Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como reinstalar o tiny core 9.0 (sem gui)?


Guhrabello

Posts recomendados

Bom dia! Estou com um problemão!

Comprei um notebook samsung, e ele veio com o Tiny Core 9.0 (SEM GUI), como não uso linux, retirei e coloquei o Windows.

O notebook veio apresentando falhas ultimamente, e fui acionar a garantia, me disseram que só conseguiriam com o sistema original dele, porém não consigo de jeito nenhum instalar ele como GPT, e essa BIOS nova da samsung (p07CFB), tu pode desativar o secure, que não te da opção de escolher csm!

Já tentei instalar por pendrive, criando pelo rufus, criando como GPT, ele fica na tela preta, só piscando um ponto do lado esquerdo da tela, e pelo cd fica do mesmo jeito!

 

alguém sabe como eu consigo instalar esse sistema novamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A minha ideia era criar uma partição EFI, colocar o kernel e initramfs junto com o GRUB ou systemd-boot para subir o sistema. Depois faria uma imagem dessa partição e aplicaria no seu disco. Contudo, dei com os burros n'água, pois o tal TinyCore existe apenas em versão x86-32 e isso impede-o inicializar em UEFI 64-bit. No link que postei acima, dizem que roda no QEMU! Haha, olha o trabalho insano da Samsung. Daí complica tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guhrabello você já verificou se não tem uma partição de recuperação da própria samsung? Muitos modelos de notebooks têm uma partição dessas, que se pode ativar ao iniciar o boot. Pode ser que essa tenha sido a primeira coisa que você olhou, mas achei bom lembrar..

 

Na internet achei um tópico relevante no fórum do tinycore, mas não consegui chegar nos arquivos, acho que tem de ser registrado:

 

http://forum.tinycorelinux.net/index.php?topic=22200.0

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postei esse link antes. Algo roda o QEMU (outro Linux?), que por sua ver carrega o TinyCore. Pelo que entendi, esse sistema misterioso que roda o QEMU está numa única partição EFI (sem um sistema de arquivos raiz). Infelizmente os arquivos linkados lá não existem mais.

 

Sinceramente é uma situação absurda. Eu recorreria ao Juizado Especial Cível, explicando que é impossível restaurar o sistema original de fábrica, pois não está disponível em lugar algum! Estão de brincadeira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM é possível que o @Guhrabello tenha apagado a partição de recuperação ao instalar o windows. Eu já fiz isso algumas vezes - depois da primeira de propósito, mas a primeira foi sem perceber e foi justo quando fez uma falta danada. Agora, acho que é possível entrar em contato com o suporte e pedir instruções para fazer uma restauração de fábrica. Se eles negarem, aí sim acho que é caso pra juizado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ou vai ver não tem partição alguma de recuperação...

 

It's a single EFI partition and runs on QEMU.

 

Ou, sendo otimista, quando o Windows foi instalado, a partição EFI foi preservada e esse troço ainda esteja lá.

 

@Guhrabello  Abra o Prompt de comando como administrador, depois rode diskpart, depois list disk. Veja o número do HDD/SSD (vamos supor que seja 0) e então digite select disk 0. Depois digite list partition e poste uma foto aqui no tópico.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for algum problema de hardware, a garantia não pode ser negada.

O que pode acontecer é ser cobrado um valor para reinstalação do sistema

- O pior é que é uma versão é antiga. A versão atual é a 12.

Agora., é sacanagem um notebook Samsung vir de fábrica com uma distro "Série C"

 

Repito., você pode colocar o sistema que quiser., se tiver problema no hardware a garantia não pode ser negada!!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, mas é isso mesmo. E foi de propósito. Quando a pressão pra incluir sistemas linux nos pcs e notebooks ficou grande demais, todas (todas mesmo) as fabricantes puseram os sistemas mais difíceis de usar ou os mais lerdos ou os mais diferentes do windows. Quem comprou chegou à velha conclusão de que linux é muito difícil e o bom é o windows mesmo....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...