Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC agora só liga com secador de cabelo (????)


Ir à solução Resolvido por Raquel Segal,

Posts recomendados

Oi pessoal! :) Esses dias meu PC não tava ligando (nem vídeo, nem fan, nada) e alguém sugeriu eu testar passar por segundos um secador de cabelo com vento quente, e por um milagre o PC ligou. Por uns dias ele continuou sempre ligando, mas agora preciso passar sempre o secador se eu quiser que ele ligue. Vou levar ele na assistência pra pedir uma limpeza geral, com álcool, pasta etc, e ver se resolve, mas queria saber o que vocês acham e se tem algo que posso fazer até a assistência (só vou conseguir levá-lo sexta que vem, dia 5/11) :( 

 

Tenho medo do secador estragar algo, mas eu passo longe, e por uns 5 segundos no máximo. Infelizmente preciso trabalhar e não tenho outro PC, então o secador é minha atual única solução. Também testei pôr saquinhos de silica gel dentro do gabinete, mas não funcionou (botei uns 15/20 e agora tirei).

 

Será que pode ser algum componente pequeno que com o calor rápido volta a funcionar? Meu PC é bem novo, tem pouco mais de um ano...

 

Bem, é isso, obrigada!! (a foto em anexo é onde eu passo o secador, então acredito que seja algum problema nessa área mesmo)

 

Processador: Ryzen 5 3600XT
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 2060
Memória: HyperX Fury 24GB
placa-mãe: Gigabyte GA-AB350M
Fonte: Corsair CV650 80 Plus Bronze

20211028_132342.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente é problema de solda. Só um técnico capacitado pra identificar onde e se é viável o reparo (mas provavelmente sim).

 

11 minutos atrás, Raquel Segal disse:

ambém testei pôr saquinhos de silica gel dentro do gabinete, mas não funcionou

EM CIMA da placa de vídeo? Faz isso não... Deixa no 'chão' do gabinete. E ainda, assim, esses saquinhos são pouco úteis pro PC funcionando. Em questão de algumas horas ou no máximo poucos dias já saturam e você tem que colocar no forno pra secar e continuarem funcionando. Isso é ótimo pra guardar o PC, caso você for embalar ele (aí o ar fica parado, seco, e os saquinhos duram semanas, meses e até anos, dependendo de quão bem vedado você deixar), mas pra ele em funcionamento acaba não tendo muito sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RS Faria disse:

@Raquel Segal

 

Onde, exatamente, você está usando o secador?? Isso poderia ser problema de solda fria e limpeza não ajudaria nisso..

 

Então, não tem um local só, eu passo nessa parte da foto hahaha Vou pra um lado e pro outro rapidinho, espero um tempo, e o troço liga...

 

1 minuto atrás, Shaman93 disse:

Provavelmente é problema de solda. Só um técnico capacitado pra identificar onde e se é viável o reparo (mas provavelmente sim).

 

EM CIMA da placa de vídeo? Faz isso não... Deixa no 'chão' do gabinete. E ainda, assim, esses saquinhos são pouco úteis pro PC funcionando. Em questão de algumas horas ou no máximo poucos dias já saturam e você tem que colocar no forno pra secar e continuarem funcionando. Isso é ótimo pra guardar o PC, caso você for embalar ele (aí o ar fica parado, seco, e os saquinhos duram semanas, meses e até anos, dependendo de quão bem vedado você deixar), mas pra ele em funcionamento acaba não tendo muito sentido.

 

Ah, eu já tirei! Testei em cima da placa e embaixo no gabinete, e nada adiantou, ai só tirei mesmo e aceitei a derrota hahaha Não adiantaram nenhum dia, na real. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Shaman93 disse:

Pode ser numa infinidade de componentes. Não acho que seja no chipset porque não é onde ela está passando o ar quente. Mas se for, o reparo deve ficar quase o preço de uma placa nova.

 

16 minutos atrás, Pepse disse:

O problema está no chipset.

 

Hmmmm, bem, eu vou fazer a limpeza porque cabe no orçamento e mal não faria, e vejo se resolve... Placa nova, triste demais se o problema for de chipset assim :( Mas vou investigar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Raquel Segal Boa tarde

 

Solda fria poderia ser como os colegas estão falando, porém o secador de cabelo não teria força o suficiente para reparar a solda da placa-mãe.

Mesmo sua fonte sendo de qualidade é interessantes testar um outra fonte, mesmo que usada.

Testou e apresentou o mesmo sintomas, vamos começar a testar outros componente.

Desligue tudo que não for necessário para ligar o PC e deixe só a placa-mãe, processador, placa de vídeo e memória.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Raquel Segal Boa tarde

 

Solda fria poderia ser como os colegas estão falando, porém o secador de cabelo não teria força o suficiente para reparar a solda da placa-mãe.

Mesmo sua fonte sendo de qualidade é interessantes testar um outra fonte, mesmo que usada.

Testou e apresentou o mesmo sintomas, vamos começar a testar outros componente.

Desligue tudo que não for necessário para ligar o PC e deixe só a placa-mãe, processador, placa de vídeo e memória.

 

Valeu pelas dicas!! Como não sei mexer muito bem nessas coisas, eu vou pedir na assistência mesmo. Aproveitar que tá lá já peço pra fazerem esses testes. Obrigada! :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha estou com o mesmo problema aliás fui eu quem sugeriu o secador de cabelo.

 

Um Pentium 8ªgeração com H110 do meu trabalho apresentou esse mesmo problema umas semanas atrás a diferença foi que nele eu apenas tirei o cooler e o processador por uns segundos e voltou a funciona e continua funcionando até hoje.

 

No meu computador (Ryzen 3 e A320) fiz a mesma tirei o processador notei uma umidade no soquete e deixei secando religuei e esta funcionando normalmente. 

 

Alguns falam que é solda fria, outros falam que são os cristais de clock. Sinceramente acredito que não seja nenhum dos dois e sim algum problema de contato com o processador e o soquete da placa-mães fabricadas entre 2017 até 2019.

 

Se você pegar uma placa-mãe atual da linha 500 tanto de Intel quanto da AMD vai ver que muitos componentes foram substituindo e são mais robustas que as placas da linha 100,300 e 400. As empresas fizeram alguma ********** com o projeto e muitas estão com esse defeito tanto em Amd quanto Intel.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, RBMA disse:

Olha estou com o mesmo problema aliás fui eu quem sugeriu o secador de cabelo.

 

Um Pentium 8ªgeração com H110 do meu trabalho apresentou esse mesmo problema umas semanas atrás a diferença foi que nele eu apenas tirei o cooler e o processador por uns segundos e voltou a funciona e continua funcionando até hoje.

 

No meu computador (Ryzen 3 e A320) fiz a mesma tirei o processador notei uma umidade no soquete e deixei secando religuei e esta funcionando normalmente. 

 

Alguns falam que é solda fria, outros falam que são os cristais de clock. Sinceramente acredito que não seja nenhum dos dois e sim algum problema de contato com o processador e o soquete da placa-mães fabricadas entre 2017 até 2019.

 

Se você pegar uma placa-mãe atual da linha 500 tanto de Intel quanto da AMD vai ver que muitos componentes foram substituindo e são mais robustas que as placas da linha 100,300 e 400. As empresas fizeram alguma ********** com o projeto e muitas estão com esse defeito tanto em Amd quanto Intel.

 

Olá novamente hahahaha Simmm, sua ideia do secador salvou minha vida, mas aí agora voltou a piorar, só liga com o quentinho. Como não sei mexer em PC e já queria mesmo limpar tudo, vou levar na assistência pra dar uma geral, e torcer pra que isso resolva tudo. Obrigada novamente! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Raquel Segal disse:

 

Olá novamente hahahaha Simmm, sua ideia do secador salvou minha vida, mas aí agora voltou a piorar, só liga com o quentinho. Como não sei mexer em PC e já queria mesmo limpar tudo, vou levar na assistência pra dar uma geral, e torcer pra que isso resolva tudo. Obrigada novamente! :)

 

Espero que dê tudo certo !! Depois conta como ficou seu PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, RBMA disse:

Olha estou com o mesmo problema aliás fui eu quem sugeriu o secador de cabelo.

 

Um Pentium 8ªgeração com H110 do meu trabalho apresentou esse mesmo problema umas semanas atrás a diferença foi que nele eu apenas tirei o cooler e o processador por uns segundos e voltou a funciona e continua funcionando até hoje.

 

No meu computador (Ryzen 3 e A320) fiz a mesma tirei o processador notei uma umidade no soquete e deixei secando religuei e esta funcionando normalmente. 

 

Alguns falam que é solda fria, outros falam que são os cristais de clock. Sinceramente acredito que não seja nenhum dos dois e sim algum problema de contato com o processador e o soquete da placa-mães fabricadas entre 2017 até 2019.

 

Se você pegar uma placa-mãe atual da linha 500 tanto de Intel quanto da AMD vai ver que muitos componentes foram substituindo e são mais robustas que as placas da linha 100,300 e 400. As empresas fizeram alguma ********** com o projeto e muitas estão com esse defeito tanto em Amd quanto Intel.

Noite

 

Só corrigindo o PCH H110 é para processadores de sexta e setima geração da Intel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
2 horas atrás, Raquel Segal disse:

@EDUARDO NASCIMENTO Olá, foi sim! 🙂 Acabou que era sujeira mesmo, levei pra limpar e passar pasta tudo bonitinho, e tá ligando normal até hoje. Apesar de novo e pouca poeira, realmente era só esse o problema, ainda bem hahahaha

Poeira em qual parte? Não era problema com umidade mesmo não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 ano depois...

Estou tendo o mesmo problema 

Meu pc estava funcionando normalmente.

eu fui trocar meu Gabinete, foi montado tudo corretamente. Só que agora só acende a luz da placa-mãe e não da sinal de vídeo.

nem cooler nem nada. Só acende uma luz da placa-mãe

passei o secador e ligou, mas depois desligou. Não sei o que pode ser..

alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu pc estava funcionando normalmente.

Decidi trocar meu Gabinete por um modelo melhor, foi montado tudo corretamente. Só que agora só acende a luz da placa-mãe e não da sinal de vídeo.

nem cooler nem nada. Só acende uma luz da placa-mãe

Passei o secador e ligou, mas depois desligou. Não sei o que pode ser..

alguém pode me ajudar?

Foi pra assistência e disseram que os fios estão tudo certo. Só que no meu outro gabinete não tinha problema algum 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera tenho uma placa B550M MAsxum .. Esses dias ela parou de ligar e ficou assim por 4 dias, levei em um técnico e ele me condenou a placa-mãe e disse q nunca viu algo acontecer, enfim eu comprei álcool isopropanol fiz uma bela lavagem nele em tudo, tirei o dissipador do chipste eu a pasta termica que venho nele estava dura e ressecada e o dissipador das VRAM estava suado, sequei,limpei e troquei a pasta termica,troquei até a pilha da BIOS e bicho ligou de primeira, não sou técnico, mas acredito que tive sorte e espero que dure, mas estou pensando em trocar o meu PC de lugar também por causa da umidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...