Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i5-9600KF e i5-9600K chegando a 100 °C


Ir à solução Resolvido por leonardobr_,

Posts recomendados

Bom dia/tarde a todos, tudo certo?

poderiam me dar uma ajuda por favor?

 

Hardware

placa-mãe: ASUS prime h310k-m R2.0

memória RAM: 2x 8gb DDR4 2400mhz kingston hyperx

Gabinete: Multilaser warrior gaming GA154

Processador: i5 9600kf e i5 9600k e i3 8100   (testei com os 3, para esclarecer)

Tem 2 fans extras no gabinete, um atrás (puxa ar) e um na lateral (joga o ar)

o cooler é o padrão intel que veio com o i3   (mas eu cheguei a testar com outro air cooler e não adiantou) 

 

Estou tendo um problema de superaquecimento, e já realizei algumas trocas/tentativas e não consegui resolver...vou tentar explicar o que foi feito até agora

Não sou nenhum grande conhecedor de peças de computador mas tive ajuda/indicações de conhecidos que manjam do assunto...

 

Basicamente o seguinte

comprei o computador em abril/19 com o i3-8100 e sempre usei tranquilamente...final de setembro desse ano comprei o i5-9600kf e passei a usa-lo

de inicio eu não percebi nada (barulho do cooler nem nada)

 

Com cerca de 1 mês de uso (jogando coisas mais levezinhas ou até mais "pesadas" como New World) percebi um barulho do cooler aumentado as RPM e comecei a medir a temperatura....de acordo com o software de medição (hwuid monitor se não me engano) com new world aberto a temperatura fica por volta de 90 graus e batendo 100 constantemente

com coisas mais leves, como pxg (client semelhante ao tibia), CS:GO e firefox fica em 85 com máximas de 90 graus (o que eu acho meio alto para algo "leve")

 

Comprei um air cooler novo (simples, cerca de 70 reais) para testar, com ele a temperatura melhorou uns 4 ou 5 graus no máximo...cheguei a alterar manualmente a tensão mas também não resolveu a situação...portanto, devolvi o cooler

cheguei a pensar que fosse problema no sensor da placa-mãe, mas, se eu reinstalo o i3-8100 ... ele chega no máximo aos 75 graus rodando as coisas pesadas

 

 

entrei com uma RMA na intel, acreditando ser o processador e recebi da intel, um i5-9600k

instalei ele ontem e continuo atingindo temperaturas de 100 graus

 

a pasta térmica utilizada em qualquer um dos 3 processadores foi a mesma

 

 

Creio que um cooler mais potente não me resolveria o problema, somente "mascararia"...pois não me parece ser o cooler o problema, ja que um cooler melhor não resolveu a situação

 

Não sei se ficou bem explicado ou explicado demais a ponto de ficar confuso hahae

alguém tem uma ideia do que pode ser?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leonardobr_ Olá Leonardo

 

Na primeira instalação do i5-9600kf não sei dizer que pasta foi utilizada, um amigo meu que instalou pra mim

dali em diante, em todas as trocas/tentativas (inclusive atualmente), a pasta utilizada foi essa:

Pasta Térmica Rise Mode Silver Cold, 5g, Cinza - RM-TG-01-CLD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Paulistera Cara muito estranho isso estar acontecendo, confere se o cooler esta instalado corretamente, porque pode acontecer dele estar mal encaixado e não estar em contato por inteiro no processador, e também a pasta térmica tem que ser aplicada corretamente.

1 hora atrás, Paulistera disse:

@Diego Both  o i5 esquenta tanto a mais que o i3? pra temperatura saltar tanto assim?

 

E quanto ao tamanho, esse gammaxx 400 cabe no gabinete que citei?

Eu uso o gammaxx 400 no meu i5-7600k com overclock pra 4,7ghz, não passa dos 68 graus em full load, é um ótimo cooler custo-benefício, ele mede mais ou menos uns 14-15cm de altura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leonardobr_  Instalei e reinstalei diversas vezes :( ...acho improvável que eu tenha instalado errado todas as vezes (e até umas 2 vezes que não fui eu, mas sim amigos que entendem do assunto) , porém, é possível! hahahahaeha

Hoje a noite se der tempo eu reinstalo...

 

Quanto a pasta, costumeiramente eu aplico uma gotinha no centro e pronto, ao colocar o cooler ele naturalmente se amassa/espalha

Na instalação atual eu tentei uma coisa um pouco diferente, coloquei a gotinha no centro mas dei uma espalhada com um cotonete, para deixar uma camada fina mais bem espalhada (ao ler/ver/ouvir falar sobre esse método valer a pena)...será que posso ter espalhado demais a ponto de prejudicar?

 

 

 

Quanto ao cooler, vou testar também...se der ruim, devolvo como fiz com o último

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulistera Ah cara eu sempre fui generoso na pasta térmica, coloco uma gotona e arrasto pro lado, ai eu coloco o cooler, nunca tive problemas com refrigeração, o cooler original da intel é uma porcaria mesmo, por isso que a linha K não vem com cooler, porque não aguenta o pega. Testa o cooler novo e manda aqui o resultado, quase 100% de certeza que vai funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leonardobr_ Bom dia!

 

Voltando pra dar o resultado e também nova dúvida hehe

 

dps de muito esforço para montar o cooler (como eu disse, não entendo muito), e ter deixado o gabinete com a lateral aberta, pois não tem como fechar ela com esse cooler ENORME instalado

 

 

Deixei o aida64 rodando uns 20 minutos, com as opções abaixo selecionadas (o padrão que veio)

stabilitytest.png.097c011d3634d521f7b444c744c9664e.png

 

a Temperatura parece ok..chegando a uns 71 graus no max

 

mas fiquei preocupado com o seguinte:

AFF..thumb.JPG.9112ea003c02401287fb45e094acbd2e.JPG

É possível ver o New World aberto ao fundo...a temperatura da cpu ficando a 70 graus, tudo certo

mas no gerenciador de tarefas, me parece ter algo errando..somente o jogo aberto basicamente e um uso tão alto de CPU/GPU...

um amigo meu até me questionou se o jogo estava rodando pela GPU e não pela CPU, e eu não tenho ideia :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulistera Ai sim mano, temperatura normal pra esse processador, fica tranquilo com o jogo aberto, acredito que esteja com uso alto de ambos por estar nessa tela de menu principal, tenho certeza que jogando vai ser diferente, pelo menos pra mim no Warzone nessa tela de menu por exemplo fica fritando meu processador e gpu kkkkkkkkkkk ai no jogando mesmo é mt mais de boa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

@Paulistera @Diego Both Boa tarde amigos, estava passando pelo mesmo problema do amigo paulisteira, e segui a recomendação do Diego, meu i5 9600kf batia 100 graus facilmente, agora não passa dos 65 com o gammax, muito obrigado, espero que esta comunidade esteja sempre aqui, pois ajudam demais!

 

forte abraço 😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...