Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso carregar duas baterias de lítio 3.7v em série utilizando um carregador 5v?


lluann

Posts recomendados

  • Membro VIP

O que você está chamando de carregador 5V seria um "carregador de celular"?

 

Carregador de celular não é carregador de bateria, é fonte chaveada. Isso foi apenas um vício na boca do povo.

 

Contudo, é possível que você encontre, sim, módulo carregador de bateria que seja alimentado por 5 volts DC. Daí você usaria um carregador de celular para alimentar esse módulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@andreoam , 5V não vai perder elétrons para 7.4V...

 

ERRATA

 

Recarregar a pilha (secundária) é reverter a reação de oxirredução.

 

Aplica-se a DDP "contrária", mas entende-se¹ que o elétron apenas voltará ao seu pólo de origem, o negativo, não sendo proveniente¹ "de fora" da pilha.

 

1 – pelo menos matematicamente, numericamente

 

@lluann, não tente carregar células LiOn ou LiPo fora do algoritmo correto.

 

Um artigo no Tecmundo nos mostra um gráfico que resume o básico:

 

38039.gif.705d0fbf8b771d28ce11981137217baf.gif

 

Detalhamento técnico mais preciso pode ser obtido aqui e aqui.

 

Perceba que o gráfico acima abarca as "tensões indesejáveis" — abaixo dos 3V. Ou seja, ele não nos transmite o algoritmo; apenas faz uma introdução rala. Não deixe de estudar os dois últimos links.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, lluann disse:

Isso traz algum dano as baterias?

 

Improvisar, como isto que @.if sugeriu, um carregamento fora do algoritmo que é recomendável para o tipo de célula, gera riscos que são desnecessários, e não apenas à célula.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lluann, uma dúvida: você quer carregar as duas baterias em série ou em paralelo?

Se for em série, como disse o amigo @.if, a fonte vai ter que fornecer mais do que 5v. Se forem duas baterias, vai precisar de algo como 8,4v...

 

De qualquer forma, para carregar baterias de lítio, estejam elas em série ou em paralelo, como alerta o amigo @alexandre.mbm, se você quiser que as baterias durem, pense em usar gerenciadores de carregamento.

 

Tem gerenciador para carregar baterias em série e em paralelo.

 

Em paralelo, o certo - para não estragar a bateria - é um por bateria, e todos eles em paralelo. Assim dá para usar uma fonte de 5v.

 

Já em série, tem gerenciador para 2, 3, 4 e até mais baterias em serie, cuidando para que a fonte forneça tensão adequada.

 

Uma pegunta: você quer carregar as baterias e usausá-las ao mesmo tempo ou quer carregá-las sem que elas estejam em uso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os gerenciadores de carregamento são mais conhecidos no mercado por uma sigla em inglês: BMS. Também chamam de placa de proteção, ou módulo carregador.

 

Dentre outros, um grande diferencial deles é o balanceamento das células.

 

3 horas atrás, lluann disse:

 

O que você tem aí são duas séries ligadas em paralelo. Aumentou muito a complexidade do Tópico inicial. Não tenho condições de prosseguir.

 

Se fosse apenas uma série de duas células, tal como a que motivou a criação do Tópico, bastaria aplicar um BMS do tipo 2S.

 

2x_carregador_de_bateria_litio_2s_lipo_7a_c_protecao_de_carga_e_descarga_bms_2421_5_20200124170410.jpg.27730670da0ad5375cc98fcfc83eef7a.jpg

 

Haverá quem lhe responda que basta considerar o que está em paralelo como uma coisa só, jumpeando o meio das séries e usando o mesmo aparato 2S nos três nós (-, meio, +). Acho estranho...

 

A função do nó do meio é monitoração e dreno de balanceamento, no processo de carregar as duas células em série.

 

Eu não posso prosseguir me debruçando sobre o problema. Desculpe-me. Mas muitos power banks de fato carregam suas duas células em paralelo sem gerenciamento. Acho estranho...

 

Sobre a fonte de alimentação a utilizar, também note que a placa (produto) acima tem "o circuito dela", com uma característica própria de entrada — no esquema exemplo: P+ e P-. Outras placas 2S poderão requerer fontes com especificação diferente.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...