Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo aumentar a vram e ativar o perfil xmp antes de instalar o windows?


Posts recomendados

Gostaria de saber se faz alguma diferença aumentar a vram depois do windows ja instalado, ou se é melhor aumentar ela antes, e a mesma coisa para o xmp. Faz alguma diferença mexer nessas funções antes de instalar o windows?    
Meu processador é um Ryzen 5600g, minha placa-mãe a520m ds3h e Memória XPG Spectrix D45G, RGB, 8GB, 3600MHz  (2x8gb)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Citação

 Faz alguma diferença mexer nessas funções antes de instalar o windows?    

 

O perfil XMP é mais voltado ao Overclock, se não vai trabalhar com Overclock em seu PC não vejo muito sentido em ativar essa função, isso vai de usuário para usuário. . Mas caso tenha mais dúvidas, você pode dar uma olhada aqui no Fórum na área de Overclock. Se não tem conhecimento sobre a função, sugiro a procurar mais informações antes de ativer e alterar os padrões da mesma. 

 

A VRAM é uma memória usada para armazenar os dados de imagem que o computador está exibindo, atuando como um buffer entre o CPU (Processador)  e a sua placa de vídeo. Quando uma imagem deve ser exibida na tela, essa a imagem é lida primeiro pelo processador e depois gravada na VRAM.

 

Quando colocamos pra rodar um jogo com qualidades gráficas bem altas, a VRAM seria responsável por deixar tudo funcionando, quanto mais pesado o gráfico do jogo, mais VRAM é necessária. As placas de vídeo off-board hoje já vem com boas quantidades de VRAM, claro que quanto melhor a placa de vídeo, melhor o desempenho que ela tem a oferecer. 

 

No caso do vídeo on-board, deve-se lembrar que dependendo dos ajustes realizados ali, você precisará de mais memória e poder de processamento em seu PC, já que não consta com um processador separado para realizar o processamento dos jogos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Dj Rayke O perfil XMP é um OC de fábrica. Para os Ryzen, é um bom ganho de desempenho e não exige nenhuma configuração extra.

2 horas atrás, Bernardo Pimentel Biacchi disse:

Gostaria de saber se faz alguma diferença aumentar a vram depois do windows ja instalado, ou se é melhor aumentar ela antes, e a mesma coisa para o xmp. Faz alguma diferença mexer nessas funções antes de instalar o windows?   

Tanto faz. Não muda nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Citação

O perfil XMP é um OC de fábrica. Para os Ryzen, é um bom ganho de desempenho e não exige nenhuma configuração extra.

 

 

@Math.Pi

 

Por isso mesmo mencionei, não vejo sentido mexer nele... No note que tenho, deixo desabilitado, já que são tarefas cotidianas e não rodo jogos, na minha visão não mudou em nada nas aplicações default do meu uso diário, mas como mencionando, isso vai de gosto e do trabalho do PC para a pessoa. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...