Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Grande diferença entre internet wifi e cabo de rede


Posts recomendados

Boa noite, há algum tempo noto uma diferença grande entre a velocidade que chega por wifi e a que recebo pelo cabo de internet. Ao realizar uma rápida pesquisa sobre os possíveis problemas atualizei alguns drives e instalei o Intel(R) PROSet Adapter Configuration Utility, no momento, a velocidade está em 100 mbps Full Duplex. Acredito que pelo horario de pico minha internet não esteja batendo o que pago, que é de 120mbps de download e 30 de upload. No momento pelo celular está batendo 88 de download e 4 de upload, pelo pc está 35 e 22, respectivamente. Caso alguém possa me ajudar, não tenho mais ideia do que fazer, minha placa-mãe é uma b360m d3h da gigabyte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno.monteiro Tem coisa errada nessa velocidade por cabo no seu pc.

 

Se tem 120Mbps de download, é para dar pelo menos 90~100Mbps de download conectado pelo cabo RJ45.

 

Não vai dar 120Mbps fechado, mas está correto, o certo é a provedora entregar pelo menos 80% da velocidade contratada.

 

 

Verifique se os drivers estão atualizados de acordo com o site do fabricante da placa-mãe, se usa algum programa que diga atualizar drivers então é recomendado que pare o uso, uma vez que esse tipo de programa não é recomendado.

 

Recomendo testar um cabo diferente também.

 

Se o modem estiver longe do pc, é uma boa colocar o modem perto para testar, se no lugar onde fica o pc tiver como colocar o modem, ou levar o pc até o local do modem, e testar com um cabo diferente.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, na verdade esse programa eu baixei pelo próprio app da BIOS. Ao abrir os adaptadores de rede notei que 8 WAN miniport apareceram, não sei se causam conflitos entre si, além desses tem também o Intel ethernet connection i219-v na versão 12.19.1.37. 

 

No site da intel https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/download/18293/intel-network-adapter-driver-for-windows-10.html A versão 26.6 é a mais recente, contudo, tenho algumas questões, hoje eu atualizei para o Windows 11, e as versões só constam para Windows 10, além disso conta que o pacote de driver deve ser instalado antes de instalar o pacote Intel® PROSet de driver. Como já foi instalado o que eu faço? baixo a versão sem o PROSet?

 

Além de todas essas questões, tenho duvidas se o problema não é resultado do cabo de rede, pela textura e material é visível que não é um cabo de boa qualidade, mas como sou leigo no assunto, não sei se isso pode interferir de tal ponto que não chegue aos 100 mbps.

 

Ao analisar o status de ethernet a velocidade segue cravada em 100mbps, quando altero a velocidade e duplex para 1 gbps a internet falha. 

 

Segue o link dos drives da placa-mãe https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B360M-D3H-rev-10/support#support-dl-utility

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de dar mais uma pesquisada descobri que o switch que eu uso(mercusys MS105) não é gigabit e sim 10/100 mbps. 

comprando um switch gigabit o problema iria acabar, correto?

 

Minha única duvida é que quando mudo a velocidade e duplex para 1gbps a internet falha, seria por causa do switch?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...