Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3500X com apenas 4 núcleos após curto na placa-mãe


crashzk
Ir à solução Resolvido por Ferox Graxaim,

Posts recomendados

Recentemente teve um curto em meu PC que danificou a placa-mãe, no começo o PC ligava até um dia que só dava tela azul.

Enfim, problema na placa-mãe, comprei outra e troquei. Porém com isso descobri também que devido ao curto - assim acredito - o processador dos 6 core que tem deu problema em dois, deixo os 6 ou 5 ativo fica dando tela azul, atualmente uso apenas com 4 core ativo e funciona tudo certo.

Porém ai entra minha dúvida, como estou esperando um pouco para trocar este processador fiquei com uma pulguinha atrás da orelha, isso pode prejudicar/danificar minha nova placa-mãe, ou outros hardware do PC? Usar o processador com 4 core, já que dois estão com defeito pode trazer algum risco para o PC.

 

OBS: Acredito que o tópico esteja no local correto, em todo caso qualquer coisa pode ser movido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ferox Graxaim disse:

@crashzk Boa noite!
Isso me parece ser um problema da placa-mãe e não do processador. Compraste qual placa-mãe?

Sobre a placa-mãe peguei: Placa-mãe ASRock B450M Pro4-F, AMD AM4, mATX, DDR4

 

https://www.ASRock.com/MB/AMD/B450M Pro4/index.pt.asp

 

Foto da BIOS:

 0VuLZnuQlGfO5_zPznoEWfc4QECWGk3-Iq4MEGVSCrh2fAmWrXzSATfh2jXcW5l6bb87SPtYRrW7Lazr467wQoZhg0Vb8TUnZ4ILBHT_WZ0j4eaFOIKmLAB3EaLH6MWOZOE3auOZ2FEfn6TcXkwyB46pAueqY4XCqI-qkQOVU5giTKDeIl6WfcKPxScpiedNKNtFZAJ9F6bnRQI-q_W6hyxfEyuKEmk12TC18i6Y0ixpln2EFqQKWEsPlQmGeSjd2CU1yL8k4zr2wR7ARzuhjVbKLk-nZtPl5i88G8NanHlwZ6TrKmXM5PU82nzBfG3jPeWrK1oDEKo5KlJ3dlGTp4z_6mD3ps2LTwFBCQSniFFJZyDZ88Tp6mFIYqHbmxaL2TAOweBDx9xdMe0ImncTWCbsfGH_FLt15fhSk-UsnLzhVWnUv_mtPfwWMyWS7zM0kSPJHXpzxt6Ic6vEjx6NMXbKu20nm5N8k7phmuV0dm-HcATzbP1ds9ctl6hhoOrKb2mEb7Aq5F8TbjR8GEgMLz878Y_YUqyxMdi0Os7tAG6_rC2LX-DcdeEegdcjP9pI3i5akvoj71NYg7TD2kzsElq20afFRIYOr-TNAY2Lfr6uXCbZB1jMbsIJJ09jy-tzds-kIlYUIJ_IFvHEz1KqE2mdgpE_q_wyorwaFV7A3qAxQFn4x2OOjVWpOFbZlBcAtYPn_X7vF-bmmKl_JSpk-4eJYQ=w1250-h937-no?authuser=0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

@crashzk A foto está corrompida.

Sugiro enviar seu computador para uma assistência de confiança, para que possam testar se o defeito é no processador ou na placa-mãe. Não é possível testar isso sem que tenha uma placa-mãe boa que suporte esse processador.
Mas respondendo a sua dúvida inicial, acredito que não irá danificar a placa-mãe se desativar os núcleos que estão falhando. Uma vez arrumei um computador com AMD FX que desativei alguns núcleos do processador, pois o circuito da placa-mãe havia queimado. Mas agora se o defeito for mesmo no processador e não na placa-mãe, aí não sei...
De qualquer forma eu não confio na marca ASRock, pois é uma marca que surgiu para ser uma versão mais barata da ASUS e usam componentes de qualidade inferior. Talvez as topo de linha da ASRock sejam boas, mas as de entrada/medianas eu não confio.
Tive uma ASRock de entrada que queimou o CI de áudio do nada (defeito comum de ASRock nessa linha), e não era possível usar uma placa de som PCI-Express porque havia interferência nas trilhas da própria placa-mãe, que causavam ruídos no áudio ao usar placa de som + placa de vídeo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

@crashzk A foto está corrompida.

Sugiro enviar seu computador para uma assistência de confiança, para que possam testar se o defeito é no processador ou na placa-mãe. Não é possível testar isso sem que tenha uma placa-mãe boa que suporte esse processador.
Mas respondendo a sua dúvida inicial, acredito que não irá danificar a placa-mãe se desativar os núcleos que estão falhando. Uma vez arrumei um computador com AMD FX que desativei alguns núcleos do processador, pois o circuito da placa-mãe havia queimado. Mas agora se o defeito for mesmo no processador e não na placa-mãe, aí não sei...
De qualquer forma eu não confio na marca ASRock, pois é uma marca que surgiu para ser uma versão mais barata da ASUS e usam componentes de qualidade inferior. Talvez as topo de linha da ASRock sejam boas, mas as de entrada/medianas eu não confio.
Tive uma ASRock de entrada que queimou o CI de áudio do nada (defeito comum de ASRock nessa linha), e não era possível usar uma placa de som PCI-Express porque havia interferência nas trilhas da própria placa-mãe, que causavam ruídos no áudio ao usar placa de som + placa de vídeo.

Estarei vendo um técnico de confiança e vejo a fundo para ver se é problema no processador mesmo ou só atualizar a BIOS já resolveria. Pelo que vi no site esta bem desatualizada no caso.

 

Até pensei em atualizar eu mesmo a BIOS, pelo que vi no site da ASRock eles mostram como fazer isso e tal. 

 

https://www.ASRock.com/MB/AMD/B450M Pro4/index.pt.asp#BIOS

 

image.thumb.png.5feb1a9b637a8c49aed94601d200fae0.png

 

Sobre a placa-mãe, pior que antes de pegar esta ASRock pesquisei também, ia de ASUS até, mesma placa que eu tinha, porém muitos me recomendaram pegar uma ASRock porque é melhor e tal, enfim, isso deixo para o futuro, caso venha dar algum problema pego uma melhor e pesquiso melhor antes de comprar.

 

Em todo caso obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...