Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Loop infinito. Liga, desliga mas não da Vídeo.


Ir à solução Resolvido por Andressa94,

Posts recomendados

Olá! 
Ontem a noite fui limpar e trocar a pasta térmica, já fiz outras vezes e nunca deu problema.
Mas dessa vez aconteceu dele ficar ligando e desligando num loop infinito, não aparece nada no monitor também.
Eu já fiz testes tirando as memórias, deixando só uma, tirando a placa de vídeo, tirando tudo, já resetei CMOS como vi na internet.
Removi o processador para ver se havia algum pino danificado, está tudo ok.
Até tirei a placa-mãe do gabinete e conectei tudo novamente para ver se funcionava, removi os cabos do gabinete e usei a chave de fenda, no fim da na mesma, loop infinito. (eu mesma que montei meu computador quando comprei início desse ano) 

Resumindo: Liga por uns segundos mas não aparece nada, desliga e liga novamente fazendo sempre o mesmo processo. Tenho que desligar da tomada ou no interruptor da fonte.

Gostaria de saber se alguém tem alguma ideia do que pode ser, se já aconteceu algo parecido, qualquer coisa ajuda.

Obs: Já levei uma vez outro computador para assistência mas me enganaram, por isso tenho um pouco de receio e quero usar em ultimo caso.

Computador: Steel Legend b450, Ryzen 5 3600, XPG 2x8 3000mhz, M.2 ADATA 500gb, fonte cougar vtc500 (estou achando que pode ser ela)  
Trabalho nesse computador e preciso de arquivos que estão nele até amanhã (desespero bateu forte). Obrigada desde já! 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 horas atrás, Andressa94 disse:

Sim, tenho 2 HDs e 1 SSD, o SSD já tem o Windows, posso testar com ele? Se nem da sinal de BIOS, ainda assim pode ser isso? 

Você pode testar, mas não irá funcionar. Se o computador nem sequer inicia o BIOS, não adianta remover o disco rígido pois ele não é responsável pela inicialização do POST.

 

Em 05/12/2021 às 20:52, Andressa94 disse:

Resumindo: Liga por uns segundos mas não aparece nada, desliga e liga novamente fazendo sempre o mesmo processo. Tenho que desligar da tomada ou no interruptor da fonte.

Esse é um típico sintoma de uma placa-mãe não apresentando POST, fazendo com que o BIOS nem sequer seja acessível.

 

O disco rígido/SSD dificilmente será o culpado por esse problema, pois as peças necessárias para completar o POST são: processador, placa-mãe, memória RAM e fonte, ou seja, o computador gerará imagem (se tiver uma placa de vídeo/vídeo integrado) e entrará no BIOS normalmente mesmo se o disco rígido estiver com defeito (pois ele é necessário para o boot, que é a inicialização do sistema operacional, não para o POST, que é o teste realizado antes da inicialização do firmware placa-mãe (que permite o acesso ao BIOS/Setup)). Resumindo: Se o POST não é iniciado/finalizado, a placa-mãe geralmente liga (indicando que ela está recebendo energia) e desligará logo em seguida.

 

Resumindo: Ao ligar o computador (Power), ele realizará o teste inicial (POST, Power On Self Test), se tudo estiver OK com o teste, ai sim ele iniciará o Boot (inicialização do Sistema Operacional).

Se o POST falhar, o Boot não irá iniciar e provavelmente o computador será desligado. Ou seja, o HD/SSD nem sequer chegam a ser utilizados se uma falha impedir a inicialização/finalização do POST.

 

image.png

(a imagem acima mostra um erro detectado no disco rígido, sendo que esse erro foi emitido após a conclusão do POST, ou seja, mesmo o HD estando com defeito, o computador iniciou e gerou imagem).

 

Eu já vi um caso recente onde um usuário realizou uma limpeza no computador, e após isso o computador ligava e não dava vídeo. Ele removeu e reconectou várias vezes as peças e não deu resultado. Ele chamou um técnico até a residência dele, e o técnico constatou que (inacreditavelmente) a memória RAM não havia sido encaixada direito. Ele a removeu e encaixou de novo (coisa que o usuário já havia feito diversas vezes, sem sucesso) e o problema foi resolvido.

 

Recomendo que verifique principalmente as memórias RAM novamente, pois é uma peça que realmente te engana na hora de encaixar, fazendo parecer que está fixa mas as vezes não está (e falo por experiência própria também, a mesma coisa ocorreu comigo mês passado, onde uma das memórias RAM não estava sendo reconhecida mesmo eu tendo certeza absoluta que estava bem encaixada, e eu só fui perceber pois o Windows estava emitindo erros de falta de memória).

 

Em 05/12/2021 às 20:52, Andressa94 disse:

Computador: Steel Legend b450, Ryzen 5 3600, XPG 2x8 3000mhz, M.2 ADATA 500gb, fonte cougar vtc500 (estou achando que pode ser ela)  

Porque acha isso?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Andressa94 disse:

Sim, tenho 2 HDs e 1 SSD, o SSD já tem o Windows, posso testar com ele? Se nem da sinal de BIOS, ainda assim pode ser isso? 

 

   Nesse caso já muda a situação!!

   Pode ser que levando a uma assistência técnica e regravando o BIOS possa solucionar a questão. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Obrigada pela resposta detalhada!

Eu cheguei a remover as memórias e a placa de vídeo, removi as conexões dos botões do gabinete e liguei com uma chave de fenda, mas no fim da sempre a mesma coisa, então acho que pode ser essa parte da placa-mãe mesmo, do POST, mas tenho muito medo de mexer com BIOS.
 

15 horas atrás, GabrielLV disse:

Porque acha isso?


É que não entendo muito bem, mas no fim pode ser placa-mãe, processador ou fonte, testei só os três e deu a mesma coisa e se for um dos 3, espero que seja fonte hahaha

Um detalhe que reparei é que atrás da placa-mãe tem uma mancha que parece molhada ou óleo, tentei limpar mas não saiu, parece que absorveu, não sei, está do lado do processador onde fica o dissipador lateral esquerdo, vi que pode ser um problema da Steel Legend e terei que ver com a garantia se for isso.
Porém antes de eu trocar a pasta térmica do processador estava tudo normal, funcionando normalmente, então na minha cabeça eu sou a culpada mesmo, mas no fim pode ser muita coisa. 



Gente, no fim vou chamar um técnico, obrigada pelas respostas. 

Não fechem o tópico pois assim que encontrar o problema, volto para falar qual é, daí se mais alguém tiver problemas assim pode usar como opção. Saberei ao certo ainda essa semana.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Andressa94 disse:

Não fechem o tópico pois assim que encontrar o problema, volto para falar qual é, daí se mais alguém tiver problemas assim pode usar como opção. Saberei ao certo ainda essa semana.

Não iremos fechar o tópico (não fazemos isso na verdade rs).

 

Nos avise qual foi a solução para o problema, pois a sua resposta pode auxiliar outros usuários na mesma situação 😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Hoje enviaram o orçamento e não informaram a causa, não entendi muito bem, mas a solução pelo jeito foi um reset eletrostático.
A limpeza vai sair 150 e a formatação vai sair 150, não queria nenhum dos dois, muito menos a formatação, mas vou deixar fazerem a limpeza só pela troca da pasta do processador mesmo.

Obrigada quem respondeu e tentou ajudar! Bom fim de ano a todos!
 

imagem_2021-12-09_163312.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Andressa94 Eu adoraria saber o que é um "reset eletrostático" e uma "limpeza gamer". No suporte técnico Dell, quando precisamos realizar uma drenagem de energia residual dos notebooks (pois isso geralmente causa problemas, até mesmo impedindo eles de ligar), nós simplesmente orientamos os clientes a segurar o botão power por 15 segundos e isso é o suficiente para que a energia seja drenada e o notebook volte a ligar.

 

Nos mantenha informados para sabermos se o problema foi resolvido.

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV
Pois é, não entendi nada desse orçamento. Foi resolvido sim, mesmo assim vou pagar 150 só pela garantia da limpeza e troca de pasta térmica. 

Agora vou ficar com medo de fazer, ainda mais porque troquei o cooler do processador, comprei um que é muito bom, mas meio difícil de instalar, eu até tinha achado que poderia ser isso, pois tem que fazer uma força pra engatar a ventoinha do cooler. 

"Limpeza gamer" kkkkkkkkkkkk devem limpar com um pincel RGB

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não da pra acreditar, chegou aqui o computador.

Tá 50x mais lento do que antes, acho que fizeram alguma coisa errada. 
No orçamento tá que meu HD está com bad block mas eu removi o HD e o problema continua, eles ofereceram para fazer a formatação do windows e eu recusei pois sei fazer. 

Antes por exemplo, ele ligava em segundos, agora demora minutos. Qualquer programa para abrir demora alguns minutos, antes era instantâneo. Até videos travam nos navegadores e quando abro o Chrome ou Opera GX, abrem 10 processos no gerenciador.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O BIOS voltou a funcionar ?

Em 06/12/2021 às 00:48, Andressa94 disse:

Sim, tenho 2 HDs e 1 SSD, o SSD já tem o Windows, posso testar com ele? Se nem da sinal de BIOS, ainda assim pode ser isso? 

 

   Refaça!! comece do zero.. formate o SSD e faça uma instalação limpa do Windows. Ou..Ou...Instale uma Distro Linux.

 

   * O equipamento voltou da "assistência" com suas peças originais ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FoxBlack Voltou a funcionar sim, está tudo certo quanto a isso.

Meu problema agora é esse processador que voltou desse jeito, não sei o que fazer e não gostaria de mandar de volta, eu dou muito azar.
O que pode ocorrer pra ficar nesse clock? de 3.6 pra 0.5 nos testes, meu deus. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente eu não sei se to pensando muito nisso mas o selo que vem com a placa de vídeo, no parafuso, está como se alguém tivesse colocado uma chave ali, está cortado sabe? E outra coisa, comprei essa placa de vídeo no início do ano, olhem a diferença de cores entre os pinos: 

Estou até passando mal. Não haveriam motivos para abrir a placa de vídeo, inclusive nem limpa ela foi. 
 

imagem_2021-12-10_203958.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Andressa94 disse:

Fiz testes com AMD Ryzen Master, antes chegava em 3600mhz, agora chega a 546 apenas, ele para ali, por isso o computador está assim lento, alguém sabe o que posso fazer?

Provavelmente ou fizeram alguma alteração no BIOS, ou fizeram uma regravação que por consequência interferiu em alguma configuração.

 

Vá no gerenciador de tarefas > Aba desempenho > Veja se a frequência do processador ali está normal.

 

Feito isso, vá em Iniciar > Gerenciador de discos > Tire uma print e poste aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

agora, GabrielLV disse:

Provavelmente ou fizeram alguma alteração no BIOS, ou fizeram uma regravação que por consequência interferiu em alguma configuração.

 

Vá no gerenciador de tarefas > Aba desempenho > Veja se a frequência do processador ali está normal.

 

Feito isso, vá em Iniciar > Gerenciador de discos > Tire uma print e poste aqui.

Boa noite Gabriel, não importa o que eu faça, não passa de 0,54 GHz
image.thumb.png.4608272e86c62a5c3d5c530e0fae9690.pngimage.thumb.png.b4feb5c07bb33d6ea97a0093468d7b9f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Andressa94 Vá em Iniciar > Digite "ponto" (sem aspas) e tecle Enter > Clique em Criar para criarmos um ponto de restauração

Feito isso, vá em Iniciar > Digite "gerenciador de dispositivos" > Processadores > Botão direito em todos os itens ali dentro > Desinstalar Driver > Reinicie o PC > Veja se o problema persiste.

 

E analisando a sua segunda imagem, o Windows está instalado no disco 2, de 465GB, que me aparenta ser um HD. Isso está correto?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer isso agora mesmo, fui até o técnico e ele me falou para formatar pois eles fizeram os testes com um pendrive e nele o sistema estava 100%, tentei formatar 2x mas sempre trava com aquela opção de "Restaurar o PC"
Uma vez travou em 76% e outra em 30%, ficou mais de 2 horas.

 

5 horas atrás, GabrielLV disse:

E analisando a sua segunda imagem, o Windows está instalado no disco 2, de 465GB, que me aparenta ser um HD. Isso está correto?

Está no M2, é um SSD mesmo, mas pode ser que corrompeu algo ou não sei, quando deu o problema de ligar e desligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada feito, nem formatando, nem removendo o M2 e colocando um SSD normal, nada. Pelo jeito fui enganada. 

A placa de vídeo está esquentando muito mais do que antes, mesmo sem poder usá-la por não poder abrir nem um navegador direito. 

Isso tudo tá muito estranho, eu to muito preocupada, porque acho que mexeram nela e é a peça mais cara, não entendo porque removeram o lacre dela sendo que não tinha nada para ver na placa de vídeo, inclusive nem foi limpa, está toda suja por dentro. 
Tem a diferença de cores entre os pinos e agora isso de esquentar. É preocupante essa diferença entre o pino mais amarelado e o outro que está branco? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...