Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan RGB não liga o led


Ir à solução Resolvido por Marlon Vinicius Cardoso,

Posts recomendados

Boa tarde a todos! Tive um problema na montagem do meu pc que é a seguinte, possuo 4 fans que vieram com o gabinete cougar mx410 mesh-g RGB. Estavam funcionando em molex todas sem problemas até que eu quis fazer um teste e conectei uma delas na entrada sys fan da placa-mãe e por algum motivo não girou e ligou o led bem fraco, aí coloquei ela de volta na controladora que acompanha o gabinete e ela simplesmente funciona mas não liga o led. Alguém poderia me ajudar? Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Gabriel Soriano, boa tarde.

 

Molex deverá ficar ligado nas FANS pois ele é responsável por gira-los, agora os LEDS deverão ligar na controladora e a controladora ligada na placa-mãe (conector V5 3 pinos se for ARGB / conector V12 4 pinos se for RGB).

 

Mande foto da sua controladora ligada na placa-mãe para vermos como está.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Gabriel Soriano disse:

@Marlon Vinicius Cardoso Não está, ela tá ligada na saída sata.

16391648206811775336007108499374.jpg

Por isso os leds não estão funcionando uai rsrs, SATA é apenas para dar energia para a controladora, o outro cabo mais fino que sai da controladora precisa estar ligado ou na placa-mãe ou em algum receptor pra receber sinal de controle remoto e você controlar os leds.

A gente precisa saber se a sua placa-mãe tem conexão para RGB, qual a sua placa-mãe?

SATA é apenas para energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Gabriel Soriano disse:

@Marlon Vinicius Cardoso Não tem. a placa-mãe que eu comprei ainda não chegou, estava testando na minha antiga, uma IH61MF-Q5 socket 1155. 

Então não vai dar pra ligar a controladora para controlar os leds, qual placa você comprou? Manda modelo pra eu te mostrar qual é o pino de RGB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
3 minutos atrás, Gabriel Soriano disse:

@Marlon Vinicius Cardoso Msi Mag b550m mortar. Está pra chegar essa semana.

 

image.png.8cd29712afe699ee5e82d8eedc4db3aa.png

Essas duas pinagens são do RGB, a da esquerda é de 12v e a da direita é de 5v, em uma dessas pinagens você deve ligar a controladora para mexer nos leds.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gabriel Soriano disse:

@Marlon Vinicius Cardoso Só uma questão, entendi que a SATA serve exclusivamente para energia mas eu consigo ligar os fans numa configuração preset do gabinete como está na imagem. Ligo ela sem precisar de conectar na placa-mãe.

16391657476136442335785943050825.jpg

Só ligar o botão de RESET SW do gabinete na pinagem da controladora onde está marcado e você irá utilizar o botão do reset no gabinete para alterar as cores dos leds já gravados na controladora, agora se quiser controlar os leds via software a controladora precisa estar conectada na placa-mãe.

 

Resumindo:

Controlar com botão reset cores já pré definidas: Botão RESET SW ligado na pinagem com dois encaixes na controladora e SATA ligado na controladora para fornecer energia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marlon Vinicius Cardoso Ai chegamos no problema principal, UMA fan não está funcionando o led, seria pelo fato de eu ter conectado ela numa entrada 3 PIN sendo que ela tem 4 PIN? Todas as outras funcionam normais o led porém essa última não... Desculpa pelo incomodo cara, acho que fiz **********.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Gabriel Soriano disse:

@Marlon Vinicius Cardoso Ai chegamos no problema principal, UMA fan não está funcionando o led, seria pelo fato de eu ter conectado ela numa entrada 3 PIN sendo que ela tem 4 PIN? Todas as outras funcionam normais o led porém essa última não... Desculpa pelo incomodo cara, acho que fiz **********.

Todas as fans devem estar conectadas na controladora de preferência em sequência nos encaixes (FAN_1, FAN_2, FAN_3 e etc...).

Sim, 3 pinos em 3 pinos e 4 pinos ligados em 4 pinos. São tensões diferentes e se você ligar 5v em pinagem de 12v pode ocorrer sim de queimar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...