Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC parou de ligar do nada


Ir à solução Resolvido por tchagas,

Posts recomendados

Bom dia, ontem tentei ligar meu PC e não tava dando sinal de nada, ao abrir verifiquei que ele dava um sinal por 1s e logo desligava tudo (fonte, processador), e pra isso acontecer novamente preciso desligar na tomada e testar novamente, nesse 1s ele acende a luz do processador do autodiagnóstico e apaga tudo, estou acreditando ser a placa-mãe pois se fosse o processador o certo seria a placa ligar normalmente, incluindo o fan e ficar com a luz vermelha acesa indicando o problema no processador? mas a energia some completamente após esse 1s, testei a fonte em outro PC e funcionou normalmente, e não tenho outra placa-mãe compatível pra testar o processador, vou levar na assistência e pagar um valor só pra ter o diagnóstico e saber qual componente deu problema pra depois acionar a garantia, pois comprei as peças individualmente na kabum...

 

Alguém tem ideia do q pode ser antes de levar na assistência? ouvi dizer q é mt difícil um processador da problema, unica coisa q esta me incomodando é essa luz vermelha na cpu do autodiagnóstico mesmo q por 1s antes de desligar.

Quando abri o processador a pasta térmica estava toda grudada, tive q enxer de alcool etílico pra retirar.

Nunca fiz overclock nem nada, sempre utilizei de fábrica, unico problema é que sempre usei ele aberto, acho q pode ter entrado algum substância ou oxidado não sei...

 

Config:

Ryzen 5 3600x

Cooler wraith prism do Ryzen 7

16GB DDR4 3200MHz

RTX 2060 GALAX WHITE

SSD NVMe 240GB

 

Obrigado por toda ajuda posterior.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte irmão, tem chances de ser sua placa-mãe, passei por um problema semelhante onde meu computador desarmou, e depois de um tempo não conseguia ligar ele de jeito nenhum, tive que substituir a placa-mãe. Faça o seguinte, teste componente por componente para não se precipitar, comece pelo HD, e vá indo testando componente por componente.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Pode levar em uma assistencia, pode ser algum curto no 12v do processador. Igual colega acima falou, um teste poderia testar com cada componente. voce não especificou sua fonte, qual seria o modelo da mesma, caso não seja uma fonte de boa qualidade, usar uma outra para fazer os testes.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrenoGouvria @tchagas do nada me veio na cabeça de testar novamente mesmo após um dia inteiro, tentei ligar sem o cabo 12v do processador e funcionou, obviamente não vai dar vídeo por estar sem esse cabo, um amigo me disse que a solução é saber qual mosfete deu curto e retirá-lo numa assistência, mas ela ainda ta na garantia pela Kabum, nunca acionei o  RMA deles, vale a pena solicitar? ou é melhor levar numa assistência e resolver por 200 reais? maioria das vezes q acionei RMA de informática demorou semanas por ter q enviar e etc, o que me recomendam?

 

fonte é uma corsair CX500, placa-mãe é uma b450 aorus m da gigabyte.

 

outra coisa, há um motivo pra isso ter acontecido ? talvez usar o PC aberto ou isso é bem comum acontecer mesmo sem ter feito nada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Jonas Chagas disse:

@BrenoGouvria @tchagas do nada me veio na cabeça de testar novamente mesmo após um dia inteiro, tentei ligar sem o cabo 12v do processador e funcionou, obviamente não vai dar vídeo por estar sem esse cabo, um amigo me disse que a solução é saber qual mosfete deu curto e retirá-lo numa assistência, mas ela ainda ta na garantia pela Kabum, nunca acionei o  RMA deles, vale a pena solicitar? ou é melhor levar numa assistência e resolver por 200 reais? maioria das vezes q acionei RMA de informática demorou semanas por ter q enviar e etc, o que me recomendam?

 

fonte é uma corsair CX500, placa-mãe é uma b450 aorus m da gigabyte.

 

outra coisa, há um motivo pra isso ter acontecido ? talvez usar o PC aberto ou isso é bem comum acontecer mesmo sem ter feito nada?

Manda pra garantia, melhor ficar uns dias sem. Mosfet pode ter esquentado muito, ou veio com avaria de fabrica mesmo, ao com seu uso ele morreu de vez. Manda para garantia, muito melhor usar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, tchagas disse:

Manda pra garantia, melhor ficar uns dias sem. Mosfet pode ter esquentado muito, ou veio com avaria de fabrica mesmo, ao com seu uso ele morreu de vez. Manda para garantia, muito melhor usar!

 

vou acionar, ***** q n tenho outro PC reserva e pelo q li nos fóruns, o rma da kabum é um lixo, tem casos que demoraram 2 meses pra dizer que não podiam trocar, eu vi que a solução é bem simples, só trocar o mosfet ou retirá-lo, de qualquer forma vou aguardar um retorno deles...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...