Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para otimizar o desempenho de iGPU via painel de controle AMD


Posts recomendados

Com o aumento da procura de vídeo integrado AMD, muitos estão relatando problemas de desempenho onde teoricamente se comparado a setups similares, está abaixo da média. Devo ressaltar que as dicas serão exclusivamente sobre o painel de controle AMD Radeon, tendo como experiência meu uso em um notebook com um Ryzen 5 2500U e Vega 8. A versão do driver como referência será a 21.10.2.

Vamos lá!

  • Abra o painel de controle da AMD Radeon, na qual você o encontra clicando com o botão direito no mouse em sua área de trabalho.
  • No painel, clique no símbolo de configurações (engrenagem, no canto superior direito)
  • Na aba sistema, desabilite tudo na coluna esquerda e deixe a "Versão de software preferida" como "Apenas recomendado". Você se quiser pode também habilitar procurar atualizações, mas no meu caso, já me aconteceu de baixar e instalar uma nova versão que não teve compatibilidade com o vídeo integrado. Eu geralmente uso o DDU para remover um driver velho e instalar um novo baixando diretamente do site de AMD.
  • Na aba placa gráfica, deixe tudo desabilitado, pois as tecnologias como o Radeon Anti-lag e Chill tendem mais a atrapalhar o desempenho do que ajudar de forma geral. A opção de V-sync é opcional, mas por padrão seria o "Desativado, a menos que o aplicativo especifique.
  • Em Tela, todas as opções serão a seu gosto, mas sugiro desabilitar o Vari-Bright para não ocorrer variações de luminosidade em seu monitor, o que poderia atrapalhar e muito sua jogabilidade.
  • Depois vá até Desempenho, desabilite as métricas e no intervalo de amostras, coloque 5. Sinceramente não sei se isto de fato afeta alguma coisa, mas quanto menos interação com os jogos, melhor.
  • Em Preferências, apenas desabilite tudo, nada ali realmente vai ajudar de fato, sem contar que assim deixa o painel de controle bem limpo e longe de propagandas.

 

Até agora este foi meu jeito de tentar obter o maior desempenho possível sem recorrer a outros tipos de otimizações, como alterações no sistema, overclock forçado, etc.

Espero que com estas dicas haja alguma melhora no desempenho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou te falar a verdade, aqui no BF4 não teve diferença nenhuma, inclusive senti alguns stutterings, o jogo ficou menos serrilhado, como se estivesse com o anti-aliasing ligado, mas não está, isso eu gostei, deixava o AMD Super Resolution e o Aprimoramento de imagens ligado.

 

Super Resolution

image.thumb.png.408ec5de16e2be1b2ce0ea1229c095ce.png

 

Nativo

image.thumb.png.590ab44da4b1074e55aaa40ad9dbc54b.png

 

A compressão não ajuda muito, mas acho que dá pra ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse

Super Resolution permite setar o tamanho da tela maior do que a nativa do monitor, dai então comprime para caber na tela, e é claro, vai necessitar mais poder gráfico.

Algumas coisas ali como aprimoramentos eu sinto o contorno dos objetos mais "afiados" e pixelados. Não sei qual a meta que a AMD tende com isto, mas eu particularmente prefiro tudo ao nível padrão.

 

Esqueci de mencionar algo na aba Placa gráfica, ali em Avançados. Eu coloco tudo padrão ou desativado se possível, e no que não tem estas opções, deixo na primeira escolha, porém a única exceção é o Buffer Triplo ativado.

 

2 horas atrás, Pepse disse:

não teve diferença nenhuma, inclusive senti alguns stutterings

Poxa, que pena. Vi que você tem um 2200G, e talvez possa ser o fato da parte de seu CPU como "processador em si" já no talo. O notebook aqui é um 2500U, 4c/8t e funciona muito bem como função de processador, chegando a sobrar em vários jogos, mas o vídeo integrado dele é bem fraco.

Se souber a média exata de FPS que está tendo no BF4, pode tentar um teste fazendo uma configuração própria para o jogo no painel de controle e ativando a opção Chill para uns 5 quadros a menos do que consegue, sendo o mesmo valor tanto para mínimo como máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...