Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregador/ventilador estorou com clamper pocket


Ir à solução Resolvido por Ferox Graxaim,

Posts recomendados

Bom, uso em uma tomada um clamper pocket 3p, ele indica funcionar com seu led acesso, aqui não ha aterramento porém me certifiquei de fase e neutro ficarem nos pontos designados no pocket e no nobreak e extensão conectadas a ele, o mata mosquito estava ligado no carregador de um Moto G3 original, veio uma chuva com muitos raios e ele simplesmente estourou.... queria saber se isso foi pela falta de aterramento, por mau funcionamento do pocket, ou pelo o que.... tenho alguns equipamentos recém comprados de Internet ligados no nobreak e fiquei com medo que queimasse ou até mesmo danificasse o nobreak que é novo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

@Arthur Guillermo Boa tarde!
Primeiro de tudo, esse no-break é offline, e não deve ser utilizado com eletrônicos. Somente no-breaks online são seguros de serem utilizados, e são bem caros...
Como seu uso não é para computador, no seu caso talvez até possa usar um no-break offline, porém deve se certificar de que seja senoidal e sem estabilizador interno (o que não é o caso do seu no-break atual).
Quanto ao Clamper Pocket, trata-se de um DPS classe III, só é eficiente contra pequenos surtos de tensão. Há DPS no quadro de disjuntores e no padrão de entrada? Somente esses terão uma proteção quase que 100% garantida contra raios.
Clamper Pocket, Energia 3, Energia 5 e Energia 8 até podem proteger contra raios, mas dependendo da distância que o raio cai eles não dão conta.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Graxaim 

44 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

@Arthur Guillermo Boa tarde!
Primeiro de tudo, esse no-break é offline, e não deve ser utilizado com eletrônicos. Somente no-breaks online são seguros de serem utilizados, e são bem caros...
Como seu uso não é para computador, no seu caso talvez até possa usar um no-break offline, porém deve se certificar de que seja senoidal e sem estabilizador interno (o que não é o caso do seu no-break atual).

Não sabia que para esse tipo de equipamento também precisaria de ser um sem estabilizador, lamentavelmente não vi referente essa informação... pensei que nesses casos até que poderia usar...

45 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

@Arthur Guillermo 
Quanto ao Clamper Pocket, trata-se de um DPS classe III, só é eficiente contra pequenos surtos de tensão. Há DPS no quadro de disjuntores e no padrão de entrada? Somente esses terão uma proteção quase que 100% garantida contra raios.
Clamper Pocket, Energia 3, Energia 5 e Energia 8 até podem proteger contra raios, mas dependendo da distância que o raio cai eles não dão conta.

Não há DPS nos quadros e nem no padrão de entrada.... valeria a pena colocar um no padrão de entrada e outro no quadro mesmo sem aterramento ? 

Tenho um energia 8 que uso no computador... Os raios caíram cerca de 5-7km e alguns se brincar até em menos (Em para-raios)... depois de um tempo que escutei o ruido do aparelho de mata mosquito fui ver ele estava com mau funcionamento já... 

 

A fiação é bem antiga, feita de fio rígido o que leva um pouco de dificuldade na questão de mexer em algo... o quadro dos disjuntores é bem pequeno que mal esta cabendo os atuais... a questão do padrão iremos colocar um novo mais próximo da casa em outra rua seria mais fácil de colocar o DPS classe I nele... porém ainda não sei sobre os quadro de distribuição 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

Não sabia que para esse tipo de equipamento também precisaria de ser um sem estabilizador, lamentavelmente não vi referente essa informação... pensei que nesses casos até que poderia usar...

No-breaks de onda quadrada foram feitos com a finalidade de baratear custos de fabricação, infelizmente são nocivos para qualquer tipo de eletrônico. Estabilizador é o mesmo problema que já foi discutido em diversos tópicos de nosso fórum...
 

4 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

Não há DPS nos quadros e nem no padrão de entrada.... valeria a pena colocar um no padrão de entrada e outro no quadro mesmo sem aterramento ?

Sim. No quadro de disjuntores deve ser colocado um DPS classe II, que pode ser ligado entre fase e neutro já que não há aterramento. Quanto ao padrão de entrada, se não houver uma haste de aterramento no padrão, então acredito que não seja possível colocar um DPS classe I.

6 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

o quadro dos disjuntores é bem pequeno que mal esta cabendo os atuais...

A Clamper tem um DPS próprio para esses quadros de disjuntores antigos e sem espaço.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Graxaim

1 hora atrás, Ferox Graxaim disse:

No-breaks de onda quadrada foram feitos com a finalidade de baratear custos de fabricação, infelizmente são nocivos para qualquer tipo de eletrônico. Estabilizador é o mesmo problema que já foi discutido em diversos tópicos de nosso fórum...

:( então me lasquei nesse ponto

1 hora atrás, Ferox Graxaim disse:

Sim. No quadro de disjuntores deve ser colocado um DPS classe II, que pode ser ligado entre fase e neutro já que não há aterramento.

ligação entre fase e neutro se refere colocar o neutro onde deveria ser o terra ou apenas 1 DPS para o neutro e outro para o fase?

1 hora atrás, Ferox Graxaim disse:

Quanto ao padrão de entrada, se não houver uma haste de aterramento no padrão, então acredito que não seja possível colocar um DPS classe I.

No novo padrão de entrada tem aterramento e tudo de fácil acesso, colocarei um DPS classe I e assim que possível e resolvendo a duvida acima colocarei no quadro de disjuntores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
16 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

ligação entre fase e neutro se refere colocar o neutro onde deveria ser o terra ou apenas 1 DPS para o neutro e outro para o fase?

Um único DPS entre a fase e o neutro, como se o neutro fosse o terra.
Um DPS para a fase e outro para o neutro só seria possível caso houvesse aterramento, o que resultaria em uma proteção mais eficiente.

16 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

No novo padrão de entrada tem aterramento e tudo de fácil acesso, colocarei um DPS classe I e assim que possível e resolvendo a duvida acima colocarei no quadro de disjuntores

Senão me engano somente a concessionária pode mexer no padrão de entrada, verifique se já não colocaram um DPS classe I lá. Caso contrário, consulte sua concessionária de energia para se informar a respeito da instalação de um DPS no padrão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

Senão me engano somente a concessionária pode mexer no padrão de entrada, verifique se já não colocaram um DPS classe I lá. Caso contrário, consulte sua concessionária de energia para se informar a respeito da instalação de um DPS no padrão.

Eles ainda não efetuaram a ligação, apenas foi colocado o padrão e feito a instalação para dentro da casa, não há relógio/medidor

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Arthur Guillermo Provavelmente colocarão DPS. Ao menos na CELESC eu sei que já colocam obrigatoriamente, e inclusive reprovam laudo técnico caso não tenha o padrão novo com DPS. Acredito que o mesmo valha para outras concessionárias.
De qualquer forma recomendo que consulte um bom eletricista para a instalação de um aterramento em sua casa, pois é extremamente importante para a sua segurança.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...