Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a diferença entre os integrados MC74F161 e 74F160?


Rafael.R

Posts recomendados

Saudações, pessoal.
Um dos meus hobbies na eletrônica é montar transmissores de FM e no momento estou trabalhando em um projeto amplamente divulgado na internet. Ele faz uso dos CIs MC145151 e o 74F160. Tenho ambos os CIs aqui e o transmissor funciona muito bem. Acontece que estou atrás de mais alguns 74F160, que é um prescaler divisor por 10, e ele praticamente sumiu do mercado. Naturalmente quem tem vende muito caro e somado ao frete fica quase impraticável.
Em um outro fórum (antigo e desativado) recomendaram substitui-lo diretamente pelo MC74F161, que eu consegui comprar. Ambos os CIs vão até 120Mhz mas o transmissor com o 74F161 não funciona, apesar dos terminais e a alimentação serem exatamente a mesmos.

Gostaria de saber se alguém dispões de alguns "minutinhos" para encontrar no datasheet a diferença nesses dois integrados e assim me dar um norte na solução deste problema.

Circuito Integrado 74F160: https://drive.google.com/file/d/1rpoj-qgjqy52eYg0SBOrSnXrda3AOe8F/view?usp=sharing
Circuito integrado 74F161: https://drive.google.com/file/d/1yuvQrUR68EedlGWwIB-2qnoJDB4tVqei/view?usp=sharing
Projeto do Transmissor: https://drive.google.com/file/d/1jAHZZXeOhsbILn6R0oWruOKI_b9qGftW/view?usp=sharing

 

Mais algumas informações sobre o projeto.
Uma amostra do sinal de RF é retirada do transmissor via capacitor C37, passando pelos transistores Q2 e Q3 (2N3563), que fazem um buffer e exercem a função de "quadratura" do sinal (transformando a senoide em onda quadrada), devido as características do Prescaler. Esses transistores eu substitui pelos BF495. Depois, o sinal vai para o Prescaler 74F160 que faz a divisão por 10 e o entrega ao MC145151.
Fazendo alguns testes com o integrado substituto - 74F161, eu substitui o resistor R50 (2k2) do transistor Q3 por um trimpot de 22k e tentando fazer um ajuste muito fino na polarização do transistor percebi que o circuito PLL começou a responder em um determinado ajuste. Ele tentava travar (fechar o Loop) variando a tensão que sai do pino 6 do integrado IC6 (CA3420), tensão essa que vai para os varicaps do oscilador. Ajustando o trimmer do oscilador eu consegui fazer a tensão variar entre 0 volt e 5 volt - tensão máxima. Ou seja, o CI PLL reconhece alguma coisa, só não sei o que.
Será que se eu usar algum transistor específico eu consigo colocar esse CI pra trabalhar? Será que se eu mudar o circuito que faz a tal "quadratura do sinal eu consigo?
Tenho uma sacola de perguntas, mas não quero um textão aqui.

Desde já agradeço qualquer ajuda.IMG_20211102_120817600_HDR.thumb.jpg.0f4145faad990b53165e39368b98991b.jpg

 

page.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 74160 é BCD e o 74161 é binário puro. 

Em outras palavras, o primeiro conta até 10 e o segundo até 16.

 

É possível fazer uma alteração no esquema para o 74161 contar até 10.

As saídas Q1 e Q3 devem ser aplicadas à uma porta Nand e a saída ao reset (MR) pino 1.

 

A porta nand pode ser construída com diodos 1N4148, resistores e um transistor BC548. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Muito obrigado pelo esclarecimento. Minha limitação não permite achar essa informação. 

Sobre a dica que você deu eu fiquei muito contente e esperançoso. Sem querer abusar, será que você poderia riscar essa ideia para que eu possa colocar ela em prática mais tarde?

 

Muito obrigado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como têm entradas programáveis, tenta programar o 161 como 5 = 0101 nas entradas. Assim sendo ele vai contar de 5 a 15 que dá 10 contagens sendo que ele vai dividir na saída Q3 do mesmo jeito... bem ... não sei se a teoria está certa... melhor você comprovar na prática. Percebi também a Fmáx de cada um é diferente 120MHz e 100MHz ... pode ser que não faça diferença na prática mas nela a teoria é outra

😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...