Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela Preta e o PC não responde


Posts recomendados

Bom dia, tudo bem? Estou com um probleminha que não sei como resolver, e pelo que vi algumas outras pessoas estão com o mesmo problema, alguém poderia meu ajudar? ... O problema é que quando eu coloco pra rodar qualquer jogo no PC depois de um certo momento em torno de uns 5 minutos ele da tela preta! (O jogo roda liso e tudo tranquilo sem queda de FPS e muito menos nenhum tipo de gargalo e nada do tipo, roda a 55~66 fps...) Depois dos 5 minutos de game da a tela preta como se não tivesse mais vídeo, o PC continua ligado porém não responde o botão de Power e nem o Reset, a única opção é desligar pela fonte ou tomada... Depois de ser desligado dessa forma, ele reinicia no ano "2089", e todos os outros aplicativos não sincronizam mais desconfigurado algumas contas de alguns aplicativos... 

 

Alguns métodos que eu tentei, porém infelizmente não resolveram meu caso:

 

• Baixei e instalei todos os drivers atualizados da APU, Chipset e GPU.

•  Atualizei a BIOS

• Xmp a 3600mhz

• Dediquei 2GB de RAM para o APU

• Baixei e instalei todos os drivers e programas 

• Formatei o PC e reinstalei tudo do zero, e refiz todo o processo citado a cima...

 

Meu Setup:

 

• Ryzen 7 5700G (Vídeo Integrado Vega 😎

• 2x8 (16Gb) memória RAM T-Force 3600mhz

• Fonte Super Flowers Leadex 650w 80 Plus Gold

• placa-mãe b550m Aorus Elite Gigabyte

• M.2 NVMe (512gb) Xpg - (Armazenado para Windows 10 e os programas)

• SSD SATA III (512gb) - (Para Jogos e Arquivos)

 

O PC roda os jogos tranquilos, liso e com a taxa de FPS recomendada a 60 quadros por segundo. Porém um certo tempo da tela preta e o PC não responde mais os botões Power e nem reset... Alguns vídeos na internet mostra o Benchmark do Processador rodando diversos tipos de jogos atuais na média dos 50 FPS, sem nenhum travamento... 

 

Enfim, esse foi um resumido do que eu tentei fazer... Se alguém souber como resolver isso eu serei muito grato!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://www.memtest86.com/

 

Ele testa as memórias do computador.

 

Já tive um ou dois casos de clientes, que o equipamento ligava/funcionava normalmente porém após um tempo, travava e parava de funcionar. Ao rodar o memtest, ele identificou que uma das memórias possuía uma falha/erro.

Depois de trocar a memoria com defeito equipamento não travou mais.

 

o ideal é testar as memórias individualmente para saber qual está com defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o mesmo problema!!! Cheguei a cogitar que foi alguma burrice na instalação... Nas funções normais o PC roda liso, não tem problema etc, mas quando abro o FIFA jogo por alguns minutos, ou quando tento renderizar algo mais pesado, o PC apaga o vídeo e não funciona reset, nem botão de desliga. Minha BIOS tava versão F13, atualizei pra F14e, o problema demorou mais pra acontecer, mas não adiantou. Tô usando cooler box original, tava com a pasta térmica original, tirei coloquei uma da Rise Mode e não adiantou também... Vi que as 3 placas mãe aqui citadas são iguais... será que tem algum B.O.?

 

SETUP

Ryzen 7 5700G

Aorus Elite B550m

2x 8gb XPG 3600mhz

Fonte EVGA 600w Plus White

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que todos vocês tem de semelhante é o mesmo modelo de placa-mãe e a mesma frequência de memórias.

 

Tentem configurar na BIOS da placa-mãe para ela trabalhar com uma frequência diferente, menor que 3600Mhz.

Pode ser problema na placa-mãe ao trabalhar com essa frequência de memória

 

Não custa nada testar antes de tentar fazer uma devolução/troga/garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Imori @Guilherme Uchôa @Samuel PerininnPerinin

 

Bom amigos, eu fiz um Stress aqui na GPU e com a RAM testando os 2 pentes de memória RAM dual Channel juntos e deu menos de 30 minutos eles deram tela preta, depois testei cada pente separadamente e eles duraram 1h de boas e até agora não caiu!! Eu vou testar o MemTest depois... Temperatura não é porque está 43°C 

 

Pode ser problema no pente ram, problema com a MHz da ram ou problema com a placa-mãe talvez o socket que faz dual channel... Vou fazer testes aqui e se conseguir resultado eu mando pra vcs

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, bom saber! Eu fiz 3 jogos no FIFA abaixando clock de 3600 pra 3200 e também não tive problema, já que antes, no primeiro tempo de jogo a tela já ficava preta. Pode sim ter a ver com algum conflito, compatibilidade de memória... Se for isso, espero que alguma próxima atualização de BIOS resolva!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tô vendo que esse problema é bem recorrente nos Ryzen... geração anterior dos 3000 tava dando bastante B.O. em frequência de memória apresentando problemas o sistema, os PC's davam pala aleatoriamente navegando na net, mexendo em programas leves... A princípio o meu parece dar o problema só quando é exigido... e muitas pessoas conseguem deixar de ter o problema abaixando bastante a frequência de memória. Mas como você disse antes, no seu caso não adiantou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Imori Eu não tentei abaixar a frequência, eu estou rodando ela no XMP a 3600mhz... Vou testar aqui com a frequência padrão se não der nada eu vou baixar mais ainda... Meu problema também é somente quando é exigido que ele da tela preta, na Net e programas mais tranquilos ele fica de boas...

 

Fiz o teste de MemTest aqui e não apresentou nenhum erro com as memórias!

 

Estou testando jogando "Gears 5" que está rodando liso... Porém dando as tela preta, vou testar agora com a frequência baixa/padrão.

16388268117396798408557749730895.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Estava com o mesmo problema 

 

PC:

Ryzen 7 5700g

Aorus Elite B550m

Memória Crucial Ballistix, 8GB, 3600MHz

 

Desativando o XMP para 3600 o erro parece ter parado jogo durante horas e não aparece problema.

Vi que no site da Ryzen que o processador trabalha com frequência de até 3200mhz.

 

O pior que comprei a placa-mãe na olx usada, mas o produto estava lacrado e com todos adesivos, realmente parecia novo, possa ser que seja um lote que veio com esse problema referente a memorias 3600mhz.

 

Eu setei minha Vram dedicada para 2gb também, não sei vocês.

 

Já atualizei a BIOS, tentei fazer undervolt pensando que era algo relacionado a temperatura, mas não era.

 

Se alguém descobriu alguma solução, porque eu tenho um ganho médio de 6~8 FPS jogando quando estou com elas em 3600mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucianoAzevedo

 

Eu estava com o mesmo problema. Li o log do windows e vi que o erro dava sempre que ele tentava atualizar o DNS. Fiz assim, fixei ip e dns voltado para o modem. Ai as telas pretas pararam por completo, mas o crash de vídeo começou. Vi que esse novo driver ta dando muito isso com as APU's, ai vi um vídeo falando do mesmo problema e sugerindo inserir uma chave no regedit, procure o canal do CandidoN7, ele tem o vídeo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...