Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placas de vídeo pcie 4.0 e pci 3.0 encaixa em slot pci express x16?


Posts recomendados

Pessoal, boa noite! Espero que esteja tudo bem com vocês.

 

Basicamente minha configuração atual é:

AMD Ryzen 7 AM4 1700 8 Cores 3GHz

16GB de RAM DDR4 2133MHz (2 memórias de 8GB)

Radeon RX470 Graphics (Meu gargalo, pois jogando o BF2042 hoje, uso 100% dela e a temperatura beira os 80° e ventoinha chega aos 2300RPM)

placa-mãe GIGABYTE GA-AB350M-D2

Fonte GX BRONZE 550W

HD SSD 120GB (SDSSDA120G)

HD SATA 500GB (ST500DM002-1BD142)

 

Vi que o meu Ryzen 7 1700 possui versão do PCI Express PCIe 3.0 x16 Memória DDR4.

 

O SLOT dela, no caso, PCI EXPRESS X16 'aguentaria' uma placa PCIe 3.0 com 100% do rendimento?

 

Acima disso, o meu gargalo seria o PROCESSADOR, né?

 

Se eu quisesse uma placa de vídeo PCIe 4.0 com 100% do rendimento, teria que ter um processador com essa versão PCIe 4.0, correto?

 

Outra coisa... O termo PCIe 4.0 e PCIe 3.0 é uma versão, né? E não um SLOT, correto?

 

Eu fiz confusão achando que PCIe 4.0 e 3.0 fossem SLOTS e achei que não entrariam em um PCI EXPRESS X16. Rs...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ticonirvana

 

O "x4", "x8", "x16" é o tamanho físico do slot.. Literalmente.. O "3.0", "2.0", "4.0" seria a versão.. Aqui, muda a quantidade de dados, que pode trafegar pelo slot..

 

Dito isso, essas duas características não tem importância, quanto o assunto é levar uma placa de vídeo.. O que importa é a capacidade da CPU, de processar e enviar informações pra placa de vídeo, gerar os quadros, pra mostrar no seu monitor.. Um exemplo

 

image.thumb.png.988b76610ff717b035468e081b6223da.png

 

As 4 placas de vídeo do teste acima são PCI-EX 4.0, mas só o R5 3600X e 5600X, tem compatibilidade pra PCI 4.0.. O desempenho com as RX foi idêntico.. Com as RTX, já tem diferenças significativas pois, conforme os Ryzen foram evoluindo, foram ganhando mais "força bruta", pra lidar com placas mais potentes..

 

É isso apenas que importa: desempenho do processador..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso, com o Ryzen 7 1700 e SLOT da minha placa-mãe sendo PCI EXPRESS X16, encaixaria de boa as placas de vídeo PCIe 4.0 ou PCIe 3.0...

 

Só que a PCIe 4.0 não seria 100% utilizada, visto que meu processador só da suporte pra PCIe 3.0...

 

Obrigado pela resposta!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...