Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bloquear Limpeza de Histórico no Chrome


Ir à solução Resolvido por Lusitano,

Posts recomendados

@pedro.moura Não tem uma configuração específica pra isso 

 

Pode fazer um teste.   

1- Faça login no chrome com a mesma conta usada no computador do funcionário e no seu,  e ative a sincronização da conta nas 2 maquinas.  [caso ele utilize uma conta pessoal, é recomendado criar outra especialmente para o uso no serviço]  já que há tanta coisa pra dar problema, mexer com uma conta pessoaldo funcionário é um que pode incomodar caso aconteça algo.

2- Faça algumas buscas e veja se está sincronizando tudo.     Após isso faça um teste limpando o historico daquele computador e veja se vai limpar o historico sincronizado com o seu também.     

Se a conta do google manter o historico na sincronização você consegue provar algo.   [pessoalmente ainda não testei esse método, mas é uma opção se der certo].

 

Edit: não havia visto o tópico mencionado pelo @Marlon Vinicius Cardoso.   Recomendo ver ele também. 

 

Caso tenha um sistema de monitoramento por cameras, colocar algumas voltadas para a tela do computador pode ser uma alternativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Weiss Pra falar a verdade já encontrei uma forma de ver o que o funcionário faz mesmo apagando o histórico, por isso que surgiu essa necessidade de simplesmente bloquear a limpeza de histórico, pois teoricamente resolveria o problema de vez, eles não conseguiriam mais apagar o histórico e eu não precisaria ter que ficar perdendo tempo vendo o que todos os funcionários andam fazendo (somos 6 lojas, todos os caixas de suas respectiva loja são sincronizados).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Marlon Vinicius Cardoso, isso não tem como amigo, vai ser uma eterna briga de gato e rato, mesmo que use artificios no editor de registos, ainda existe o modo anônimo nos navegadores que não deixam rastros da navegação, o negocio é cortar o mau pela raiz. O que voce precisa fazer é obter  algum mecanismo de controle e monitoramento de sua rede. Para acabar com a graça deles, o mais correto e instalar um servidor proxy, para bolquear e ou monitorar o que seus funcionarios andam acessando na rede da empresa. Pfsense, dnasGuardian ou qualquer outro mecanismo de monitoramento e controle da rede. Assim voce terá um log de acesso completos de todos os terminais conectados na rede com dia hora e o conteudo acessado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, ederlap disse:

Olá @Marlon Vinicius Cardoso, isso não tem como amigo mesmo que use artificios no editor de registos, ainda existe o modo anônimo nos navegadores que não deixam rastros da navegação, o negocio é cortar o mau pela raiz. O que voce precisa fazer é obter  algum mecanismo de controle e monitoramento de sua rede. Para acabar com a graça deles, o mais correto e instalar um servidor proxy, para bolquear e ou monitorar o que seus funcionarios andam acessando na rede da empresa. Pfsense, dnasGuardian ou qualquer outro mecanismo de monitoramento e controle da rede. Assim voce terá um log de acesso completos de todos os terminais conectados na rede com dia hora e o conteudo acessado.

Por isso citei ser uma "questão parecida" de repente da mesma forma que atendeu o primeiro tópico poderia atender o atual de alguma forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ederlap O modo anônimo não é um problema, no regedit tem como você desabilitar ele, assim como já foi feito na empresa.

O problema de fazer alguma coisa com proxy é que utilizamos um sistema e temo que isso possa acabar interferindo no nosso sistema.

Outro problema também é que precisamos que os funcionários tenham acesso a internet pois como somos um comércio, disputamos com concorrência e por isso precisamos acessar os sites deles para disputarmos os preços.

 

Eu abri um tópico há um tempo atrás procurando exatamente sobre isso, uma forma de controlar o acesso dos funcionários (No caso bloqueando todos os sites e liberando somente alguns), mas nunca funciona 100%, sempre algo importante dá problema, por exemplo, cheguei bem perto uma vez quando realmente bloqueou os sites, mas quando entrávamos nos sites liberados, como o de uma certa concorrente, por exemplo, o site aparece todo bugado, com várias coisas em branco e não aparecia a barra de buscas nem nenhum produto deles, então acabava não funcionando como nós queríamos, infelizmente esse tópico continua em aberto e ainda não consegui uma solução para isso. 😕

 

Como Bloquear Sites nos Navegadores (Permitir o acesso somente à alguns)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, pedro.moura disse:

@ederlap O modo anônimo não é um problema, no regedit tem como você desabilitar ele, assim como já foi feito na empresa.

O problema de fazer alguma coisa com proxy é que utilizamos um sistema e temo que isso possa acabar interferindo no nosso sistema.

Outro problema também é que precisamos que os funcionários tenham acesso a internet pois como somos um comércio, disputamos com concorrência e por isso precisamos acessar os sites deles para disputarmos os preços.

 

Eu abri um tópico há um tempo atrás procurando exatamente sobre isso, uma forma de controlar o acesso dos funcionários (No caso bloqueando todos os sites e liberando somente alguns), mas nunca funciona 100%, sempre algo importante dá problema, por exemplo, cheguei bem perto uma vez quando realmente bloqueou os sites, mas quando entrávamos nos sites liberados, como o de uma certa concorrente, por exemplo, o site aparece todo bugado, com várias coisas em branco e não aparecia a barra de buscas nem nenhum produto deles, então acabava não funcionando como nós queríamos, infelizmente esse tópico continua em aberto e ainda não consegui uma solução para isso. 😕

 

Como Bloquear Sites nos Navegadores (Permitir o acesso somente à alguns)

Você consegue bloquear esses sites pelo arquivo "Host" presente na pasta de arquivos onde o Windows foi instalado (mas faça backup do atual arquivo presente lá antes de fazer alguma alteração).

 

Segue este tutorial para o procedimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marlon Vinicius Cardoso O problema é que eu preciso de uma forma de bloquear tudo e liberar somente os que eu designar, então dessa forma não funcionária pra mim pois eu teria que bloquear todos os sites existentes e deixar somente os que eu quero que funcione...

O problema é que não tem bem um "modus operandi", os funcionários simplesmente acessam as coisas mais aleatórias do mundo em seu horário de serviço, coisas como:

 

Os jogadores de futebol favoritos dos famosos

Como arrumar fechadura de porta

Como dar um mortal carpado 

e derivados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Marlon Vinicius Cardoso O problema é que eu preciso de uma forma de bloquear tudo e liberar somente os que eu designar, então dessa forma não funcionária pra mim pois eu teria que bloquear todos os sites existentes e deixar somente os que eu quero que funcione...

O problema é que não tem bem um "modus operandi", os funcionários simplesmente acessam as coisas mais aleatórias do mundo em seu horário de serviço, coisas como:

 

Os jogadores de futebol favoritos dos famosos

Como arrumar fechadura de porta

Como dar um mortal carpado 

e derivados

Nesse caso é inviável, geralmente nunca vi empresa bloquear TUDO mas bloquear os principais como redes sociais já.

Acho que nesse caso iria ser necessário uma equipe de rede pra realizar bloqueio através do firewall da empresa e criando regras de acesso com proxy. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pedro.moura Em nossa empresa usamos servidor de domínio  para controle de acesso e um servidor proxy Pfsense junto com squid para monitoramento da rede. não bloqueamos sites, salvo paginas XXX, mas na politica de segurança adotada pela empresa,  os funcionários estão cientes que a rede da empresa é para uso de assuntos de trabalho, é monitorada e fica registrado todo o histórico de navegação dos terminais, e que o mau uso desse recurso pode acarretar em penalidades ou até consequências mais sérias. 

No seu caso, com um simples Mikrotik na borrada bem configurado, você já consegue monitorar e bloquear uso indevido pelos usuários da rede.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ederlap Esse Mikrotik teria essa função de bloquear todos os sites liberando só alguns? Reparei que alguns tem menos portas, também, colocando a Switch (onde está toda a rede conectada) conectada nele, funcionaria?

Ontem havia surgido a possibilidade de um Fortinet, mas pelo preço, eu decidi que iria pesquisar um pouco mais antes de falar "essa é a melhor solução pro nosso problema" para os meus superiores.

Aliás, como funcionária a configuração desse tipo de aparelho? Realmente não tenho ideia de como funciona...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança
  • Solução

@pedro.mouraOlá Pedro Moura,

O que você está querendo é geralmente um serviço cobrado por empresas externas, ou caso a empresa tenha um bom TI ele terá esse trabalho. Isso para dizer que, é perfeitamente possível conseguir o que você pretende, porém um pouco trabalhoso.

No outro tópico, já houve algumas sugestões passadas. Infelizmente de forma gratuita eu não conheço nenhuma forma que não envolva alguma complexidade, mas poderá haver alguém que o saiba orientar nesse sentido. Este tipo de solução adequada requer uma intervenção profissional e sugeria você avaliar os custos para que uma empresa especializada fizesse esse serviço e talvez até se surpreenda e que esses custos sejam perfeitamente comportáveis.

É porque "soluções caseiras" neste caso, serão relativamente fáceis de serem contornadas pelos funcionários e por isso eu creio que a melhor opção no seu caso será ter as pessoas devidamente educadas quanto ao uso da internet e preferencialmente ter a sua rede profissionalmente configurada e ajustada ás suas necessidades e políticas.

 

Abraço

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@ederlap Esse Mikrotik teria essa função de bloquear todos os sites liberando só alguns? Reparei que alguns tem menos portas, também, colocando a Switch (onde está toda a rede conectada) conectada nele, funcionaria?

Ontem havia surgido a possibilidade de um Fortinet, mas pelo preço, eu decidi que iria pesquisar um pouco mais antes de falar "essa é a melhor solução pro nosso problema" para os meus superiores.

Aliás, como funcionária a configuração desse tipo de aparelho? Realmente não tenho ideia de como funciona...

Sim possui a função de filtro de rede, da pra bloquear sites indesejados, e muitas outra funcionalidade, mas é necessário um certo conhecimento técnico do equipamento. Existem mikrotiks relativamente baratas no mercado. Mas você terá de contratar um profissional para fazer  as devidas configurações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...