Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placas-mãe que não necessitem de atualização de BIOS para Ryzen 3000 e 5000


finalgd

Posts recomendados

Olá a todos!

 

Estou estudando montar um desktop com Ryzen 5000 ou Ryzen 3000. Vou aguardar mais um pouco pela black frauday e ver qual opção será melhor negócio.

Tempos atrás, quando um amigo meu comprou um Ryzen 3000, me lembro que a placa-mãe dele não reconheceu o processador e era necessário pegar um processador de geração anterior e atualizar a BIOS para reconhecer.

 

Como moro no interior e não tenho nenhum amigo que possua Ryzen de 2º geração, vocês saberiam me dizer quais placas-mãe eu poderia escolher para os Ryzen 3000 e para os Ryzen 5000 sem depender de um chip de geração passada para atualizar BIOS?

Muito provavelmente vou comprar as peças separadas, inclusive tem lojas como a Tera que dão um bom desconto para quem compra para montar em casa.

 

Agradeço quem puder dar um help. abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@finalgd As placas mães tiveram que ser atualizadas para reconhecer os Ryzen 5000. Quem disse que você precisa de um amigo pra atualizar? É só baixar a BIOS, colocar o arquivo num pendrive formatado em fat 32 e espetar na entrada de atualização da BIOS (fica no meio das portas USB na parte de trás da placa-mãe). Não precisava nem do processador estar instalado pra fazer isso. Basta conectar a placa-mãe na fonte. Esse tipo se informação tem na parte de suporte no site da sua placa ou em vídeos no YouTube. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mineirimbb disse:

@finalgd As placas mães tiveram que ser atualizadas para reconhecer os Ryzen 5000. Quem disse que você precisa de um amigo pra atualizar? É só baixar a BIOS, colocar o arquivo num pendrive formatado em fat 32 e espetar na entrada de atualização da BIOS (fica no meio das portas USB na parte de trás da placa-mãe). Não precisava nem do processador estar instalado pra fazer isso. Basta conectar a placa-mãe na fonte. Esse tipo se informação tem na parte de suporte no site da sua placa ou em vídeos no YouTube. 

 

A questão não é precisar de um "amigo", mas sim um processador de geração passada.

Você saberia me dizer se todas placas mãe tem essa funcionalidade de atualizar sem processador? Pelo que vi, as MSI possuem.

 

Eu posso pegar qualquer placa-mãe de chipset A320 (ou qualquer outro chipset de 1º ou 2º geração) por exemplo, colocar a BIOS em um pendrive e atualizá-la sem processador e memória?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, finalgd disse:

A questão não é precisar de um "amigo", mas sim um processador de geração passada

A não da pra saber se todas tem. Nas Gigabytes (marca que eu tinha) se chama Q-Flash. 

IMG_20211121_141611.png.4d5c01b8714148cf214b1df41f33be87.png

É só colocar o pendrive com a BIOS na entrada indicada, ligar a placa e apertar o botão Q-Flash. 

" Acho" que as placas que tem suporte aos processadores 5000  caso precisem atualizar devem ter, pois não tem lógica vender um produto que tem que fazer gambiarra de colocar outro processador antes pra fazer funcionar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, mineirimbb disse:

A não da pra saber se todas tem. Nas Gigabytes (marca que eu tinha) se chama Q-Flash. 

IMG_20211121_141611.png.4d5c01b8714148cf214b1df41f33be87.png

É só colocar o pendrive com a BIOS na entrada indicada, ligar a placa e apertar o botão Q-Flash. 

" Acho" que as placas que tem suporte aos processadores 5000  caso precisem atualizar devem ter, pois não tem lógica vender um produto que tem que fazer gambiarra de colocar outro processador antes pra fazer funcionar. 

A fabricante "entende" que se a pessoa está comprando um kit novo, ela também vai adquirir um chipset novo. E caso ela tenha um chipset antigo, na cabeça dela a pessoa já possuía um processador de geração antiga e está fazendo um upgrade.


Isso é tão fato que a amd chegou a vender um "kit de boot" pra fazer atualização de BIOS, dá uma googlada que você vai ver (o que demonstra que existem placas que não possuem essa funcionalidade).

A placa desse meu colega na época não tinha essas teclas Q FLASH, por exemplo

 

Por via das dúvidas, eu queria saber quais chipsets já seriam plenamente compatíveis (de fábrica) com processadores série Ryzen 3000 e Ryzen 5000 pra garantia de não ter dor de cabeça.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse recurso de atualizar BIOS sem processador ainda é premium, não? Não vejo placas baratas tendo isso, mas posso estar errado, pois não acompanho detalhadamente o mercado.

 

É uma mão na roda e não deve custar muito para o fabricante implementar -- contudo, para placas de baixo custo, cada centavo conta... Aliás, tenho curiosidade para saber como é feito. Chuto que os caras coloquem em algum lugar uma CPUzinha (6502, Z80, ARMv6?) só para isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso estar errado mas pelo que sei, das placas de entrada apenas as de chipset recente A520 possuem esse recurso de atualizar sem processador. Nenhuma A320 possui esse recurso...

 

Sobre a compatibilidade das placa-mãe com o Ryzen 3000, acredito que qualquer uma que voce comprar hoje já virá de fábrica com BIOS atualizada para o Ryzen 3600.

Se voce comprar uma placa-mãe usada A320, se o antigo dono não a atualizou aí sim voce pode vir a precisar de um Ryzen 1000 ou 2000 para conseguir atualizar a BIOS, mas comprando nova não precisa ter essa preocupação.

De qualquer forma eu indico voce pegar uma A520 que é bem melhor que a A320 e é possível encontra-la abaixo de 500 reais. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...