Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Para raios e aterramento doméstico


Avanrj
Ir à solução Resolvido por lucas35,

Posts recomendados

Como em várias cidades do Brasil, casas vem sido substituídas por prédios. Aqui não foi diferente. Mas tive uma surpresa ao ver que a primeira haste de aterramento do Para-raios do prédio  construído dista seis metros do meu triangulo de hastes de aterramento doméstico. Com esta distância, será que corre algum risco de ter algum retorno do raio pelo meu aterramento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Avanrj

 

Não duvido que possa atingir suas coisas pois, dependo do raio, os aparelhos de todo o prédio correm risco.

 

O ideal, a meu ver, é tirar tudo das tomadas antes de chegarem os raios e esperar passar ( coisa de 10 ou 15 minutos normalmente ). É esperar a tempestade passar.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Avanrj disse:

Como em várias cidades do Brasil, casas vem sido substituídas por prédios. Aqui não foi diferente. Mas tive uma surpresa ao ver que a primeira haste de aterramento do Para-raios do prédio  construído dista seis metros do meu triangulo de hastes de aterramento doméstico. Com esta distância, será que corre algum risco de ter algum retorno do raio pelo meu aterramento?

 

Não há risco. 

Em alguns casos não há separação, o aterramento do para-raio é feito junto com o do circuito de energia, e as estruturas.

O que irá danificar seus aparelhos é a descarga na rede elétrica, nesse caso para proteção é desligar os aparelhos da tomada ou a instalação do DPS.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Sua pergunta é pertinente e eu não sei respondê-la. Mas eu não confio integralmente em nenhuma das duas respostas acima. Cada uma vai para um extremo.

 

Resumindo, não há nenhum risco aterramento de para-raios próximo á qualquer outro aterramento. 

 

Não há nenhum "extremo" aí, é norma. Se der uma lida em: equipotencialização de aterramento, vai entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela norma, não é legal usar o aterramento para proteção de descargas elétricas para qualquer outro fim, da mesma forma que também não é legal usar o aterramento do neutro da concessionária, que fica na caixa de medição. São de uso exclusivo.

 

Em geral, a distancia entre aterramentos deve ser o dobro do comprimento das hastes de aterramento, como na maioria dos casos se usa hastes de 2,4 metros, a distancia mínima seria 4,8 metros, como no seu prédio essa distancia é de 6 metros não há problema.

 

Obs: Há de se levar em conta a resistividade do solo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, caolne disse:

não é legal usar o aterramento para proteção de descargas elétricas para qualquer outro fim, da mesma forma que também não é legal usar

 

Não é usar, é equipotencializar.

 

1 hora atrás, caolne disse:

da mesma forma que também não é legal usar o aterramento do neutro da concessionária, que fica na caixa de medição. São de uso exclusivo

 

Esse é chamado aterramento TN-S é legal e esta na norma. Pode não ser o mais indicado mas não é proibido.

38 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Existe alguma coisa sobre a geração de "abalos" eletromagnéticos na redondeza. Drenar um raio não é como drenar uma fase.

 

Quando um raio toca o solo ou é descarregado é gerado um campo eletromagnético na área a um perímetro de varios metros, afetando não só o solo mas como todas as estruturas, independente de aterramento.

Toda carga elétrica tende a "fugir" para a terra, mas não tende a fazer o caminho inverso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores,.como leigo agradeço as respostas,.mas não consegui chegar a uma conclusão.

 

Considerando as hastes de aterramento do prédio construído do lado da minha casa e a distância de 6 metros entre a haste do para raio e o meu aterramento, tenho riscos de perder meu computador,.minha TV e outros eletro-eletronicos e eletrodomésticos que possuem o terceiro pino? Meu aterramento virou um perigo ao invés de segurança?

 

Ou tanto as hastes do para raio quanto os do meu aterramento direcionam a eletricidade para o solo e não na direção contrária, pelos fios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, lucas35 disse:

Toda carga elétrica tende a "fugir" para a terra, mas não tende a fazer o caminho inverso.

 

1 hora atrás, lucas35 disse:

...afetando não só o solo mas como todas as estruturas, ...

 

Como seria essa "afetação"?!

 

5 minutos atrás, Avanrj disse:

Ou tanto as hastes do para-raio quanto as do meu aterramento direcionam a eletricidade para o solo e não na direção contrária, pelos fios?

 

Eu não acredito na totalidade desse determinismo. Se existe uma "resistividade do solo", parece-me que também haverá como uma capacitância útil a retorno. Estou especulando; fazendo a deixa para os entendidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Avanrj disse:

tenho riscos de perder meu computador,.minha TV e outros eletro-eletronicos e eletrodomésticos que possuem o terceiro pino? Meu aterramento virou um perigo ao invés de segurança?

 

Não, nenhum perigo, pode ficar tranquilo. 

52 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Como seria essa "afetação

 

Estática, campo eletromagnético 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@alexandre.mbm

 

Procure tirar das tomadas

e fique num lugar seguro e espere a tempestade passar que não costuma demorar muito

Então posso processar a construtora pois depois do para-raios dela eu tenho que "correr para as montanhas" toda vez que tiver uma tempestade? 😳

 

 

19 minutos atrás, lucas35 disse:

Oferece riscos sim, a questão que nestes casos aterramento não é capaz de proteger. No caso do campo eletromagnético nos aparelhos eletrônicos, só uma blindagem .

 

Estes casos não tem nada a ver com o raio seguir a fiação do meu terra para dentro de casa né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Avanrj disse:

não tem nada a ver com o raio seguir a fiação do meu terra para dentro de casa ?

 

O foco do tópico estaria aí. Eu continuo com receio. As respostas estão evasivas. Correr para desconectar tomadas não é solução. O autor do tópico descreveu uma estrutura física...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
4 horas atrás, Avanrj disse:

 

Estes casos não tem nada a ver com o raio seguir a fiação do meu terra para dentro de casa né?

 

Não não, nesse caso pode ficar despreocupado. 

Como eu disse, a corrente elétrica, seja ela das fases ou de um raio, tende a ir em direção a terra que é o menor potencial, mas não faz o sentido inverso, indo em direção aos seus equipamentos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Avanrj

 

Você é que sabe, eu no teu lugar tirava das tomadas e ficaria distante delas esperando passar a tempestade. É claro que nem sempre dá pra fazer isso mas é uma segurança a mais.

 

Procura acessar o ELAT para saber mais

 

 

Segundo o ELAT:

 

O QUE NÃO FAZER SOB OS RISCOS DE UMA TEMPESTADE DENTRO DE CASA: 

 

• Utilizar equipamentos elétricos ligados à rede elétrica ou ficar perto de tomadas;

• Falar ao telefone com fio ou utilizar celular conectado ao carregador;

• Tomar banho em chuveiro elétrico; 

Ficar próximo a janelas e portas metálicas;

• Ficar próximo à rede hidráulica (torneiras e canos).

 

Embora durante uma tempestade seja mais seguro estar dentro de casa do que ao ar livre, essa é segunda circunstância em que mais morrem pessoas por raios no Brasil, com 21% das fatalidades.

 

Mas nem todo mundo consegue construir um bunker. Entendo a preocupação e não existe risco zero na vida. Há probabilidade de cair um meteoro sobre sua casa, existe probabilidade da dinamica do núcleo da terra alterar e criar uma fratura sob a sua cas, existem varias probabilidades. A pergunta aqui foi se a probabilidade de dar ***** aumentou ou é indiferente e pelo que entendi, há maior risco de o raio atingir a rede eletrica que voltar pelo aterramento.

 

Em tempo: nem o ELAT tem resposta conclusiva sobre estas questões do aterramento. Parece que as normas não conversam entre elas enquanto o território urbano se adensa absurdamente, levando a esta competição pelo espaço. Todas as normas se referem a como fazer o aterramento, mas não como lidar com o que tem ao redor. Estou vendo a hora que uma haste de aterramento vai ser colocada a poucos metros de um tanque de combustível subterraneo de um posto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
2 horas atrás, Avanrj disse:

Curiosamente com a tempestade que caiu aqui no Rio de Janeiro há dois dias atrás fez o teste pratico. o Raio caiu (ou subiu - piada da área) e tudo ficou tranquilo.

O raio pode não ter caído no seu prédio ou pode ter sido de pouca intensidade. Quando cai perto estoura como uma bomba, uma explosão.

Eu não confiaria meus aparelhos na rede elétrica em caso de tempestade ainda pra mais eletrônicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 15/12/2021 às 17:39, Henrique - RJ disse:

O raio pode não ter caído no seu prédio ou pode ter sido de pouca intensidade. Quando cai perto estoura como uma bomba, uma explosão.

Eu não confiaria meus aparelhos na rede elétrica em caso de tempestade ainda pra mais eletrônicos.

Na segunda caiu como uma bomba. Acertou o pararaios e ainda teve parte acertando o neutro no poste em frente ao prédio. realmente é o mundo acabando com o barulho, mas nada aconteceu aos eletronicos. Parece que o poste tem bom aterramento e o do prédio também está bem feito. Não é a melhor forma de testar, mas...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...