Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador com linux mint não desliga, só reinicia


Camilla Karine
Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Ontem eu instalei o linux mint 20.2 cinnamon 64 bit no meu computador. Correu tudo bem na instalação, tá funcionando tudo perfeitamente. Só que na hora que eu fui desligar  o computador, ele não desliga. Ele vai desligando, porém logo em seguida religa sozinho, como se tivesse apenas reiniciando. Alguém sabe o que é isso?

Obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Camilla Karine Boa tarde!
Tem outro sistema operacional instalado em seu computador além do Linux Mint? Se tem, isso ocorre apenas no Linux Mint?
Tente iniciar o Mint pelo pen-drive (Live CD), e veja se o mesmo problema ocorre ao tentar desligar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Graxaim Só tem esse sistema operacional. O computador é novo, ele veio com outro sistema operacional, o linux debian, mas tava muito desatualizado e tinha sites que não acessavam, então eu instalei o linux mint e apaguei o debian e deu tudo certo.  Eu instalei pelo pendrive, porque meu computador não veio com drive de dvd. Só na hora de desligar que eu vi que não desligava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Camilla Karine Tente iniciar novamente o Linux pela mídia de instalação, e veja se o computador desliga normalmente por lá. (Não é para reinstalar o Linux Mint, e sim para testar se o Live CD desliga normalmente).
"Live CD" é o tipo de mídia que permite iniciar sistema sem instalá-lo, podendo ser um pen-drive ou um CD/DVD.

Sabe dizer se o problema ocorria no Debian?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Camilla Karine  

 - Você atualizou o sistema ? se ainda não o fez., acesse o terminal e execute:

 

 sudo apt-get update "enter"

 * informe a senha "enter"

sudo apt-get upgrade "enter"

 

Instale o gedit , executando:

 

sudo apt-get install gedit "enter"

 

após a instalação execute:

 

sudo gedit  /etc/default/grub   "enter"

 

No arquivo localize a linha -> GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"

 

altere a mesma para -> GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash acpi=force"

 

clique em salvar e feche o gedit.

 

voltando ao terminal., execute:

 

sudo update-grub "enter"

 

sudo reboot  "enter"

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz o processo no terminal, mas continua sem querer desligar. Depois eu iniciei o linux pelo pendrive e desliguei e ele religou de volta. Ela desliga, fica uns 2 segundos desligados e religa sozinho.

 

@Ferox Graxaim Fiquei só um ou 2 dias no Debian, mas não aconteceu isso antes.

Fora isso o linux mint tá funcionando tudo perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Isso ou é bug no BIOS ou incompatibilidade do kernel com o BIOS. Primeiro tenha certeza que o Mint está atualizado, com a última versão do kernel disponível no repositório. Depois, persistindo o problema, teria que ver se existe alguma atualização de BIOS que pudesse ajudar. Ou testar outras distribuições, sem instalar, com kernel mais novo e ver se faz diferença.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...