Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não alcanço a velocidade, roteador gigabit


Posts recomendados

Olá pessoal, sempre tive internet acima de 100 MB, só que usava um roteador sem ter porta gigabit, ficava limitado a minha 90 e poucos mbs, ontem chegou meu roteador novo com porta Full gigabit, um c80 da tp link.

 

o modem fica ligado por cabo direto no roteador, uns 7 a 10 m de distância.

 

Minha internet é de 500 MB (no PC que é ligada no cabo direto do modem, chega certinho a velocidade.

 

Percebi que mesmo após colocar o novo modem continuo recebendo somente os 90 e poucos mbs, saberiam me ajudar?

 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, CuriosoRJ disse:

Percebi que mesmo após colocar o novo modem continuo recebendo somente os 90 e poucos mbs, saberiam me ajudar?

 

 

percebeu onde? você disse q no PC chega a velocidade certa porque é ligado direto no cabo

 

onde é que ainda dá 90m?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
40 minutos atrás, CuriosoRJ disse:

Olá pessoal, sempre tive internet acima de 100 MB, só que usava um roteador sem ter porta gigabit, ficava limitado a minha 90 e poucos mbs, ontem chegou meu roteador novo com porta Full gigabit, um c80 da tp link.

 

o modem fica ligado por cabo direto no roteador, uns 7 a 10 m de distância.

 

Minha internet é de 500 MB (no PC que é ligada no cabo direto do modem, chega certinho a velocidade.

 

Percebi que mesmo após colocar o novo modem continuo recebendo somente os 90 e poucos mbs, saberiam me ajudar?

 

obrigado

 

Provavelmente o cabo que liga o roteador ao PC não seja compatível com rede gigabit. Teste outro cabo. Também possível que a placa de rede não seja gigabit ou que os drivers estejam desatualizados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira Olá amigo, exato no PC a velocidade chega correta, bate os 500 MBs, o modem é ligado direto no PC por cabo, fica um do lado do outro.

 

Já do Modem até o Roteador (fica entre uns 7 a 10 metros de distância) neste caso chega no máximo 90 mb, eu testo a velocidade do roteador com o celular pela rede de 5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Math.Pi disse:

 

Provavelmente o cabo que liga o roteador ao PC não seja compatível com rede gigabit. Teste outro cabo. Também possível que a placa de rede não seja gigabit ou que os drivers estejam desatualizados.

 

@Math.PiOlá tudo bom, então realmente tem esta possibilidade do cabo, estou pensando como fazer este teste já que a distância é muito longa e não tenho cabo pra isso, acho que vou levar o roteador pra perto do modem e testar um destes cabos pequenos mesmo.

 

Acho que talvez não seja a placa de rede, pois o modem é ligado direto no PC (fica um do lado do outro) e no PC medindo chega 500 mb no full.

 

Os drivers do roteador estão atualizados.

 

 

Será que pode ter a ver com o MODEM não ter porta gigabit ? tem sentido isso ? o modem precisaria ter porta gigabit também ou não ? o estranho é q o PC ta ligado no modem e fica full 500 mb

2 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

qual é a marca/modelo desse roteador?

 

@rodrigo.dcvieiraé um Tp-link Archer C80 Wireless Mu-mimo AC1900, Full gigabit ports.

 

Será que pode ter a ver com o MODEM não ter porta gigabit ? tem sentido isso ? o modem precisaria ter porta gigabit também ou não ? o estranho é q o PC ta ligado no modem e fica full 500 mb. Pergunto isso porque o modem é bem antigo, deve ter uns 5 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Verifique a ligação do roteador com o modem, os roteadores possuem uma página de status que mostra a velocidade da porta.

 

Se utiliza provedor Claro/NET (Cable) alguns modems possuem apenas uma porta configurada em gigabit, as outras possuem velocidade reduzida. È preciso ver também se já não existe VLAN na internet, alguns acessos usam esse recurso para privilegiar os serviços 3-way, desta forma quando não configurado o outro roteador utiliza uma via de acesso de menor velocidade.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, CuriosoRJ disse:

@rodrigo.dcvieira  exato, por isso estava na dúvida sobre esta hipótese, agora tenho que pensar o que pode ser, será que é o cabo RJ que colocaram pra mim, acho que o próximo passo seria testar o cabo então

 

qual é a especificacao do cabo? acho pouco provavel.. no cabo vem identificando a categoria dele, os mais comuns sao cat5 e cat5e..

 

de qualquer forma eu não consegui entender muito bem qual é o problema ai..

 

você tem o modem q recebe a internet da operadora e nele tá o roteador..

 

quando liga o PC direto no modem sem o roteador, bate os 500 mb no cabo.. mas com o roteador so bate 90...

 

você tá medindo isso com o telefone? se sim, entao pode ser q sua medicao esteja sendo afetada, não? o telefone tem wifi 5ghz? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi Legal, obrigado, vou verificar sim, esta opção de verificar a velocidade da porta eu consigo ver exatamente o que está chegando de uma porta específica do modem ?

 

meu modem é um antigo de uma operadora chamada Sumicity, pode ser essa questão de apenas uma porta gigabit, e por coinscidencia pode ser a que eu estou usando direto no PC e que está chegando 500 mb no PC sem problemas.

 

Será que consigo ver os tipos de portas nas configuracoes do proprio modem não sei

@rodrigo.dcvieira  seria esta situação, eu tenho um modem que fica do lado do PC, e tenho um roteador que fica na sala, o MODEM pro PC é ligado por CABO, a internet fica OK, do MODEM pro roteador também é ligado por cabo, fica um pouco mais longe mas é no cabo também, só que no Modem só chega 90 MB, não chega os 500, eu testo na rede 5ghz e do lado do roteador, meu celular tem suporte, era pra chegar no celular os 500 mb também, mas alguma coisa continua limitando a 90 mb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi entendi, isso eu vejo nas configurações do roteador ? ou também vejo nas configurações do modem  ? Pergunto pois se eu conseguir verificar se a velocidade recebida ta sendo gigabit pelas configs do roteador seria mais fácil, pois é mais novo e o acesso melhor, se tiver que ir no modem tenho que ver como acessar ele ainda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi

@rodrigo.dcvieira

@Math.Pi

 

pessoal, fiz estes testes agora em casa:

 

1) Testei duas portas do modem direto no PC e bateu os 500 MB como sempre, fiz isso pra ver se era defeito em uma das portas ou se o modem tinha apenas uma porta limitada, não foi o caso

 

2) Testei nestas mesmas duas portas do modem dois cabos cate5 ligando direto no roteador (nos 15m de distância), os dois cabos nestas portas continuam dando 90 MB de velocidade mediando no 5ghz do lado do roteador.

 

3) levei o roteador full gigabit pots pra do lado do modem e conectei eles diretamente utilizando um cabo curto CAT 5E. A velocidade do teste via wi fi 5ghz do lado do roteador aumentou para 250 MB (internet contratada de 500), sendo que, conforme já mencionado, fazendo a mesma ligação modem pro PC também um do lado do outro bate os 500 mb medindo no site pelo PC.

 

Ou seja, chegar o roteador pra perto do modem aumentou a velocidade, isso quer dizer que a distância pode estar dando interferência ? Quando a velocidade da 90 MB há uma distância entre o modem e o roteador de uns 15 metros de fio, ouvi dizer que pra começar a ter perda teria que ser mais de uns 50 metros, não sei se realmente seria assim.

 

E outro detalhe, porque será que está limitando a 250 MB quando o roteador está do lado do modem, testando na rede 5ghz do celular? Isso está parecendo uma limitação no roteador que não consegui achar mas configurações, uma vez que já confirmei que o modem entrega 500 mb quando ligado direto no PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, CuriosoRJ disse:

E outro detalhe, porque será que está limitando a 250 MB

3 celulares com Wi-Fi de 5 GHz e o que eles tem de diferente ? preço, o celular mais caro da foto atingiu 300 Megas de velocidade em quanto o mais baratinho atingiu somente 121 megas.

 

Tem que prestar atenção nisso tambem !!!

64ea2765-fe3f-42bb-91be-ed2f917099ea.thumb.jpg.ce933ea5c73f05fd1dee70ea7d4f7b47.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tio Chang disse:

3 celulares com Wi-Fi de 5 GHz e o que eles tem de diferente ? preço, o celular mais caro da foto atingiu 300 Megas de velocidade em quanto o mais baratinho atingiu somente 121 megas.

 

Tem que prestar atenção nisso tambem !!!

64ea2765-fe3f-42bb-91be-ed2f917099ea.thumb.jpg.ce933ea5c73f05fd1dee70ea7d4f7b47.jpg

 

Verdade tem isso também, já fiz testes assim em outras oportunidades e realmente da diferença dependendo do celular.

 

De qualquer forma como não consegui resolver a questão dos 90 MB quando estão longe o modem do roteador vou devolver o roteador e pedir o dinheiro de volta, já que pra mim não adiantou nada pegar um roteador gigabit porque está entregando a mesma velocidade do roteador que não era gigabit 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...