Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como instalar CTCSS no Yaesu FT-230R


Ademilton

Posts recomendados

Como instalar um Gerador de CTCSS ( Subton) no Yaesu FT-230R

 

FT_230R.jpg.2cb6fe9eabf7aa95b48732f37191bc56.jpg

 

Neste post eu mostro como implantar um Decoder opcional neste rádio para torná-lo usual nos dias de hoje já que não se consegue mais encontrar no mercado o dispositivo original.

Durante a análise notei que o projeto do colega ZL2PD funciona, com algumas alterações no circuito do rádio, atende perfeitamente as condições e com boa performance.

Para isto devemos construir o circuito sugerido e descarregar no controlador o Firmware desenvolvido por ele usando o CI ATTiny85.

Como o rádio possui 5V pode ser utilizado, mas eu optei em instalar um conversor CC/CC de 18V/5V em separado, para que o CTCSS não fique dependente da alimentação do rádio,  a lógica do rádio é toda alimentada pelo regulador interno do aparelho e eu não queria comprometê-la.

O botão T.SQ S08 tem por função habilitar ou não a placa de CTCSS, como ele habilita  o 0V, pode se ligar ou desligar a alimentação do conversor CC/CC através dele, ou ainda usar este mesmo botão para cortar ou ativar a saída de sinal de CTCSS da saída da placa de Subton sugerida, através de um micro relé, pensei nisto para  auxiliar quem deseja usar este rádio em APRS. Sendo assim, pode se desabilitar o sinal de subton injetado no modulador do rádio através do conector de acessório P8 ( pino 4 - fio amarelo ) usada para conectar os sinais  da placa de CTCSS original.

Para alterar as freqüências de subton da placa sugerida, é necessário adicionar uma Micro Switch ou usar a tecla T.Call S01 para a seleção das freqüências, esta Micro Switch possui um contato a mais sobrando já aterrado que foi utilizado.

 

image.png.f87019831758581882f68c779ba2d8b0.png

No conector P8 existem vários fios para ativar os sinais de controle da placa de CTCSS original do rádio, ele será utilizado também para a implantação do circuito sugerido, é nele que injetamos o sinal de Subton no pino 4 fio amarelo, os demais fios podem ser utilizados mas eu só aproveitei este pino apenas.

Porém a criatividade do montador é quem determinará o que fazer e como utilizar este recurso.

 

Para a placa sugerida, eu preciso somente dos seguintes sinais:

 

  1. + 5V Conversor CC/CC
  2.    0V
  3.  Sinal de CTCSS
  4.  Micro Switch para seleção da freqüência desejada

 

Nota1: Baixe o manual original do rádio com os esquemas na internet e analise o projeto utilizando os desenhos da YAESU

Nota2: caso hajam, dúvidas quanto a placa de CTCSS sugerida me solicitem. 

Link do idealizador do circuito de CTCSS:  https://www.zl2pd.com

 

Implantado por PU4ASL

 

Placa de CTCSS

CTCSS.jpg

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

15 horas atrás, Ademilton disse:

                             Como programar o subton na placa de CTCSS

 

A placa de CTCSS sai configurada na freqüência de 67.0 Hz, para configurar 91.5 Hz conforme a tabela, faz se o seguinte:

 

  1. verifica-se em qual posição está 91.5 Hz na tabela ( posição 10)
  2. dá se então 10 pulsos na Micro Switch (CTCSS Prog)
  3. aperta-se o PTT para conferir se atracou a repetidora, se confirmado.
  4. então agora aperta-se novamente o botão CTCSS Prog por 3 segundos para memorizar.
  5. desliga-se o rádio agora por 5 min e ao religar, o subton já deverá atracar a repetidora normalmente naquela freqüência programada.
  6. Se por algum motivo você acidentalmente tocou no botão CTCSS Prog, ele irá pular freqüências, não se desespere, desligue o rádio aguarde alguns minutinhos, ligue o rádio novamente e o subton programado de 91.5 Hz voltará a funcionar novamente.
  7. Para selecionar outras freqüências, basta repetir os passos de 1 a 5.
  8. Para recuperar a freqüência perdida, repita os passos 6, 7 e 8

 

image.png.283e2f31080ce9ae56e12cc5b8d1facc.png

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 24/11/2021 às 15:07, Ademilton disse:

Utilizando o conector P8 ( CTCSS)

 

A placa decoder de CTCSS gera os sinais de Subton, para injetar este sinal usamos o conector P8 onde nele há vários outros pinos que são utilizados pela placa original da Yaesu.

Para o nosso projeto vamos utilizar apenas um fio do conector P8, o Pino 3 (decoder out) fio amarelo, os demais fios do conector não serão utilizados. Se desejarmos há o pino 6 (T.SQ on) para ligar e desligar o Subton via tecla frontal T.SQ no painel frontal do rádio  (versão USA), isto para quem trabalha com APRS, as vezes é necessário.

A tecla T.SQ aciona uma chave que envia GND para o pino 6 do conector P8 e o montador ou desenvolvedor poderá usá-lo para comutar um relé e consequentemente ligar e desligar  a saída de sinais de CTCSS para o modulador do rádio. Porém em nosso projeto utilizamos apenas o fio 3 ( amarelo) para injetar o sinal no modulador, conforme desenho em anexo. A alimentação de 5V e GND, foram criadas através da inserção de um conversor CC/CC de 18/5V de um pequeno conversor Arduino utilizado. O GND foi pego do chassis do rádio. O desenho em anexo mostra todas as ligações utilizáveis e disponíveis no conector P8. 

68522077_ConectorP8.thumb.jpg.e6f2c7acee26116bf4f0edac17a4590d.jpg

 

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 meses depois...

@alexandre.mbm Quando eu ainda não era membro VIP precisava, porque passado algum tempo eu não conseguia mais editar nada, era impedido por vencer o time e para pedir aos mantenedores que abrissem novamente para mim eu perdia muito tempo e acabava incomodando.

Observe agora que no POST do Telepatch 160/40 isto não aconteceu, eu já sou membro VIP e programo as minhas edições conforme desejar.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • 10 meses depois...
Em 22/11/2021 às 20:09, Ademilton disse:

Como instalar um Gerador de CTCSS ( Subton) no Yaesu FT-230R

 

FT_230R.jpg.2cb6fe9eabf7aa95b48732f37191bc56.jpg

 

Neste post eu mostro como implantar um Decoder opcional neste rádio para torná-lo usual nos dias de hoje já que não se consegue mais encontrar no mercado o dispositivo original.

Durante a análise notei que o projeto do colega ZL2PD funciona, com algumas alterações no circuito do rádio, atende perfeitamente as condições e com boa performance.

Para isto devemos construir o circuito sugerido e descarregar no controlador o Firmware desenvolvido por ele usando o CI ATTiny85.

Como o rádio possui 5V pode ser utilizado, mas eu optei em instalar um conversor CC/CC de 18V/5V em separado, para que o CTCSS não fique dependente da alimentação do rádio,  a lógica do rádio é toda alimentada pelo regulador interno do aparelho e eu não queria comprometê-la.

O botão T.SQ S08 tem por função habilitar ou não a placa de CTCSS, como ele habilita  o 0V, pode se ligar ou desligar a alimentação do conversor CC/CC através dele, ou ainda usar este mesmo botão para cortar ou ativar a saída de sinal de CTCSS da saída da placa de Subton sugerida, através de um micro relé, pensei nisto para  auxiliar quem deseja usar este rádio em APRS. Sendo assim, pode se desabilitar o sinal de subton injetado no modulador do rádio através do conector de acessório P8 ( pino 4 - fio amarelo ) usada para conectar os sinais  da placa de CTCSS original.

Para alterar as freqüências de subton da placa sugerida, é necessário adicionar uma Micro Switch ou usar a tecla T.Call S01 para a seleção das freqüências, esta Micro Switch possui um contato a mais sobrando já aterrado que foi utilizado.

 

image.png.f87019831758581882f68c779ba2d8b0.png

No conector P8 existem vários fios para ativar os sinais de controle da placa de CTCSS original do rádio, ele será utilizado também para a implantação do circuito sugerido, é nele que injetamos o sinal de Subton no pino 4 fio amarelo, os demais fios podem ser utilizados mas eu só aproveitei este pino apenas.

Porém a criatividade do montador é quem determinará o que fazer e como utilizar este recurso.

 

Para a placa sugerida, eu preciso somente dos seguintes sinais:

 

  1. + 5V Conversor CC/CC
  2.    0V
  3.  Sinal de CTCSS
  4.  Micro Switch para seleção da freqüência desejada

 

Nota1: Baixe o manual original do rádio com os esquemas na internet e analise o projeto utilizando os desenhos da YAESU

Nota2: caso hajam, dúvidas quanto a placa de CTCSS sugerida me solicitem. 

Link do idealizador do circuito de CTCSS:  https://www.zl2pd.com

 

Implantado por PU4ASL

 

Placa de CTCSS

CTCSS.jpg

 

 

Seu o seu CTCSS perdeu a frequência setada, faça o seguinte:

Caso seu sistema por vezes saia da freqüência escolhida  e retorne para o início da tabela( 67.0Hz) instale um resistor SMD de 10K na parte inferior da placa no pino 1 (RST), há espaço previsto para ele lá observe com uma lente, depois feche um jump no lado dos componentes entre os pontos S e P, isto fará com que a porta (RST) pino 1 do CI, receba uma tensão positiva do pino 8 através deste resistor e o efeito de perda de freqüência seja eliminado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...