Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multímetro medindo energia no ar


Leo3102

Posts recomendados

Bem.

Sei que essa pergunta não se encaixa em nenhum tópico existente no site, mas venho aqui fazê-la mesmo assim.

 

Um Multímetro pode medir energia pelo ar?

 

Faço essa pergunta por que hoje me deparei com esse caso em específico. Estava eu medindo a tensão em um motor de portão e reparei que o multímetro estava mostrando no visor um valor por volta de 3 volts sem mesmo ligar as ponteiras em lugar algum e achei muito estranho. Gravei um vídeo para não me sentir louco 😆

Segue o link para o vídeo: 

 

Eu realmente não entendi de fato o que aconteceu. Reparei que na sombra diminuía, mas não zerava, só zerava o mostrador dentro de casa ou debaixo da telha de zinco. Minha teoria é que isso está relacionado aos raios solares, mas não sei se existe esta relação de fato.

 

Em fim, alguém sabe explicar isto?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Ricardov disse:

Pode ser um defeito ou uma interferência de RF (radiofrequência) captada pelos cabos. Se encostar as ponteiras uma na outra a leitura deve zerar.

não zera quando encosta e também mostra esse valor por volta de 3V mesmo sem os cabos de prova.

Acabei de medir hoje de novo e está do mesmo jeito

Alguém poderia testar seus multímetros aí também?

Será que é só o meu que está dando isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que não pode ser o display que está convertendo energia luminosa em elétrica?

 

Como curiosidade, experimenta botar o multímetro na escala de tensão CC, ligue um led na posição certa, + com + e - com -, e ponha o led - só o led, hein - no sol e na sombra prá ver a diferença.

 

Outro chute: se você ficar dentro de casa e botar só o multímetro para fora, numa janela, ele também mostra essa tensão aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Sim o multímetro estava aferindo tensão mesmo sem as pontas de prova em contato com a luz do sol.

O que tudo indicou ser o visor funcionando como uma placa solar, onde dava alteração de tensão em algum componente interno.

Tive que fazer a substituição do multímetro mesmo pessoal.

Obrigado por participarem.👍👍👍

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso dar uma ideia, @Leo3102? Se você manteve o multímetro "solar" e adquiriu outro, quem sabe, por curiosidade científica (e também pelo risco de ficar com 2 multímetros bons em casa) gostaria de tentar corrigir esse defeito? Às vezes um diodo no lugar certo faz milagres, rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...