Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal boa noite !

Então to com um problema , eu usava 16 em 2 pentes de 8gb de Asgard , recentemente eu adquiri mais 2 pentes de 8gb , totalizando 32gb usando os 4 slots da placa-mãe,

Entretanto quando eu coloco os 4 pentes o PC trava e reincia do nada, se eu usar 3 pentes funciona normalmente, alguém consegue me dar uma luz ?

placa-mãe = B450 Aorus M

Processador = Ryzen 5 5600G

Os pentes são da mesma marca e da mesma frequência 3200mhz , comprado juntos , ou seja 2 kits com 16gb cada kit contendo 2 pentes de 8gb !

Postado

@Khaikan Minha fonte é uma vs600 , acredito que esteja alimentado mais do que o suficiente o PC , Não uso placa de vídeo offboard .

@GuilhermeGB Desligando o xmp eu não perco desempenho da video onboard ? já que eles não vão trabalhar em 3200mhz ? 

Postado
1 minuto atrás, PauloKaome disse:

@Khaikan Minha fonte é uma vs600 , acredito que esteja alimentado mais do que o suficiente o PC , Não uso placa de vídeo offboard , e se eu desligar o xmp o sistema não inicia !

Então não pode ser falta de alimentação por parte da fonte, pode ser que a placa-mãe não esteja conseguindo alimentar os 4 pentes em 3200mhz, não conheço sobre o controlador de memória dessa placa-mãe. Sobre o sistema não iniciar com o XMP desligado, já acontecia com 2 pentes ou começou após colocar os 4?

Postado
4 minutos atrás, PauloKaome disse:

@Khaikan Minha fonte é uma vs600 , acredito que esteja alimentado mais do que o suficiente o PC , Não uso placa de vídeo offboard .

@GuilhermeGB Desligando o xmp eu não perco desempenho da video onboard ? já que eles não vão trabalhar em 3200mhz ? 

Sim, mas aumentar sua RAM para 32GB não melhora em nada o desempenho do vídeo integrado também, nem no uso geral do PC, a menos que você use ele para edição de vídeo e imagem.

Postado

Geralmente quando eu tento colocar direto para XMP de 3200MHz fica dando bot até voltar ao padrão.... Tenho que primeiro ativar 2900MHz (Ou era 2400 não lembro agora) e depois ativar os 3200MHz

(Pode ser que resolva, não é total certeza)

Postado

@GuilhermeGB Na verdade eu sou DEV , e quando emulo android a quantidade de ram me faz falta, e nem mencionei o uso do docker ! por isso eu coloquei mais memorias !

Se eu colocar 3 pentes ele funciona a 3200 com 24gb , acho que essa vai ser minha opção , eu desativei o xmp e ele desceu o clock da memoria pra 2400  nem foi pra 2666 , isso nos joguinhos vai fazer a maior diferença !

Postado

agora, PauloKaome disse:

@Khaikan Eu me equivoquei , o sistema sobe sim sem o xmp , meu medo é perder muito nos games já que as memorias vão trabalhar em frequências mais baixas !

Se ele não apresentar o mesmo problema com o XMP desligado, acredito que é porque o controlador da placa-mãe não aguenta os 4 pentes em 3200mhz, perderá desempenho sim, mas se você não usa monitor 144hz e o fps fica acima de 60 com folga, não acho que irá impactar tanto na sua gameplay.

Postado

@PauloKaome É, de 3200 pra 2400 vai dar uma diferença boa... o que daria pra tentar também e reduzir pra 2666 ou 2866 manualmente, mas não entendo sobre overclock de memória RAM então não posso opinar muito menos indicar a fazer isso =/

Postado
1 minuto atrás, PauloKaome disse:

@GuilhermeGB Na verdade eu sou DEV , e quando emulo android a quantidade de ram me faz falta, e nem mencionei o uso do docker ! por isso eu coloquei mais memorias !

Se eu colocar 3 pentes ele funciona a 3200 com 24gb , acho que essa vai ser minha opção , eu desativei o xmp e ele desceu o clock da memoria pra 2400  nem foi pra 2666 , isso nos joguinhos vai fazer a maior diferença !

Entendo, mas você tem que escolher: quatro memórias ou alta frequência, os dois não dá. Você deveria ter investido em dois pentes de 16GB. Além disso, ter comprado memórias chineses não foi uma boa ideia, problemas com memória RAM são um pouco difíceis de ocorrer, a na maioria das vezes estão relacionados com essas RAMs importadas.

Postado
agora, PauloKaome disse:

@Khaikan É muito louco isso acontecer rs , queria enteder a fundo porque com 3 pentes funciona e com 4 da problema rs , é bizarro !

Porque com 3 pentes a carga sobre o controlador de memória é menor, inclusive forçar ele com 4 pentes (se estivesse funcionando) reduz a vida útil do componente. É realmente chato isso de memória RAM acima de dual channel, com exceção em placas mãe highend

Postado

@GuilhermeGB eu coloquei de uma maneira agora, que até está demorando pra reinciar , antes era praticamente INSTA  agora tá demorando uns 10 minutos , mas acho que vou usar 3 pentes e por a vendas os 2 kits e depois de vender vou comprar 2 pentes de 16 mesmo

Postado

@PauloKaome É a melhor opção, a não ser que você venda a placa-mãe e compre outra mais parruda, com um controlador de memória mais bruto pra aguentar os 4 a 3200, mas realmente, para 32gb de ram é muito mais viável 2x16.

Postado
agora, PauloKaome disse:

@GuilhermeGB eu coloquei de uma maneira agora, que até está demorando pra reinciar , antes era praticamente INSTA  agora tá demorando uns 10 minutos , mas acho que vou usar 3 pentes e por a vendas os 2 kits e depois de vender vou comprar 2 pentes de 16 mesmo

Só observo que nenhum fabricante de placa-mãe recomenda o uso de três pentes de memória. Se você pegar o manual da sua placa-mãe agora mesmo, provavelmente verá que só existem instruções de uso para um módulo, dois módulos e quatro módulos. Além disso, com três memórias seu computador passará a trabalhar em "flex mode", o que isso quer dizer? Você terá dual-channel até quando seu PC alocar 16GB ou menos de RAM, entre 16GB e 24GB, suas memórias trabalharão em single-channel, que é quando o terceiro pente começará a trabalhar junto com os outros dois, isso te dará metade da largura de banda.

1 minuto atrás, Khaikan disse:

@PauloKaome É a melhor opção, a não ser que você venda a placa-mãe e compre outra mais parruda, com um controlador de memória mais bruto pra aguentar os 4 a 3200, mas realmente, para 32gb de ram é muito mais viável 2x16.

Todas as plataformas atuais usam o controlador de memória dentro do processador, não mais na placa-mãe, como era há vários anos. A única coisa na placa-mãe que pode interferir na compatibilidade com a RAM é a BIOS (geralmente bugs ou falta de otimização) ou a qualidade das trilhas do circuito elétrico. Nesse caso, sim, uma placa-mãe mais "parruda" pode ter melhores resultados, mas isso só seria perceptível em overclocks muito altos.

Postado
agora, PauloKaome disse:

@GuilhermeGB Você acha que se eu comprar uma placa-mãe mais parruda esse erro pode vir a parar ? tipo uma B550 Pra cima ?

Acho muito pouco provável. Se for pra investir mais dinheiro no seu PC, venda suas memórias e compre dois pentes de 16GB. Os módulos T-Force Vulcan oferecem um excelente custo-benefício, cada pente desse de 16GB 3600MHz está saindo R$440: https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-vulcan-pichau-16gb-1x16-DDR4-3600mhz-vermelha-tlprd416g3600hc18j01

Postado
agora, PauloKaome disse:

@GuilhermeGB Mas meu Ryzen só suporta 3200 , não vai dar problema comprar um pente desse de 3600 ?

Isso não é verdade, os processadores Ryzen 5000 tem garantia de 99% pra funcionarem com RAMs de 3600MHz, alguns ainda pegam 4000+ (depende da sua sorte). O meu que é um Ryzen 5 3600 estou usando com overclock de 3733MHz 24/7, minhas memórias são originalmente de 3600MHz.

Você deve se referir ao padrão DDR4-3200 que é suportado por esses processadores mais atuais, isso quer dizer que os processadores suportam rodar a 3200MHz via padrão JEDEC, mas praticamente não existem módulos que rodam nessa frequência via JEDEC. A maioria das memórias são classificadas num padrão JEDEC mais baixo (DDR4-2133, DDR4-2400 ou DDR4-2666) e rodam em altas frequência apenas via XMP. Os meus dois pentes rodam a em 2133MHz via JEDEC e 3600MHz via XMP.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...