Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurar as ventoinhas da GTX 1060 3GB de forma a não reduzir a vida útil

Posts recomendados

Olá! Tudo bom ?

Estou aqui pra pedir a ajuda de quem entende mais do que eu sobre isso numa questão relacionada à potência de rotação dos fans da minha placa de vídeo.

Faz algum tempo que eu consegui montar meu PC Gamer, e com muito esforço eu to cuidando ao máximo pra não ter qualquer tipo de problema nele. Limpo periodicamente ele (a cada duas semanas) pra evitar poeira estragando peças e etc. Mas recentemente, por causa do calor infernal aqui em casa, ele tem começado a desligar repentinamente em picos de temperatura (o que eu acredito que é normal), principalmente durante o dia quando o calor é insuportável. 

Eu então tenho evitado jogar durante o dia quando está muito quente, mas recentemente percebi que o cooler da minha placa de vídeo (uma NVIDIA GeForce GTX 1060 3gbs EVGA) dificilmente têm rodado, mesmo quando estou jogando. Cheguei a pensar que talvez fosse problema na placa ou no fan dela, mas após limpar e ver que estava tudo devidamente limpo e conectado, percebi que não era bem esse o problema. Ao iniciar o MSI Afterburner, consegui fazer os fans rodarem com nenhum esforço, mas agora me vem a preocupação em relação à potência segura a se deixar.

Normalmente tenho deixado em 70%~80% a velocidade dos fans da placa de vídeo (de acordo com o quão quente o ambiente tá) e isso reduziu em muito a temperatura, mas não entendo se isso está reduzindo a vida útil da placa ou aumentando a possibilidade de ela acabar estragando. Qual seria o limite dessa placa ? Ou, então, uma potência segura para se deixar a velocidade dos fans sem superaquecer e desligar o computador. Eu realmente não entendo muito sobre limites de temperatura de peças, então não sei bem como eu poderia configurar uma curva de velocidade de acordo com a temperatura, como um colega havia comentado comigo.

Deixei em anexo um print

Screenshot_3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fixar uma rotação vai aumentar a variação térmica e fazer a placa estragar mais rápido. Faça uma curva, sugiro que inicialmente coloque 0% em 50 graus e 100% em 75 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Ferox Graxaim alterou o título para Configurar as ventoinhas da GTX 1060 3GB de forma a não reduzir a vida útil

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!