Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2 suporta o Ryzen 5 3600 ?


Posts recomendados

Tudo bem pessoal ? Então, atualmente as configs do meu PC são as seguintes:

 

Processador: AMD Ryzen 3 2200G, Cooler Wraith Stealth, Cache 6MB, 3.5GHz (3.7GHz Max Turbo), AM4 - YD2200C5FBBOX

2xMemória: HyperX Fury, 8GB, 2400MHz, DDR4, CL15, Preto - HX424C15FB2/8

Placa-Mãe: Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, AMD AM4, mATX, DDR4

Fonte: Aerocool 500W 80 Plus Bronze KCAS-500W EN53367

HD: Seagate BarraCuda, 1TB, 3.5´, SATA - ST1000DM010

SSD: KingSpec 256GB

Placa de vídeo: ASRock Phantom Gaming D Radeon RX570 4G, GDDR5

 

Porém percebi que a um tempo o Ryzen 3 2200G tá dando alguns gargalos com a Rx570, logo resolvi fazer um upgrade e estou pensando no Ryzen 5 3600. 

Chequei minhas BIOS e ela estava na versão F31, logo atualizei a mesma pra versão F40, que suporta os processadores da 3 geração, porém não se é uma boa ideia colocar o Ryzen 5 3600 nessa placa-mãe, vi em alguns fóruns e algumas pessoas me falaram que ele é muito potente pra essa placa e que talvez ferrasse com o PC inteiro, outros me falaram que ela ia esquentar demais e como a placa não possui um bom VRM iria ferrar tudo, e até que o processador funciona utilizando uma certa frequência que a placa não dá suporte, assim queimando ambos, fiquei meio perdido com tanta coisa por ai e não sei mais bem o que fazer, gostaria da opinião de vocês sobre esse upgrade :D.

 

OBS: O upgrade seria para um: AMD Ryzen 5 3600 Cache 32MB 3.6GHz(4.2GHz Max Turbo) AM4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo, acho que vou comprar o Ryzen 5 3600 mesmo e instalar nela assim que chegar, já sobre a fonte, o que exatamente teria de errado com ela ? Caso eu compre o Ryzen 5 3600 agora, creio que só vou ter dinheiro pra uma Fonte nova talvez pra metade de 2022, acham que é possível esperar esse tempo pra isso ? Talvez caiba no meu orçamento um Ryzen 5 1600 + uma fonte boa, ou posso até ficar um pouco endividado e pegar o 3600 + fonte mesmo.

 

OBS: Aceito recomendações de fonte para o setup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Henry Cavalcante disse:

o que exatamente teria de errado com ela ?

 

O mesmo que tem de errado com as famigeradas fontes-bomba: construção ruim e baixa qualidade dos componentes internos. Você arrisca a integridade do restante do seu hardware alimentando-os com energia proveniente dessa pequena sucata.

 

Para setups de entrada iguais ao seu, tem opções no mercado como Pichau Nidus, Superframe, Corsair CX (o modelo CV também é decente, embora inferior), Cooler Master MWE, XPG Pylon, etc. 400W já vão dar conta da sua configuração com folga, mas convém pegar uma fonte com potência de pelo menos 500W, pra te dar uma margem em futuros upgrades. 

 

14 horas atrás, Henry Cavalcante disse:

Talvez caiba no meu orçamento um Ryzen 5 1600 + uma fonte boa, ou posso até ficar um pouco endividado e pegar o 3600 + fonte mesmo.

 

 

Assim, se você tá buscando custo-benefício, hoje, eu te diria pra passar longe de Ryzen 5 3600 e 1600 aqui no Brasil. Há processadores que entregam performance similar ou melhor, por valores idênticos ou um pouco maiores. O 3600 ainda estava valendo a pena comprar no AliExpress, quando era encontrado, novo, por volta dos R$800,00 - R$900,00, mas como houve uma redução a produção desse CPU diminuiu nos últimos meses (e o dólar aumentou consideravelmente), ele encareceu bastante mesmo na China. O Ryzen 5 2600, por volta dos R$700,00 no AliExpress, me parece um custo-benefício melhor em comparação a ambos os citados. Depois dele, você tem o 10400F por volta dos R$1000,00 no Brasil (performance bem próxima do 3600, mas te obrigaria a mudar de plataforma), o 10600KF (melhor que o 10400F, mas com o mesmo ônus), o 5600G (consideravelmente melhor que o 3600, e frequentemente encontrado entre R$1500,00 - R$1600,00 no Brasil, e R$1400,00 no AliExpress) e o 5600X, que é um pouco mais caro, mas é facilmente um dos melhores processadores da geração. 5600G e 5600X precisariam de uma placa-mãe pelo menos com chipset B450 para funcionar, ou seja, te obrigariam a trocar de placa-mãe também. 

 

Resumindo: pra você que está limitado aos Ryzen 3000, imagino que a melhor opção, pensando exclusivamente em custo-benefício, seja o Ryzen 5 2600, naquele preço mencionado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a fonte, vou comprar a Corsair CV450, 450W, 80 Plus Bronze, realmente dei uma procurada nos vídeos da TecLab e a CKAS é horrivel, essa da corsair me parece muito boa, e passou nos testes deles, já sobre processadores ainda estou um pouco em duvida, como talvez eu fique meio preso a essa placa-mãe, tenho poucas opções, creio que só vou poder trocar ela no final de 2022 juntamente com a placa de vídeo e memórias, a 3600 tá atualmente 1700 na Kabum, a 1600 tá 1100 e a 2600 tá indisponivel em práticamente todas as lojas no BR, não me confio muito em compras no Aliexpress também, mudar para intel seria uma boa opção também, mas fico preso por conta da placa, não sei muito bem qual pegar agora

Eu também poderia fazer uma forcinha a mais e comprar tanto a fonte da corsair quanto o Ryzen 5 5600X, sairiam por 2400 ambos, pegando o 3600 e a fonte sai 2050

Tipo, eu quero um processador bom que aguente o ano de 2022 inteiro com a Rx570, sem gargalos e tendo boa performance, pra em 2023 eu trocar tanto a placa-mãe, quanto placa de vídeo e memórias, minha meta para 2023 é uma 3060, no caso eu já teria um processador ao nível desses upgrades no ano que vem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sua B350 ainda não possui suporte para os Ryzen 5000, mas eu acho que já já devem estar lançando uma BIOS oferecendo suporte. Pois tanto a ASUS quanto a Gigabyte já estão oferecendo esse suporte para as placas A320 que é uma placa inferior a essa sua B350, então não faz sentido ela não ter suporte tambem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não diria que é urgente não, é que ele ta gargalando bastante, em bastantes jogos o FPS fica variando de 120-140 e as vezes cai até pra 40 e sobe super rápido, eu já venho convivendo com isso a um tempo, mas enche bastante o saco. E atualmente tem bastantes comentários de que as coisas vão subir de novo, etc etc, fica tudo uma incógnita, isso me deu uma vontade a mais de fazer a troca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alan Flanklyn Eu vi, no caso como eu vou comprar parcelado, sai mais ou menos 1500, o Ryzen 5 3600, os preços da amazon estão bem melhores que da Kabum

Acho que irei no Ryzen 5 3600 mesmo pessoal, mesmo pagando 1500, é o melhor preço atualmente e com a variação do mercado pode até acabar subindo, não se sabe, mas de toda forma acho q mesmo pagando caro vale a pena, já que pretendo passar uns 3-4 anos com ele, obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...