Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu PC à vezes liga às vezes não liga


Posts recomendados

boa tarde,

 

                Tenho um PC montado ano passado, processador AMD raizen 5 3400, placa de vídeo vega 11 integrada, placa-mãe gigabyte A320M-S2H, fonte CX 450 Corsair, 02 pentes de memória de 8gb Crucial, SSD bx500 Crucial. A questão é que, do nada, ele tem dias que ele não liga. Dou umas 4 horas ae ele resolve ligar. Nos três dias seguintes, ele liga normalmente e, de novo, no dia seguinte não liga de novo! Já virou um ritual. Como eu tenho um outro PC antigo, recorro a ele quando o titular resolve não ligar. Já levei em um técnico que fez todos os testes de fonte, slots com memória alternada, pasta térmica no processador, botão do power, cabos, e ele chegou a conclusão que seria um problema de placa-mãe, porém como ele não é especialista em mexer com trilhas, capacitores e tensão elétrica, recomendou-me procurar um. Como a placa não tem nem dois anos, estou propenso a tentar resolver primeiro essa questão antes de comprar uma outra placa. Alguém que já teve esse problema de intermitência poderia me dar uma luz?? Aguardo ajuda de vcs. Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@marcos eduardo monteiro

 

O seu técnico fez um teste de bancada com a placa-mãe fora do gabinete ?

Não fez pois ele não é tecnico em eletronica, apenas monta computadores. Ele me recomenfdou fazer esse teste de bancada mas pediu pra eu avaliar se o custo vai compensar e se não seria melhor investir em outra placa. Mas e se o problema for diagnosticado em outro componente que não seja a placa-mãe????

16 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@marcos eduardo monteiro

 

O seu técnico fez um teste de bancada com a placa-mãe fora do gabinete ?

 

@Alex Weiss a placa já tem 1ano e meio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente isso é um defeito das placas-mãe para processadores de 2 e 3 geração. Eu tenho uma b450 e tem o mesmo problema. Tem relação com umidade, chipset, processador, solda fria, etc. O problema é de fábrica.

 

Coisas que tu pode fazer para o PC ligar:

 

- Passar um secador de longe pra tirar a umidade da placa e depois apertar power

ou

- Encostar com uma pinça ou qualquer outro tipo de metal que esteja em contato com seu dedo seco (sem umidade, suor) em um dos cristais osciladores que fica na região do PM da placa. Após apertar o power você encosta em 1 ponto sem fechar circuito. Se não conseguir pela frente, tente ir na solda da parte traseira da placa. Na sua placa você vai encontrar esses cristais nessa região em destaque:

 image.png.02638878ab0feef24abc57b3c48a94fd.png

 

Como mágica sua placa-mãe vai inicializar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thalesmarcel te agradeço muito a dica. Realmente, eu tenho ligado o PC direto e ele tem respondido bem, mas, de vez em quando, ele não liga! Já dei uma olhada na plca e não notei nenhum capacitor estufado. Para descobrir o problema de fato, só um técnico que trabalhe efetivamente com essa questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...