Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Somar valor total exclusivo da NF filtrado por mes do xml no excel


Ir à solução Resolvido por Patropi,

Posts recomendados

Após importar o xml de uma nota fiscal para o excel,

Preciso de somar os valores totais de uma coluna, exemplo: Coluna de ICMS, a de IPI, Valor total da Nota, etc. e claro, filtrado por determinado mês.

Porém observo que o xml repete valores na mesma coluna da mesma nota fiscal, ex:

 

Nota fiscal    Data Emissão    Valor        
        1    14/11/2021    431,75        
        1    14/11/2021    431,75        
        1    14/11/2021    431,75                
                        
                        
       2    15/11/2021    571,08                
       2    15/11/2021    571,08                
       2    15/11/2021    571,08                
       2    15/11/2021    571,08                
                        
                        
       3    16/11/2021    567,34                
       3    16/11/2021    567,34                

                                Mês 11        
            soma total          1570,17    Certo    Somou valor total da coluna com valor único da nota
            soma total          4714,25    Errado    Somou valores duplicados

 

Como faço para resolver este problema, não estou conseguindo associar a função somases com a função frequencia

 

Desde já agradeço a ajuda

 

Att

Humberto

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma forma muito rápida de resolver essa questão é remover duplicadas com o Power Query (ferramenta nativa no Excel desde a versão 2016, no 2010 e 2013 tem de adicionar) e depois habilitar a totalização na tabela nomeada.

 

A outra seria utilizando a fórmula abaixo se você tiver o Excel 365.
=SOMARPRODUTO(ÚNICO(Tabela1)*{0\0\1})

 

Mas talvez você pudesse evitar esse problema de importação com a função FILTROXML() ou pelo Power Query.

Clube do Hardware.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Caro, Patropi, Genial...Genial!

Parabéns...Parabéns!!!

Você é um gênio!!!

Era exatamente o que eu estava precisando.

Vou fazer alguns testes...daqui a pouco, com centenas de xml e com várias colunas de impostos

E logo volto aqui e te dou um feedback

Um grande abraço!!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DJunqueira, não. Aquela data "16/11/2021" que eu coloquei entre as datas 01/02/21, foi apenas para demonstrar que a formula SOMARPRODUTO(ÚNICO(Tabela1)*{0\0\1}), estava somando os valores da coluna C(Valor), não respeitando a exclusividade dos valores da coluna A (NF). Não faz sentido, legalmente, tirar um mesmo numero de nota fiscal, com datas diferentes. Mesmo por que o sistema emissor de nota fiscal e muito menos a Secretaria da Fazenda não validam duplicidade de numero nota fiscal.

@DJunqueira, quero desde já te agradecer também, pelo seu empenho, por me ajudar e por todos que tentaram de alguma forma me ajudar também.

Uma abraço a todos!

Ainda vou voltar a dá um feedback, da resposta do @Patropi, após alguns testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2 horas atrás, DJunqueira disse:

Tá ótimo, mas se você coloca um problema muito específico a resposta vem de acordo. As vezes é interessante elaborar um pouco mais.

ok,@DJunqueira, você tem razão! Obrigado pela dica!!!

image.png.cdbd5418d6cb7c44d2aab49ec11f0c63.png

image.png.2df9df1b7315da8ddf124cabfa8e6087.png

@Patropi sua formula funcionou perfeitamente. Porém a tabela xml, por padrão, tem linhas em branco, e essas linhas interferem no resultado da formula, ocasionando essa resposta  = "#N/D", porém quando elimino as linhas em branco, a resposta é perfeita.

Como esse problema poderia ser resolvido, pois são milhares de linhas em branco, numa centena de xmls. Segue o anexo:

 

Grato!

16_11_21_SOMAR ÚNICOS COM CRITÉRIO_Patropi.xlsx

 

Observe também que ele respeita o critério do mês, mas não respeita o critério do ano vigente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@HumbertoAurora

Citação

Patropi sua formula funcionou perfeitamente. Porém a tabela xml, por padrão, tem linhas em branco, e essas linhas interferem no resultado da formula, ocasionando essa resposta  = "#N/D", porém quando elimino as linhas em branco, a resposta é perfeita.

Como esse problema poderia ser resolvido

É só acrescentar na fórmula os critérios ano e o critério <>"" (diferente de vazio).

Como na planilha de exemplo não havia linhas em branco e só tinha dados de um ano não achei necessário esses critérios.

 

Confira na planilha e dê retorno.

16_11_21_SOMAR ÚNICOS COM CRITÉRIO_Patropi V.2.xlsx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@patropi, Muito obrigado! Era exatamente isso que eu precisava.

Eu quero parabenizar a cada mentor dessa comunidade.

Como é bom saber que existe pessoas tão inteligentes, mas ao mesmo tempo tão generosas, ao compartilhar o conhecimento no intuito de ajudar as pessoas.

Parabéns a esta comunidade e muitas outras, que ilustram o verdadeiro exemplo de ajuda ao próximo, sem esperar retorno.

Deus vos abençoe!!!

Gratidão!!!

 

Att,

@HumbertoAurora

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...