Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa GTX 1660 ti atingindo 87°C


Ir à solução Resolvido por Diego Both,

Posts recomendados

Boa tarde.  Jogo em full HD.  Tenho uma GTX 1660 ti modelo ASUS phoenix, placa qual é bem conhecida por atingir seus 87°C (isso acontece com todas desse modelo pelo que pesquisei), sendo q em idle ela fica 35°C.  .  No lol fica 60°C, mas em todos outros tipo cs go, the witcher e os mais modernos fica a temperatura alta mencionada.   Falei hoje com o suporte da ASUS e eles me disseram q so é anormal a partir de 90°C.  Ai perguntei se isso não diminui a vida útil da placa, e eles repetiram que so a partir de 90°C, sendo a temperatura maxima suportada 95°C (segundo eles). Ja verifiquei a pasta térmica.   Minha dúvida é:   será q realmente a placa consegue levar jogos em full load 87°C sem nenhum dano?

 

minha config:

 

GTX 1660 ti ASUS phoenix

placa-mãe h410m h

16gbx2 2400mhz memorias kingston

fonte corsair cx750 80 plus bronze

i5 10400

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FranklinMello 87° já vai gerar thermal throttling e sim, vai reduzir a vida útil também. Geralmente quando a temperatura da GPU fica tão alta, independentemente do modelo, é por causa de erro de arrefecimento do gabinete ou de configuração. Qual é o modelo do seu gabinete, quantas ventoinhas ele tem, em qual posição e orientação cada uma está instalada? Usa WC? Onde e como ele está instalado?

Se o arrefecimento estiver correto, lhe indico configurar a curva de performance das ventoinhas da GPU e, se não resolver, lhe indico um reforço de ventilação para ela que citarei depois.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Eu tenho um gabinete mid tower aerocool, e possuo 2 coler em cima e um de tras saindo ar e dois na frente entrando.  Uso watercoller somente no cpu.  watercooler pcyes nix.  Mesmo se setar o cooler pra 100porcento a  placa continua 87°C.  Ja entrei em contado com o fabricante e a ASUS disse que até 88 ela chega normalmente mesmo.   Eles disseram q ela foi projetada pra isso.  Driver atualizado.  Fonte corsair com menos de um ano de uso.  Como disse se voce pesquisar pelo modelo ASUS phoenix GTX 1660 ti vai ver q 87°C é a temperatura padrão de funcionamento desse modelo.  A minha dúvida é se ele realmente aguenta esta temperatura. E acontece o thermal trottling constantemente. Já fiz undervolt, mas só funciona bem se eu underclockar, ai perco muito desempenho.  Se eu fizer undervolt com overclock fica pior ainda, ja testei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Diego Both disse:

@FranklinMello  É que você não especificou o modelo exato, então eu pegue o valor mais baixo.

Você tem que colocar o clock do turboboost máximo especificado pelo fabricante.

Depois posta aqui se deu certo para ajudar outras pessoas.

Companheiro, o clock da minha placa é 1785, fiz baseado na ideia q voce me passou.  Setei nesse meu clock  e pelo q me parece resolveu o problema.  A temperatura que era 87/88°C não passa agora de 82°C em teste de stress, mais eu percebo q quando estou jogando jogos mais pesados tipo cod vanguard e warzone o clock chega a cair para 1740mhz.  isso é normal?  também devo mencionar q em testes de benchmark eu perdi uma margen de aproximadamente 4% de desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FranklinMello  O fabricante coloca um turboboost limite, mas deixa em aberto para que os jogos e programas gerenciem o limite e esse por sua vez, sobem o clock em muitas vezes até atingir o Thermal Throttling.

Esse clock a mais, gera mais calor, que por sua vez gera prejuízo a GPU.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Diego Both disse:

@FranklinMello  O fabricante coloca um turboboost limite, mas deixa em aberto para que os jogos e programas gerenciem o limite e esse por sua vez, sobem o clock em muitas vezes até atingir o Thermal Throttling.

Esse clock a mais, gera mais calor, que por sua vez gera prejuízo a GPU.

Entendi.  Mas é normal esse clock cair pra 1740MHz, como esta caindo agora?  eu setei la em 1785mhz, que é meu boost clock default.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, FranklinMello disse:

Entendi.  Mas é normal esse clock cair pra 1740MHz, como esta caindo agora?  eu setei la em 1785mhz, que é meu boost clock default.

Isso é Thermal Throttling.. É leve, pois essa geração Turing (RTX 2000 e GTX 1600), fazem seu boost, baseado em algoritmo.. Totalmente normal, você setar algo e a placa ir além, por causa dessa forma de trabalho.. Esse algoritmo leva em conta, entre outras coisas, temperatura..

 

Que eu me lembre, Turing freia o boost, na casa dos 80 ~ 83ºC.. Mexer no clock, mexe no algoritmo e por aí vai.. Essa variação, tem sentido..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FranklinMello  Como foi dito, o Turboboost não é fixo, quando ele chega num determinado ponto ele estabiliza.

 

Outra dica, na área de trabalho click com o botão direito do mouse, vá no menu da Nvidia. 

Na aba "Gerenciar as configurações em 3D", procure por "Max Frame Rate", coloque "ON" e a taxa de atualização do seu monitor e mande "Aplicar".

Isso vai fazer a placa de vídeo trabalhar mais suave. Mais suave, menos calor.

 

Não adianta sua placa de vídeo produzir 100, 200 FPS se seu monitor só exibe 60.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Diego Both disse:

@FranklinMello  Como foi dito, o Turboboost não é fixo, quando ele chega num determinado ponto ele estabiliza.

 

Outra dica, na área de trabalho click com o botão direito do mouse, vá no menu da Nvidia. 

Na aba "Gerenciar as configurações em 3D", procure por "Max Frame Rate", coloque "ON" e a taxa de atualização do seu monitor e mande "Aplicar".

Isso vai fazer a placa de vídeo trabalhar mais suave. Mais suave, menos calor.

 

Não adianta sua placa de vídeo produzir 100, 200 FPS se seu monitor só exibe 60.

ogbd amigão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FranklinMello  Bacana.

Vi que você tem 5 fans no gabinete. 

Se interessar eu tenho outras melhorias, dá uma olha nesse tutorial que eu fiz:

 

https://forum.adrenaline.com.br/threads/fan-control-controlando-a-rotacao-dos-fans-a-partir-de-multiplos-sensores.682077/#post-1075778320

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, FranklinMello disse:

ficou 82°C quais pra mim são bem aceitaveis, considerando q antes era 87°C.  Limitando o fps fica em torno de 76°C em full load.

76° ainda é alto, mas melhor do que estava antes, pelo menos não vai rolar throttling assim. Se tem cinco ventoinhas no seu gabinete e elas estão nas posições corretas, uma outra alternativa seria configurar a curva de desempenho das ventoinhas da GPU usando o MSI Afterburner. Você instala a versão mais recente com este link, roda o programa, vai em configurações, FANS, seleciona a caixinha de configuração manual. No gráfico você clica nos pontinhos entre o primeiro e o último e apaga cada um apertando del com ele selecionado. Por fim, move o primeiro ponto para 50% em 40° e o último para 100% em 70°. Salva e testa se melhorou.

 

Se mesmo assim continuar acima de 70°, a última alternativa é reforçar sua ventilação da GPU usando uma ventoinha adicional. Esta matéria do Tom's Hardware ilustra como se faz isso. Já fiz em muitas GPUs de clientes (até mesmo em umas minhas) e o ganho térmico chega a ser da ordem de 10° mesmo se você não tirar as ventoinhas originais e só instalar a adicional diretamente sobre a carenagem. 

16 horas atrás, FranklinMello disse:

Ja entrei em contado com o fabricante e a ASUS disse que até 88 ela chega normalmente mesmo.   Eles disseram q ela foi projetada pra isso. 

Foi projetada para durar o tempo da garantia nessa temperatura. Depois disso o problema fica sendo seu. Reforço que todo componente, seja processador ou GPU, que rodar acima de 70° vai ter perda significativa de vida útil. Abaixo disso costuma durar até precisar trocar por falta de desempenho.

O limite de temperatura que eu determino para os componentes dos PCs que monto é entre 50° e 65°, isso já contanto o turbo. Quando o turbo força muito acima disso eu desligo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, WOZ Dods disse:

76° ainda é alto, mas melhor do que estava antes, pelo menos não vai rolar throttling assim. Se tem cinco ventoinhas no seu gabinete e elas estão nas posições corretas, uma outra alternativa seria configurar a curva de desempenho das ventoinhas da GPU usando o MSI Afterburner. Você instala a versão mais recente com este link, roda o programa, vai em configurações, FANS, seleciona a caixinha de configuração manual. No gráfico você clica nos pontinhos entre o primeiro e o último e apaga cada um apertando del com ele selecionado. Por fim, move o primeiro ponto para 50% em 40° e o último para 100% em 70°. Salva e testa se melhorou.

 

Se mesmo assim continuar acima de 70°, a última alternativa é reforçar sua ventilação da GPU usando uma ventoinha adicional. Esta matéria do Tom's Hardware ilustra como se faz isso. Já fiz em muitas GPUs de clientes (até mesmo em umas minhas) e o ganho térmico chega a ser da ordem de 10° mesmo se você não tirar as ventoinhas originais e só instalar a adicional diretamente sobre a carenagem. 

Foi projetada para durar o tempo da garantia nessa temperatura. Depois disso o problema fica sendo seu. Reforço que todo componente, seja processador ou GPU, que rodar acima de 70° vai ter perda significativa de vida útil. Abaixo disso costuma durar até precisar trocar por falta de desempenho.

O limite de temperatura que eu determino para os componentes dos PCs que monto é entre 50° e 65°, isso já contanto o turbo. Quando o turbo força muito acima disso eu desligo.

Meu amigo, fiquei testando com as dicas que o outro rapaz me deu, undervolt e limitar fps (meu monitor é de 75hz) e a temperatura agora não passa de 66°C.  Eu dei um undervolt de 1785mhz e limitei o fps para tres fps abaixo da taxa do monitor.  thank god.  Agradeço aos dois pela dica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@FranklinMello Ainda acho que sua GPU poderia ficar melhor sem ter que perder desempenho, que fosse com o truque da ventoinha de 120 mm ou com configuração no afterburner, mas fica a seu critério.

Refiz meus testes agorinha, e como disse, com undervolt e limitar fps consegui incriveis temperaturas, chegando no maximo 58°C nos ultimos testes.  Testei no cod vanguard, warzone, the witcher, ac odissey.  Esqueci de mencionar que também estou usando a tecnologia da nvidia NIS (Nvidia Imagem Scaling) em 720p.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Diego Both disse:

@FranklinMello  Muito bom.

você pode deixar os FPS em 75, conforme seu monitor. 

Se deixar ele na taxa exata do monitor acaba tendo leves distorções, por isso a nvidia e outros aconselham a setar de dois a três fps abaixo da taxa do monitor, pelo calculo de margem de erro.  Também esqueci de dizer q uso o freesync com minha placa nvidia.  Como tem compatibilidade atualmente estou aproveitando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...