontem (26/10), hoje (27/10) tive uma tela preta, onde o computador não congelou nem nada do tipo, eu conseguia perceber que estava no windows, mas nada renderizava entendem? a barra lateral subia e descia, mas os itens e afins não renderizavam, nem mesmo o ctral+alt+del salvou. Bem, estou escrevendo isso pelo mesmo computador e após reiniciar ele está perfeito, entretanto gostaria de me precaver e afins. Qualquer sugestão de testes, eu ficaria muito grato. 

1690776480_WhatsAppImage2021-10-26at12_58_12.thumb.jpeg.8f6efb1e49c1a138392dfcdd9b3dc23e.jpeg

Infos sobre o PC:

RTX 2060 super Zotac 8GB

i5 9ª geração 

16gb ram

ASRock H310CM-HG4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, então, fiz um teste de aproximadamente 20minutos (não sei quanto tempo eu deveria testar), foi bem tranquilo, como você disse ela atinge 80º facin facin. Segue a print. Hoje eu tive outro episódio de artefatos, após tirar o computador do modo suspensão, descobri que meus problemas sempre acontecem no Adobe XD, talvez possa ser isso pois meu Adobe XD não é lícito rs, as alterações que fiz nele deixam o software quase não funcionando. Outra hipótese que tenho é o modo suspensão, pois meu computador vive nele e isso pode ter ocasionado os artefatos no Adobe XD. (PURA SUPOSIÇÃO)

1716321719_Semttulo.thumb.png.d41aae13daf3321c9dd94d16e903b666.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendo fortemente que NÃO use FurMark, muito menos por uma hora. Esse programa impõe um nível de estresse exagerado à placa de vídeo e se ela está começando a apresentar problemas, pode facilmente terminar de matar ela. Veja, sua placa está a mais de 80 graus, com as ventoinhas a 70%. O VRM pode facilmente estar passando de 100. Use benchmarks que simulam jogos, como Valley, Heaven e Superposition.

@Bernardo SimãoRecomendar FurMark pra alguém que tá com uma placa com problema é irresponsável. É um programa que só deve ser rodado na casa de 1 hora caso você saiba muito bem o que está fazendo. Não a toa, o teste padrão dura 1 minuto (que já é suficiente pra placa atingir a temperatura máxima ou quase isso).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93A maioria dos testes em placas de vídeo usadas são feitas com furmark pra saber se a placa consegue trabalhar em 100%, se a placa não consegue é por que ela ja tem problema, 1 hora não é quase nada se comparar com quem fica 5-6horas jogando, aliás ela não chega a ficar com clock máximo no furmark, mas em jogos ficam a 100% com clock no máximo.

 

Vai testar se a placa ta boa rodando roblox? onde ela vai consumir 10%? não entendi, pra mim não faz nenhum sentido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bernardo Simão disse:

1 hora não é quase nada se comparar com quem fica 5-6horas jogando, aliás ela não chega a ficar com clock máximo no furmark, mas em jogos ficam a 100% com clock no máximo.

 

Vai testar se a placa ta boa rodando roblox? onde ela vai consumir 10%? não entendi, pra mim não faz nenhum sentido.

Mas é justamente o contrário: nenhum jogo no mercado, causa o stress na GPU, VRM e VRAM, semelhante ao Furmark.. Tanto é que, tanto NVIDIA, como AMD, já tem implementado em driver, mecanismos de segurança pra, quando esse trem é rodado, as placas deem uma segurada na tensão e corrente, pra evitar danos no VRM e na GPU, em si.. Porque, literalmente, tinha placa "morrendo" rodando ele..

 

Heaven Benchmark e Superposition são ótimas ferramentas gratuitas de benchmark, que vão exigir bem da GPU, sem abusar dela como Furmark..

 

 

@Anonytario

 

Diria pra testar com um dos programas acima.. Alias, houve atualização de driver recente?? Poderia ser algo relacionado à isso..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bernardo Simão disse:

Até então jurava que era como benchmarks comuns que tentam avaliar como está a GPU, perdoem o erro!

Ele é diferente.. BEM diferente, pois é uma carga que sustenta um consumo muito alto, por longos períodos.. Jogos e essas ferramentas de benchmark, não fazem isso..

 

Aí, entra o TDP da placa, o Power Limit que a fabricante ajustou na placa, além do VRM implementado.. Hoje, bem normal das fabricantes terem um limite BEM rígido.. Até porque, NVIDIA e AMD já tão arrancando quase tudo que os chips oferecem, de fábrica.. Mas nem sempre foi assim..

 

https://www.techpowerup.com/review/gigabyte-aorus-rx-580-xtr/27.html

 

https://www.techpowerup.com/review/colorful-igame-GTX-970/25.html

 

 

Ele vale, pra testar a estabilidade da placa.. 15 ~ 20 minutos é mais que o suficiente, pra gerar todo o estresse possível, pra placa gerar problemas, se tiver..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Boa tarde, meus queridos. Usei o PC todo esse tempo e não tive o problema em NENHUMA outra aplicação, somente no Adobe XD, rs. Sobre o furmark, eu assisti alguns vídeos no youtube e eles diziam para deixar 24hrs rodando, eu como sou meio ***** e ansioso, deixei só 20minutos, amém. Bem, reconheci um outro padrão, aparentemente os artefatos só aparecem quando o computador volta do modo suspensão de energia, desliguei o modo de suspensão e o problema não voltou a acontecer.

Ps- Eu também dei uma limpada pesada nele, não sei se isso pode ter afetado alguma coisa também, estou para trocar a pasta térmica agora, só para garantir, pois li em alguns lugares que danos ao processador podem causar artefatos tb. Porém acredito que não seja o caso, estou realizando a troca por mera casualidade mesmo, porque a atual já está nele há 4 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...