Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montagem de computador até R$ 3.500 - Ryzen 3 ou 5 ou equivalente


Ir à solução Resolvido por erique,

Posts recomendados

Olá a todos, mais uma vez vindo aqui para montagem de computador gamer

 

Tenho um orçamento para pagamento a vista de até R$3.5000 para todas as peças da CPU

 

Tenho preferência pelo Processador Ryzen 3 ou 5 2600,3600 +/- ou equivalente

Necessito de uma placa de vídeo intermediaria para jogar jogos de pelo menos 3GB ou 4GB de VRAM

16GB de memória RAM se possível, se necessitar cortar gastos para encaixar no orçamento, 8GB por enquanto

SSD e HD não precisa colocar no orçamento pois já tenho

Gabinete: Sem preferencias, o que sobrar do orçamento desde que tenha uma boa ventilação

placa-mãe: Sem preferencias

 

* Caso acreditar que o valor pode abaixar na Black Friday, vou ficar de olho até sexta-feira pra comprar o mais baratin possível.

 

Desde já, agradecido pelas sugestões futuras! 💖

 

placa-mãe: 

Processador: 

Placa de Vídeo: 

SSD/HD: Não precisa colocar no orçamento.

memória RAM: 

Gabinete: 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@erique

Com esse orçamento é IMPOSSÍVEL montar um PC em território nacional com placa de vídeo offline que seja de 4gb.

A mais barata com um desempenho BOM/RAZOAVEL é a 1050 ti, que já vai metade do seu orçamento.

Eu indicaria uma configuração com Ryzen 5 5600g (vídeo integrado para rodar algo ate ter dinheiro para placa de vídeo dedicada) + placa-mãe B550 + 2x8gb 3200 MHz + Fonte Pichau Nidus 500w.

Agora se realmente faz questão de placa de vídeo dedicada ..

  1. Core i3 10100 R$660,00
  2. Pichau Nidus 500w R$280
  3. B560 R$670,00
  4. 2x8gb DDR 4 3200 MHz R$480,00


Sobra R$1400 pra dar sorte de achar uma 1050 ti na Black Friday e um gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@erique

Esta é a sua melhor opção hoje, trocando o 5600X pelo 5600G:

image.thumb.png.13b5e29c3b31b898ca6aa2ebaf51b398.png

Aproveite a promoção de memórias de 3600 MHz da Terabyteshop e compre duas o mais rápido possível: Memória DDR4 Geil Evo Potenza, Edição AMD, 8GB, 3600MHz, Red, GAPR48GB3600C18BSC - R$ 229,99

Sacanagem que mais cedo a gamix estava mais barata que essa. Aposto que algum piolho da terabyteshop viu que anteciparam preço da BF quando eu indiquei aqui no fórum, aí foi lá e corrigiu.

O Ryzen 5600G está com o melhor preço que já vi dele hoje, custando menos de 1700 reais, então se quer comprar tudo isso compre rápido.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Seguindo sua dica, comprei um par de memórias da indicada, me parece estar em promoção mesmo e pelo preço bom pela qualidade.

 

@Openkore @pheno123 Realmente quero uma placa de vídeo off-board, para isso abro mão de processador com vídeo integrado com um custo beneficio melhor, e um precinho que não passe de R$1500,00, por isso falei do Ryzen 5 2600 ou 3600, que sei que não possui vídeo integrado e são excelente de desempenho (pelo menos para mim), eu falo isso pois tenho um computador com esse processador e sempre defendo as linhas Ryzen e AMD por ver o quão bom é o desempenho geralmente desses periféricos.

 

Dando uma busca rápida na própria terabatye, encontrei

 

Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz (4.2GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4, 100-100000031BOX, Sem vídeo

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11313/processador-amd-Ryzen-5-3600-36ghz-42ghz-turbo-6-core-12-thread-cooler-wraith-stealth-am4

R$1400,00 a vista

 

Ou

Processador AMD Ryzen 5 3600X 3.8 GHz, 4.4GHz Max Turbo, DDR4, Socket AM4, 32MB Cache - 100-100000022BOX

https://www.kabum.com.br/produto/161613/processador-amd-Ryzen-5-3600x-3-8-GHz-4-4ghz-max-turbo-DDR4-socket-am4-32mb-cache-100-100000022box

R$1467,55

Sem estar em promoção, imagino que até o dia 27/11 deve estar num preço mais amigável ainda

 

 

Então atualizando o quadro agora, tenho o seguinte:

 

Placa-mãe

Processador

Placa de Vídeo

SSD/HD: Não precisa colocar no orçamento. = R$0,00

memória RAM: 2x Memória DDR4 Geil Evo Potenza, Edição AMD, 8GB, 3600MHz, Red, GAPR48GB3600C18BSC = 459,98

Gabinete: 

 

Total gasto = 459,98

Total disponível = 3.040,02

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, erique disse:

@Openkore @pheno123 Realmente quero uma placa de vídeo off-board, para isso abro mão de processador com vídeo integrado com um custo beneficio melhor, e um precinho que não passe de R$1500,00, por isso falei do Ryzen 5 2600 ou 3600, que sei que não possui vídeo integrado e são excelente de desempenho (pelo menos para mim), eu falo isso pois tenho um computador com esse processador e sempre defendo as linhas Ryzen e AMD por ver o quão bom é o desempenho geralmente desses periféricos.

Cara, pega o 5600G. Ele está 100 reais mais barato que o 5600X, isso com praticamente o mesmo desempenho, e tem GPU integrada. Ela vai segurar bem a onda até os preços voltarem ao normal. Entenda que hoje você vai pagar o preço de RTX 2060 por qualquer GTX 1650 ou pior que encontrar no mercado, e isso é surreal.

Sobre o 2600 e 3600, acho que não valem a pena. Compare o desempenho neste site: https://www.cpubenchmark.net/compare/AMD-Ryzen-5-2600-vs-AMD-Ryzen-5-3600-vs-AMD-Ryzen-5-5600X-vs-AMD-Ryzen-5-5600G/3243vs3481vs3859vs4325

Com o 5600G e o X custando 1699 e 1799 respectivamente, o 3600 a 1399 reais deixa muito de valer a pena, especialmente no single thread. Fora que o 5600X segura qualquer RTX atual e provavelmente segurará próximas gerações, já o 3600 vai dar gargalo nas próximas gerações com certeza, pois já dá nas high end atuais.

 

Seja qual CPU vá escolher (desde que seja de 3ª geração para cima), recomendo a MB A520M DS3H.

 

@pheno123 Pelo quantitativo de problemas que temos com GPUs do Ali, não recomendo nem para inimigos hoje. Comprar mais caro aqui é uma facada, mas pelo menos não é dinheiro descendo pelo ralo se comprar no Ali e vier morta ou for falsificada, ou funcionar pouco tempo. Comprando aqui vai durar normal, 8 anos ou mais se bem cuidada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Cara, pega o 5600G. Ele está 100 reais mais barato que o 5600X, isso com praticamente o mesmo desempenho, e tem GPU integrada. Ela vai segurar bem a onda até os preços voltarem ao normal. Entenda que hoje você vai pagar o preço de RTX 2060 por qualquer GTX 1650 ou pior que encontrar no mercado, e isso é surreal.

Sobre o 2600 e 3600, acho que não valem a pena. Compare o desempenho neste site: https://www.cpubenchmark.net/compare/AMD-Ryzen-5-2600-vs-AMD-Ryzen-5-3600-vs-AMD-Ryzen-5-5600X-vs-AMD-Ryzen-5-5600G/3243vs3481vs3859vs4325

Com o 5600G e o X custando 1699 e 1799 respectivamente, o 3600 a 1399 reais deixa muito de valer a pena, especialmente no single thread. Fora que o 5600X segura qualquer RTX atual e provavelmente segurará próximas gerações, já o 3600 vai dar gargalo nas próximas gerações com certeza, pois já dá nas high end atuais.

 

Seja qual CPU vá escolher (desde que seja de 3ª geração para cima), recomendo a MB A520M DS3H.

 

@pheno123 Pelo quantitativo de problemas que temos com GPUs do Ali, não recomendo nem para inimigos hoje. Comprar mais caro aqui é uma facada, mas pelo menos não é dinheiro descendo pelo ralo se comprar no Ali e vier morta ou for falsificada, ou funcionar pouco tempo. Comprando aqui vai durar normal, 8 anos ou mais se bem cuidada.

 

Me convenceu no quesito de placa de vídeo, eu fui atrás para saber o desempenho real através do vídeo abaixo

 

 

O que eu gostei também é a possibilidade de integrar uma parte da memória RAM para aumentar a VRAM do processador, pelo que entendi do que ele fez no inicio então um requisito para a placa-mãe agora seria ter essa função também, igual ele fez no vídeo aos 3:25

 

Screenshot_2.thumb.png.b16f416eeec9c28a269cfe7b9a5d0b5e.png

 

Dei uma analisada no mercado e fiz algumas comparações também e realmente o R5 5600g tá o melhor custo beneficio atualmente

 

Agora sobre o preço, o menor valor que encontrei em local confiável e no Brasil claro, foi na Kabum por 1779,90 a vista hoje

https://www.kabum.com.br/produto/129451/processador-amd-Ryzen-5-5600x-cache-35mb-3-7ghz-4-6ghz-max-turbo-am4-sem-vídeo-100-100000065box

 

Agora eis a questão, já vale a pena pegar um kit upgrade, de placa + processador?

É uma questão a parte, será que pego essa promoção já na Kabum, já que nas outras lojas o preço médio tá 2k ou espero até a BF com possibilidade cair mais (ou não) 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, erique disse:

O que eu gostei também é a possibilidade de integrar uma parte da memória RAM para aumentar a VRAM do processador, pelo que entendi do que ele fez no inicio então um requisito para a placa-mãe agora seria ter essa função também, igual ele fez no vídeo aos 3:25

Na prática isso não ajuda tanto, eu mesmo no FH5 não ganho desempenho, é o contrário, perdo devido a falta de RAM.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, erique disse:

O que eu gostei também é a possibilidade de integrar uma parte da memória RAM para aumentar a VRAM do processador, pelo que entendi do que ele fez no inicio então um requisito para a placa-mãe agora seria ter essa função também, igual ele fez no vídeo aos 3:25

No geral todas suportam. A A520M DS3H que citei suporta. Recomendo, se tiver mais dinheiro para gastar, as B550 abaixo também:

  • ASUS TUF Gaming B550M-Plus
    Gigabyte B550M Aorus Elite
    Gigabyte B550 Aorus Elite V2
    Gigabyte B550M DS3H
    MSI MAG B550M Bazooka
1 hora atrás, erique disse:

Agora sobre o preço, o menor valor que encontrei em local confiável e no Brasil claro, foi na Kabum por 1779,90 a vista hoje

https://www.kabum.com.br/produto/129451/processador-amd-Ryzen-5-5600x-cache-35mb-3-7ghz-4-6ghz-max-turbo-am4-sem-vídeo-100-100000065box

Esse é o 5600X. O 5600G estava a 1699 ontem, provavelmente foi preço de BF que a loja errou e colocou adiantado, pois já tirou. Tem acontecido muito isso. 

O 5600G ainda pode ser encontrado por bom preço no magalu: https://www.magazineluiza.com.br/processador-amd-Ryzen-5-5600g-3-9ghz-4-4ghz-turbo-am4-16mb-cache-100-100000252box/p/cha5b1258f/in/prsd/?&seller_id=itxgamersp

1 hora atrás, erique disse:

Agora eis a questão, já vale a pena pegar um kit upgrade, de placa + processador?

É uma questão a parte, será que pego essa promoção já na Kabum, já que nas outras lojas o preço médio tá 2k ou espero até a BF com possibilidade cair mais (ou não) 

Raramente vale a pena. As MBs que as lojas colocam nesses kits são MBs que estão paradas em estoque por que ninguém quer ou por que são caras demais. Pegue a A520M DS3H que recomendei ou uma das B550 que citei. Se já comprou as memórias, agora falta só o restante. Já escolheu gabinete? Cooler?

Sobre o preço, dificilmente vai chegar muito abaixo de 1700 por causa da demanda. Nos EUA todos caíram de preço, mas não vimos uma queda significativa aqui até agora. Sinceramente, as lojas tem bastante estoque hoje, então esperar até a BF não custa. Só temo pela MB, pois quando ela some do mercado fica um tempo até reporem. Só tente comprar tudo assim que as promoções BF começarem para não ficar sem os produtos.

1 hora atrás, Gabriel Vidotti disse:

@WOZ Dods o Ryzen 5 5600G vale a pena comprar no aliexpress? Vi alguns anúncios lá que com cupons e tudo mas ele sai por 1.300, a diferença pra cá é enorme...

Meses atrás comprei produtos no ali que foram detidos na alfândega e taxados. O valor da taxa era superior ao valor do produto. Até hoje não recebi de volta o dinheiro da devolução. Sinceramente, acho que minha paz não vale a economia. Fora que CPUs do ali geralmente são usadas e sem garantia.

1 hora atrás, Pepse disse:

Na prática isso não ajuda tanto, eu mesmo no FH5 não ganho desempenho, é o contrário, perdo devido a falta de RAM.

Depende muuuuito do jogo. GTA V por exemplo se beneficia de 3+ GBs de RAM mesmo com GPU fraca. RDR2 não sei, pois não testei. No geral jogos tipo mundo aberto sempre se beneficiam, até o Valheim por exemplo. FPS e jogos single player raramente vão precisar disso (apesar de que o Detroit: Become Human e outros da quantic dream precisam de MUITA).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Depende muuuuito do jogo. GTA V por exemplo se beneficia de 3+ GBs de RAM mesmo com GPU fraca. RDR2 não sei, pois não testei. No geral jogos tipo mundo aberto sempre se beneficiam, até o Valheim por exemplo. FPS e jogos single player raramente vão precisar disso (apesar de que o Detroit: Become Human e outros da quantic dream precisam de MUITA).

Sim, depende do jogo, mas no geral, pelo menos com meu 2200G e TG Vulcan, a diferença é quase nula, talvez o processador limite, mas em geral, não ajuda taaaanto assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Pepse disse:

Na prática isso não ajuda tanto, eu mesmo no FH5 não ganho desempenho, é o contrário, perdo devido a falta de RAM.

Mas você usa quantos GB de RAM? Imagino que se usar 8 ou menos GB de RAM, isso afete o desempenho do seu computador e/ou jogos no geral mesmo, no meu caso vou ter 16GB então tirar 2 ou 3 não vai fazer diferença para o desempenho geral do computador.

 

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Esse é o 5600X

Erro meu 😅 nem tinha percebido que tinha pesquisado o x em vez do g, em todo caso vou dar sondada por aí, e criar uns alertas para ficar de olho numa boa promoção, pelo menos já sei que se achar a R$1700,00 ou próximo disso já pego, muito obrigado a ajudar a decidir sobre isso, vai sobrar mais orçamento para as outras peças.


Ps: Enquanto estava escrevendo olha só o que achei

https://www.kabum.com.br/produto/181088/processador-amd-Ryzen-5-5600g-3-9ghz-4-4ghz-max-turbo-am4-vídeo-integrado-6-núcleos-100-100000252box

Screenshot_4.thumb.png.6a472f5e5bfd7257e67a3a25d614349d.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, erique disse:

Mas você usa quantos GB de RAM? Imagino que se usar 8 ou menos GB de RAM, isso afete o desempenho do seu computador e/ou jogos no geral mesmo, no meu caso vou ter 16GB então tirar 2 ou 3 não vai fazer diferença para o desempenho geral do computador.

16 GB, o negócio é que o FH5 é um jogo bem pesado, consumindo entre 7 e 10 GB de RAM.

Daí coloque o sistema e a VRAM junto na conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitei a promoção e já comprei o processador também, agora atualizando a base fica assim:

 

Placa-mãe

Processador: AMD Ryzen 5 5600G, 3.9GHz (4.4GHz Max Turbo), AM4, Vídeo Integrado, 6 Núcleos - 100-100000252BOX = R$1.734,90

Placa de Vídeo: Não necessita por hora

SSD/HD: Não precisa colocar no orçamento. = R$0,00

memória RAM: 2x Memória DDR4 Geil Evo Potenza, Edição AMD, 8GB, 3600MHz, Red, GAPR48GB3600C18BSC = 459,98
Fonte

Gabinete

 

Total gasto = 2.194,88

Total disponível = 1.305,12

-----------------

5 horas atrás, WOZ Dods disse:

No geral todas suportam. A A520M DS3H que citei suporta. Recomendo, se tiver mais dinheiro para gastar, as B550 abaixo também:

  • ASUS TUF Gaming B550M-Plus
    Gigabyte B550M Aorus Elite
    Gigabyte B550 Aorus Elite V2
    Gigabyte B550M DS3H
    MSI MAG B550M Bazooka

Estou em dúvida em qual escolher dessas opções, junto com o gabinete

 

Agora que já defini os outros componentes, a placa-mãe, fonte e o gabinete é o que falta, imagino que não vou gastar mais de 300,00 em um gabinete bom e fan, sobrando então 1k para a placa-mãe e fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, erique disse:

memória RAM: 2x Memória DDR4 Geil Evo Potenza, Edição AMD, 8GB, 3600MHz, Red, GAPR48GB3600C18BSC = 459,98

Eu daria preferência para essa Crucial (R$ 239,90), que tem CL 16, o que é melhor em conjunto com o 5600G. Essas Geil Evo tem CL 18.

 

Com 1000 reais sobrando eu iria de MSI MAG B550M Bazooka por R$ 750,90 e Pichau Nidus 500w por 279,90.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/11/2021 às 15:21, WOZ Dods disse:

@erique

Esta é a sua melhor opção hoje, trocando o 5600X pelo 5600G:

image.thumb.png.13b5e29c3b31b898ca6aa2ebaf51b398.png

Aproveite a promoção de memórias de 3600 MHz da Terabyteshop e compre duas o mais rápido possível: Memória DDR4 Geil Evo Potenza, Edição AMD, 8GB, 3600MHz, Red, GAPR48GB3600C18BSC - R$ 229,99

Sacanagem que mais cedo a gamix estava mais barata que essa. Aposto que algum piolho da terabyteshop viu que anteciparam preço da BF quando eu indiquei aqui no fórum, aí foi lá e corrigiu.

O Ryzen 5600G está com o melhor preço que já vi dele hoje, custando menos de 1700 reais, então se quer comprar tudo isso compre rápido.

 

 


Essa placa-mãe já vem com a BIOS atualizada pra suportar o 5600x?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, com R$ 4000, se for pra usar vídeo integrado, eu pegava um Athlon 3000G e assinava o Xbox Game Pass Ultimate, ou pegava o Xbox Serie S mesmo.

 

CPU I5 10400F - R$ 1000 Pichau

placa-mãe ASRock H510M-HVS - R$ 538 Pichau

GPU GTX 1650 4 GB GDDR6 - R$ 2050 Itx Gamer

Kit Mancer Warlock + Mancer Thunder 500 W - R$ 413 Pichau

 

Memória, HD e SSD, como falou que já tem, mantenha, mas podia ter comprado a memória na Pichau também pra aproveitar o frete. Deu R$ 4001 e fretes... e não, não se compara com a Vega 7 ou 8 dos Ryzen, aliás, a GTX 1050 (sem TI) já é bem melhor. Eles são do nível da GT 1030 GDDR5 e RX 550.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse A questão é quantas texturas, e qual a resolução delas, que a GPU está armazenando. Nos jogos que citei, inclusive, eles mostram quanta memória vão precisar para armazenar as texturas dadas as configurações de vídeo e resolução. No GTA V, a 720p, por exemplo, colocar as configurações no máximo vai requerer mais de 2GBs de VRAM com certeza, pois eu que tenho GPU de 2 GBs não consigo colocar nessa configuração sem ocorrerem frame dips e slowdowns toda vez que a GPU precisa recarregar texturas.

17 horas atrás, erique disse:

Mas você usa quantos GB de RAM? Imagino que se usar 8 ou menos GB de RAM, isso afete o desempenho do seu computador e/ou jogos no geral mesmo, no meu caso vou ter 16GB então tirar 2 ou 3 não vai fazer diferença para o desempenho geral do computador.

Depende de quantas abas você tiver abertas no google chrome... deixe mais de 50 como eu faço de vez em quando e verá que 16 GBs são bem a conta para jogos e navegação simultâneos hoje em dia.

17 horas atrás, erique disse:

Mudaram o preço agora, pois estava mais caro que isso na última vez que postei. O melhor preço então era o da magalu (que por sinal é proprietária da Kabum agora). Ainda acho que vai baixar um pouco mais na BF, mas não muito.

14 horas atrás, erique disse:

Estou em dúvida em qual escolher dessas opções, junto com o gabinete

 

Agora que já defini os outros componentes, a placa-mãe, fonte e o gabinete é o que falta, imagino que não vou gastar mais de 300,00 em um gabinete bom e fan, sobrando então 1k para a placa-mãe e fonte.

Gabinete recomendo o Aerocool Aero One Frost e o Cooler Master Masterbox MB511 TG, que são meus queridinhos. Se não achar com bons preços, pode pegar o que achar com bom preço na lista abaixo, evitando apenas os micro ATX. O Corsair Carbide Spec Delta é um bom gabinete, mas deixe como última opção, pois não tem frente inteiramente em mesh. Observe quantas ventoinhas já vêm pré-instaladas no gabinete que for comprar. Recomendo que tenha um total de quatro ventoinhas (ou mais, se quiser, mas sempre em números pares). Se o gabinete escolhido vier com apenas uma, certamente não virá com HUB nem splitter interno. Nesse caso acrescente pelo menos um Deepcool FH-04 na sua lista de compras. Cada FH-04 suporta quatro ventoinhas e precisa de um SYS_FAN exclusivo na MB para si.

  • Aerocool Aero 500G RGB BK - 155/374mm - 1F
    Aerocool Aero One - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Aero One Mini - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Mini Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Hive - 157/317mm - 1F a 4F
    Aerocool Ore Saturn - 155/371mm - 3F
    Aerocool Zauron Saturn - 166/325mm - 1F
    Cooler Master MasterBox K500 ARGB - 163/400mm - 3F
    Cooler Master MasterBox MB311L (mini) - 166/344mm - 2F
    Cooler Master Masterbox MB511 TG - 165/410mm - 1F
    Cooler Master Masterbox NR600 166/410 - 2F
    Corsair Carbide 275R Airflow - 170/370mm - 3F
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA - 160/330mm - 4F
    Corsair Carbide SPEC-04 - 150/370mm - 1F
    Corsair iCUE 220T Airflow - 160/300mm - 3F
    Cougar MX330-G - 155/350mm - 1F
    Cougar MX410 Mesh-G RGB - 165/300mm - 4F
    Deepcool E-Shield - 168/370mm - 1F
    Deepcool Matrexx 55 Mesh - 168/370mm - 0F
    Galax Nebulosa (Micro ATX) - 160/345mm - 0F
    Lian Li Lancool 215 - 166/370 - 3F
    Lian Li Lancool II Mesh RGB 176/384mm - 3F
    SilverStone Fara R1 Pro - 165/322mm - 4F
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB - 180/410mm - 3F
    Thermaltake Core X31 - 180/420mm - 2F
    Thermaltake Versa J24 - 160/330mm - 4F

Fonte, recomendo que pegue uma gold de qualidade. As de melhor custo-benefício hoje são as Seasonic Core Gold da Terabyteshop. Se pretende investir depois em uma RTX 3060, 650W serão mais que suficientes. Se pretende pegar abaixo disso (incluindo da RTX 2070 para baixo), então 550W serão mais que suficientes. Se for pegar 2080 ou 3070 para cima, prefira 750W. Teoricamente a 2080 ainda roda com folga numa fonte de 650W, mas como é uma GPU que está saindo de linha (a 2060 está voltando com 12 GBs agora), não justifica planejar nada pensando nela.

Outras duas fontes que você pode comprar de olhos fechados são as Super Flower Leadex III gold e a XPG Core Reactor. Ambas são excelentes e modulares, mas o preço aumentou muito recentemente. Se achar alguma delas em promoção que valia a pena, prefira elas. O preço da Leadex hoje é 582 reais, mas só tem a de 550W. De 650W só tem a com ARGB que custa mais de 700, sendo que nessa faixa de preço já compensa mais a XPG Core Reactor de 750W.

 

Superdimensionar fonte não é necessário a menos que esteja muito barata. Tem vezes que fontes de uma potência alta entram em promoção e saem custando o mesmo que uma ou duas categorias abaixo. Nesse caso compre a de maior potência, mas caso contrário siga o guia que mencionei acima que já tem folga suficiente para que seu sistema atinja máxima eficiência. O consumo efetivo será menor, pode ficar tranquilo. Se quiser calcular, use esta ferramenta, mas sempre dê 30% de folga: https://outervision.com/power-supply-calculator

Como uma boa fonte é essencial para não danificar os componentes do PC prematuramente, compre uma agora que tenha a potência adequada para um futuro pelo menos de 3 anos. Todas as fontes que indiquei tem garantia de no mínimo 5 anos (alguns modelos tem 7, outros 10, outros 12...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

placa-mãe é estrutura de suporte do seu PC. Uma MB mais cara não vai aumentar seu desempenho de forma sequer perceptível. Se quer investir bem, compre uma barata, mas de qualidade, que dê suporte a tudo que você precisa e seja durável. O valor adicional sempre é melhor investido em outros componentes que trazem ganhos mais sólidos, como CPU, GPU, RAM, etc. 

Por esta razão, indico sempre a placa-mãe Gigabyte A520M DS3H. Custa em torno de 530 reais, tem um M.2 compatível com NVMe, portas SATA suficientes, quatro slots de RAM. 

Se depois de escolher tudo, inclusive periféricos, ainda tiver dinheiro sobrando, aí sim pense em subir o modelo de MB. Mesmo assim só recomendo isso se realmente não tiver nenhum outro lugar que seja mais importante gastar essa diferença. Das demais que recomendei todas terão os mesmos recursos, mesma qualidade e durabilidade. A diferença será mais estética. Pessoalmente prefiro Gigabyte e MSI, pois sempre foram as que mais duraram para mim, mas ASUS é no mínimo tão bom quanto do ponto de vista de qualidade, então fica a seu critério. 

15 horas atrás, Murilo Lucchesi disse:

Essa placa-mãe já vem com a BIOS atualizada pra suportar o 5600x?

Todas as MB que indiquei são compatíveis com update de BIOS sem CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Mudaram o preço agora, pois estava mais caro que isso na última vez que postei. O melhor preço então era o da magalu (que por sinal é proprietária da Kabum agora). Ainda acho que vai baixar um pouco mais na BF, mas não muito.

15 horas atrás, erique disse:

Poise, pouco tempo depois achei outra promoção na terabyte por 1640 +/-, é sempre assim compra e vem oferta melhor kkk, mas tudo bem 😅

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

A520M DS3H

O que me ia me preocupar nesse quesito é só a atualização da placa, por mais que tenho outro PC com Ryzen 3 2600 para atualizar, não gosto de ficar tirando e colocando processador da AMD devido aos pinos ficarem no processador, já cometi um erro uma vez no computador do cliente de colocar mal encaixado e danificar os pinos e acabou o processador, meu histórico me precede:

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1519539-quebrei-os-pinos-do-processador-Ryzen-7-3700x-sugestões/

 

O pessoal da terabyteshop é espertinho quanto a isso, cobram +40 bolsonaros para atualizar a BIOS, gostei da função, pena que não está em promoção a placa no site atualmente.

Screenshot_1.thumb.png.ad50bef1e116957f5484786d669024d0.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, wkwerg0h disse:

Com 1000 reais sobrando eu iria de MSI MAG B550M Bazooka por R$ 750,90

Bom preço.

 

16 horas atrás, wkwerg0h disse:

e Pichau Nidus 500w por 279,90.

Fonte razoável, boa para quem tem orçamento, mas para quem pode pagar por uma de maior qualidade sempre é bom mirar nas gold, tier A, se possível.

9 minutos atrás, erique disse:

Poise, pouco tempo depois achei outra promoção na terabyte por 1640 +/-, é sempre assim compra e vem oferta melhor kkk, mas tudo bem 😅

Sério? Sacanagem!

 

9 minutos atrás, erique disse:

O que me ia me preocupar nesse quesito é só a atualização da placa, por mais que tenho outro PC com Ryzen 3 2600 para atualizar, não gosto de ficar tirando e colocando processador da AMD devido aos pinos ficarem no processador, já cometi um erro uma vez no computador do cliente de colocar mal encaixado e danificar os pinos e acabou o processador, meu histórico me precede:

Como já havia dito, todas as MBs que indiquei recebem update de BIOS sem precisar de CPU antiga. Nenhuma MB presente no mercado atual que foi lançada antes (ou imediatamente após, em alguns casos) o lançamento da 5ª geração são compatíveis com eles, sendo que isso significa a maioria esmagadora delas. As que tem update de BIOS sem CPU antiga tem um botão no painel traseiro. Você monta seu PC e, antes de ligar, põe um pendrive com a BIOS nova lá, aperta o botão (com o PC energizado, mas desligado) e ela faz o resto. No manual eles explicam o processo. É seguro por todas MBs que são compatíveis com esse recurso terem DUAL BIOS. Recomendo sempre que deixe uns minutos a mais depois do update antes de ligar o PC ou desconectar o pendrive para ter certeza de que o update foi 100% finalizado.

 

9 minutos atrás, erique disse:

O pessoal da terabyteshop é espertinho quanto a isso, cobram +40 bolsonaros para atualizar a BIOS, gostei da função, pena que não está em promoção a placa no site atualmente.

Não pague por isso. Como disse acima, não precisa.

 

Se sobrar dinheiro no final de tudo isso, pense em investir em um cooler melhor para sua CPU. Recomendo hoje o Fuma 2 e o Ninja 5, que são ótimos e tem custo relativamente baixo, sendo compatíveis com praticamente qualquer gabinete. Os dois costumam custar de 350 a 400 reais. Se vir descontos, aproveite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, WOZ Dods disse:

As que tem update de BIOS sem CPU antiga tem um botão no painel traseiro. Você monta seu PC e, antes de ligar, põe um pendrive com a BIOS nova lá, aperta o botão (com o PC energizado, mas desligado) e ela faz o resto. No manual eles explicam o processo. É seguro por todas MBs que são compatíveis com esse recurso terem DUAL BIOS. Recomendo sempre que deixe uns minutos a mais depois do update antes de ligar o PC ou desconectar o pendrive para ter certeza de que o update foi 100% finalizado.

Boa dica, tava vendo esse mesmo processo no youtube.

 

Uma dúvida que tenho sobre isso é que, posso pegar com segurança a última versão da BIOS no site do fabricante para atualizar ou tenho que pegar várias versões e ir atualizando 1 a 1?

 

Pelo isso já me ajuda a ficar mais tranquilo em comprar onde estiver mais barato mesmo, não dependendo da loja atualizar para mim a placa, obrigado.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, erique disse:

Uma dúvida que tenho sobre isso é que, posso pegar com segurança a última versão da BIOS no site do fabricante para atualizar ou tenho que pegar várias versões e ir atualizando 1 a 1?

Raramente tem que fazer alguma atualização anterior e quando tem que fazer aparece uma mensagem no site de download avisando.

33 minutos atrás, erique disse:

Pelo isso já me ajuda a ficar mais tranquilo em comprar onde estiver mais barato mesmo, não dependendo da loja atualizar para mim a placa, obrigado.

Exatamente. A sacanagem é que nem toda MB A520 ou B5550 tem isso, então tem que ficar de olho na hora de comprar. As que indiquei todas tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...