Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD não reconhecido quando se liga o DVD


Posts recomendados

Olá. Tenho um notebook antigo que funciona mas com um problema há anos (!), e chegou a hora de tentar entender o motivo (ele não tem uso intenso, por isso fui empurrando o problema pra frente).

 

Esse note LG R490 permite soltar o drive de DVD sem abrir a carcaça, bastando soltar um parafuso embaixo dele e desencaixar o drive pela lateral.

 

Quando o drive de DVD está solto, o HD é reconhecido e dá boot em Windows.

Quando o drive é conectado (com ele desligado, é claro), o HD não é reconhecido e o note cai na tela de tentar boot via rede... e empaca, é claro.

 

Por que isso acontece? Não parece software, ele já teve Win7 e agora está com Win10.

 

Não sei se tem relação, mas o acesso ao disco está lento no HD. O boot via HD leva muitos minutos. Se eu hibernar, depois o boot fica até mais rápido. Não há SSD.

 

 

O que pode ser?

 

Abs!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilvan Vilarim  quando você diz que o HD não é reconhecido, ele não é reconhecido na BIOS?

Porque algumas possibilidades bem simples de isso estar acontecendo estão na BIOS.

1. Que uma segunda porta SATA esteja desativada e, portanto, é um ou outro (HD ou DVD). Mas em geral é possível ativar uma segunda entrada.

2. você já deu uma fuçada na inicialização? A ordem de inicialização de alguns pcs é meio doida, tipo um dispositivo sata e em seguida rede e só depois outro sata.

Se você já olhou isso, desconsidere por favor!

boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá e obrigado pelas respostas. O Setup desse notebook é bem simples, não tem muito o que fazer dentro dele. A ordem de boot parece normal.

Vejam, quando não tem drive de DVD conectado, ele dá boot normalmente. Apenas me parece que faz muito acesso a disco (problema crônico), e isso faz o PC ficar todo lento. Só sossega quando para de ler.

 

Mas basta plugar o drive de DVD e ele não dá mais boot. Estranho, né?

 

O que eu queria é botar um SSD nele, tirando o HD. Mas fico meio na dúvida se o problema ao plugar o drive de DVD vai continuar....

[]s

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

[RESOLVIDO - EU ACHO]

Olá a todos. No fim de semana o Win10 quis entrar em modo de reparação de disco na marra, sem me dar chance de parar. É aquela reparação interminável, e depois de umas 3-4 horas deu pau com tela azul (?).

 

Eu achei um HD que tinha em casa para notebook, e decidi trocar o HD antigo pelo novo. Bem, aí acabei instalando o SO do zero, e parece que resolveu. Tanto o HD novo quanto o DVD estão funcionando. O HD ainda faz muito acesso a disco na entrada do Windows 10, mas isso eu já sei que é crônico.

Saldo: acho que o HD antigo tem algum problema que afetava o boot quando o DVD estava plugado. Não entendi exatamente como um pode afetar o outro, mas o novo HD resolveu.

Abraço!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

[AINDA NÃO RESOLVIDO]

Olá a todos. Putz, sabe que a troca do HD não resolveu esse problema? O novo HD está com os mesmos sintomas do anterior: acesso muito lento, o Windows tenta entrar em modo de reparação mais de uma vez...

 

Reinstalei o Win10 do zero e depois deu o mesmo sintoma. Fui reinstalar de novo, dando boot em pendrive mas com ele já instalado no HD, e mesmo o boot via pendrive indica um acesso muito lento ao HD (o led fica acesso quase direto, ainda no boot pelo pendrive), antes mesmo da tela inicial de instalação. 

 

Será que superaquecimento do processador causa isso? A máquina inteira está lenta por conta do processador estar trabalhando mais devagar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu já tive dois ECS557S que davam problemas muito parecidos com o seu, ambos viraram sucata ainda durante a garantia, o que eu descobri depois é que havia um problema de oxidação nos conectores da placa-mãe com o HD, nada resolveu, nem revisão com limpeza técnica.

Foi difícil descobrir porque os HDDs funcionavam perfeitamente em outras diversas máquinas diferentes.

Só davam problema nos ECS.

Eu já tive um HP em que a unidade de CD só funcionava nele e não funcionava em nenhum outro notebook, ou melhor, quando espetada em outro notebook, ele parava de funcionar mas, funcionava normalmente com outras unidades de CD.

Juntando as informações destas minhas experiências, eu arrisco cogitar uma combinação de diversas possibilidades ou mais de um problema ao mesmo tempo.

Se tiver como, tente testar/diagnosticar o leitor e os dois hds em outras máquinas, caso eles estejam bons, sem defeitos, abre precedente a algum problema relacionado aos conectores da placa-mãe.

Se o teste indicar que tanto o leitor de DVD quanto os dois HDDs estão com problemas, significa que o note pode estar bom ou pode estar com o mencionado acima.

Ainda tem a parte do aquecimento do processador; eu já vi muitas máquinas velhas ficarem como novas apenas com a troca da pasta térmica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!