Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gigabyte B560M DS3H V2 não detecta SSD quando conecto outros discos


xPedroo

Posts recomendados

Boa tarde,


Comprei uma placa-mãe nova (Gigabyte B560M DS3H V2 rev 1.0) e CPU (Intel Core i5-11400F). Mantive os discos (todos SATA) que eu tinha no meu setup: 1 SSD no qual o Windows 10 estava instalado, 1 SSD adicional e 1 HD adicional.

 

Montei meu setup novo e conectei apenas o SSD principal que possuia o sistema operacional na placa-mãe. Liguei o PC e imediatamente formatei o Windows já que troquei de placa-mãe. Inclusive, já aproveitei e fiz o upgrade para o Windows 11.

 

Até aqui deu tudo certo. O próximo passo foi conectar os outros discos na placa-mãe. O problema é que agora o meu SSD principal (que agora está com o Windows 11) NÃO é mais reconhecido. Entrei na BIOS e os únicos discos que ele reconhece e me dá a opção de boot são os outros 2 que conectei posteriormente - o SSD principal não aparece na lista.

 

O curioso é que se eu desconecto os discos adicionais e volto a deixar apenas o SSD principal plugado na placa-mãe tudo funciona! Na BIOS ele volta a aparecer e consigo bootar normalmente.

 

Tentei também plugar apenas 1 dos discos (ficando com 2 no total, considerando o SSD principal). Porém, mesmo problema: a BIOS reconhece apenas o disco adicional, não reconhecendo o SSD principal.

 

Nesse processo eu usei os mesmos cabos SATA. Ou seja, o SSD principal foi conectado com o mesmo cabo tanto quando só ele estava plugado (e funcionou), como quando os outros também estavam (e aí ele não funcionou).

 

Pra finalizar, a placa-mãe tem 4 portas SATA. Eu tentei algumas permutações: (0, 1, 2), (0, 2, 3), etc. Coloquei o SSD principal na porta 0, na porta 3, etc. Nada parece adiantar pra fazer com que ele seja reconhecido.

 

Alguém já viu isso antes e tem ideia do que fazer?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@xPedroo Boa tarde.

Sua placa-mãe possui 6 portas Sata.

Existe algum dispositivo conectado no slot M.2, ou alguma optane? 

Veja também na BIOS se as portas sata estão ativas.

https://download.gigabyte.com/FileList/Manual/mb_manual_b560m-ds3h_e.pdf?v=cbde0c9a71af2158cd5f701539913d63

 

Em último caso, pode ser que o SSD não esteja inicializando. Dê um boot com o SSD que funciona e ative o outro SSD pelo gerenciamento de disco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Não tenho nada conectado no slot M.2

 

As portas SATA estão ativas. Tanto que eu consigo fazer com que elas sejam individualmente reconhecidas. O problema ocorre quando estou ligando o SSD principal AO MESMO TEMPO dos outros discos. Individualmente todos funcionam.

 

Sobre a sua última sugestão, como eu faria isso? Se eu der boot com o SSD que está funcionando isso quer dizer que eu não pluguei o outro SSD. Se eu plugar os dois ao mesmo tempo eu não vou conseguir bootar o Windows.

 

Só para clarificar: na lista de discos "bootáveis" da BIOS o meu SSD principal não é listado caso todos os discos estejam plugados simultaneamente na placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi eu não disse isso. O meu SSD principal tinha o Windows 10 e os outros 2 discos (um SSD menor e o HD) não tinham sistema operacional nenhum.

 

O que eu fiz foi plugar apenas o SSD principal na placa-mãe (com o Windows 10 instalado), formatei ele, instalei o Windows 11 e depois disso pluguei os outros 2 discos na placa-mãe (que fez com que eles passassem a ser reconhecidos e o SSD principal com o W11 não). Esses dois discos não têm nenhum OS instalado neles.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
 

Não tentei essas duas que você falou. Principalmente o secure boot pode ser algo que tenha a ver com o meu problema. Hoje a noite vou testar e depois comento novamente!

É muito curioso o W10 ter funcionado e o W11 não. Talvez um recurso de segurança. Enfim... é um SO novo, então pode ter alguma surpresa.

Mesmo que o boot não aparecesse, o drive listado nas opções de SATA deveria aparecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...