Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de máquina de testes 24V e 12V

Fernando_M

Posts recomendados

Bom dia, estou com uma dúvida num projeto que envolve testar um dispositivo com leds. A máquina deve testar o produto com 24V e com 12V. A ideia é, fazer o teste de 24V, o led liga e devolve o sinal a um automato para confirmar o teste OK. Faz o mesmo para uma tensão de 12V. Envio o esquema em anexo para ser mais fácil de perceber.874688662_Imagem(25).thumb.jpg.39a380e1c00a1b67a9c68af496ae62fa.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Moderador

@Fernando_M Caro usuário, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Para manter a organização do fórum e que tenhas mais chances da sua dúvida ser respondida, a mesma foi movida para um novo tópico. Esperamos que compreenda. ;)

Atenciosamente,
Ferox Graxaim
Moderador do Clube do Hardware

Link para o comentário

Também tô não consegui entender.

E afinal, se é para verificar se o led acende ou não, não seria o caso de usar um sensor de luz?

O pessoal conhece coisas como foto-diodo, foto-transistor... eu só conheço LDR. Ou, no máximo, um experimento com um outro led na frente do led a ser testado... o led que recebe a luz do led em teste, quando acender, vai produzir uma tensão, de corrente mínima mas que pode ser tratada como informação.

• Obrigado 1
Link para o comentário

@.if Sim. O produto neste caso tem um led. O cliente quer testar se esse led está em condições tanto para 24V como para 12V. Tenho um automato em que uma saida vai enviar 24V e outra saida que envia 12V ao produto. Como o automato so aceita entradas a 24V, preciso de utilizar o 7812 para converter os 24V para 12V e de seguida usar o relé para converter para 24V e enviar à entrada do autómato para fazer o OK ou NOK do teste

@rmlazzari58 Pois, o cliente tinha esse teste para 12V. Decidiu mudar e colocar para 24V e 12V sem usar o LDR

Link para o comentário

@.if Podes explicar-me o funcionamento disso? Há símbolos que não conheço. O que me foi dito, era que bastava ligar a saida do ponto de teste ao pino de entrada do 7812 (Vin que pode ser 24V ou 12V), ligar aos 0V o GND do 7812 e o pino de saída do 7812 fornece sempre 12V. Depois tenho o pino de saída do 7812 a ligar à bobine do relé, que quando ativa faz a passagem de 24V do contacto seco 11 para o 14, que segue para o autómato.

Link para o comentário

• Membro VIP

Achei que a entrada do sistema era o led aceso. Percebo agora que queres apenas detectar a presença de 12 ou 24v correcto? Assim sendo basta mesmo aplicar a tensão pós 7812 na bobina do relé. Seu contato seco vai pro teu autômato. No caso tanto faz se aplicar 12 ou 24v que o relé (de 12) deve acionar do mesmo jeito. Com 12 deve cair pra 10...11 na saída mas é suficiente pra magnetizar e dar contacto.

Perdão se analisei erroneamente... foi o que entendi do teu dilema. Se achar que deve, detalhe mais...

• Obrigado 1
Link para o comentário

@.if ,

Me parece que tem um Led que deve acender também com 12V , e na entrada do 7812, que não vai funcionar como deveria, pois se o Led acender, a tensão na entrada já cairia para uns 10,5V e adeus regulagem …. Nem sei como o 7812 funciona com essa tensão …

Paulo

• Obrigado 1
Link para o comentário

• Membro VIP

Graças ao post do amigo Paulãp, percebo agora que a informação vem de cima pra baixo.. péraí .. vou tombar a imagem...

479174607_readeTransferncia03.png.c9dcf77aeaa04d72ea3d408b1826651b.png

agora sim deu pra visualizar melhor. De fato o led vai incomodar o acionamento do relé de saída. Além do + acho que desenhastes errado. Percebo curto entre vin e 0V. Sugiro que refaças o desenho. Mas a princípio basta que se conecte o vin direto no sinal 24V ou 12, passe pelo 7812 e aplique na bobina do relé de saída com o 0V em comum, claro .. apareceu 12 ou 24: tlec... relé aciona.

Obs: se aquilo for um led de verdade está faltando um resistor em série ok? Mas se for uma lampadinha piloto não precisa.

• Obrigado 1
Link para o comentário

@.if Já fiz isso, mas não aciona. Já fiz o teste separado, dar 24V ao LED, ele acende e recebo sinal no automato. Faço o mesmo para 12V, ele acende mas não tenho 12V a chegar à bobine do relé, nalguns leds recebo 7.5V, noutros entre 3 e 4.3V. Acho que a solução vai ser usar um automato com entradas analogicas

@.if Isso, eu já desfiz o curto entre Vin e 0V. Também vi que se a corrente for muito alta, pode danificar o 7812, por isso vi uma sugestão de usar um transistor e resistência para manter a corrente baixa à entrada do 7812. Com esta alteração nem acende o led, nem tenho sinal a chegar ao relé

Link para o comentário

• Membro VIP

Me parece que as saídas não têm potência suficiente neste tal sinal pra acionar a bobina. Neste caso uma alternativa que vislumbro é o uso de relé de estado sólido. Teu autômato tem que ser compatível com ele obviamente. Se achar que deve, fale mais sobre a origem dos sinais 12 e 24v.(edit)... e o destino - como  é a entrada do autômato - publique seu manual. Esqueci de mencionar ontem: dependendo de como ela seja há também a possibilidade de se colocar um simples acoplador óptico

4n25.jpg

Também acho que te falta uma gotícula de conhecimento pra atingir o sucesso.

• Obrigado 1
Link para o comentário

• Membro VIP

Não sai nenhuma tensão amigo. Relé apenas controla a passagem dela, percebes? Na verdade o de estado sólido geralmente controla ac não se dando muito bem com dc

art0008_01.jpg

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/677-reles-de-estado-solido.html

portanto sob certos aspectos (circuitos) sim...

4 horas atrás, Fernando_M disse:

dá para definir qual a tensão de saída

Lembremos que as dicas que lês desta velha carcaça humana são apenas insigths (vulgo chutes) pois desconheço detalhes de teu projecto ok? 😜

• Obrigado 1
Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Já ficou resolvido. Como tenho vários produtos com 1, 2 ou 3 leds, usei um autómato com entradas analógicas, já que tenho vários valores de tensão à saída do led. Defini o intervalo de tensões para o teste OK e NOK e usei um potenciómetro para regular a tensão de saída para o intervalo de 0 a 10V das entradas analógicas

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!