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C++ Linguagem Técnica de Programação de pizzaria


Giovanna Costa

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@Giovanna Costa vai ser feito por escrito uma sequência de passos para ser realizado cada ação, como cadastro das pizzas, do cliente, do motoqueiro, realização do pedido, até o estágio final de entrega do pedido. Algoritmo nada mais é uma sequência de passoa para realizar uma ação. 

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@RPGStreamer 

#include<iostream>
using namespace std;
struct cliente{
 int numero;
 string nome;
 float saldo;
};

  void cadastroCliente(cliente c[],int posC){
  int achou,x=0;
     do{
        achou=0; 
        cout<<"Qual o número da conta novo cliente?";
        cin>>c[posC].numero;
        x=0;
        while((x<posC)&&(c[posC].numero != c[x].numero)){
           x++; 
        }
        if(x==posC){
          cout<<"Qual o nome do cliente:";
          cin>>c[posC].nome;
          cout<<"Qual o saldo do cliente:";
          cin>>c[posC].saldo;
          cout<<"Cliente foi cadastrado com sucesso!"; 
        }
        else {
               cout<<"Conta já existe!";
               achou=1;
              } 
      }while(achou==1);
  }
  


void buscarCliente(cliente c[],int posC){
int conta,x=0;
   cout<<"Qual a conta a ser buscada?";
   cin>>conta;
   while((x<posC)&&(conta != c[x].numero)){
         x++; 
   }
   if(x==posC){
     cout<<"Cliente não foi localizado";
     cout<<"\n******************************\n"
   }
   else {cout<<"\nNome do cliente: "<<c[x].nome;
         cout<<"\nSaldo do cliente: "<<c[x].saldo;
         cout<<"\n******************************\n"
        }

void menu(){
cliente  c[15];
int op=0,posC=0;
do{
    cout<<"\n******************************\n";
    cout<<"\nMenu de Opções";
    cout<<"\n1.Cadastro de Cliente";
    cout<<"\n2.Mostrar dados de um cliente";
    cout<<"\n3.Sair";
    cout<<"\nQual a opção desejada:";
    cin>>op; 
    switch(op){
    case 1:  if (posC==15){
               cout<<"\nNão é possível mais cadastat. Já foram cadastrados todos cliente";
             }
             else {
                  cadastroCliente(c,posC);
                  posC++;
                  }
            break;
    case 2:
            buscarCliente(c,posC);
            break;
    case 3: cout<<"\nFinalizando programa";
            break;
    default:
            cout<<"Opção Inválida";
    }
 }while(op!=3);
}

int main(){
   menu();
   return 0;
}

 

Essa foi a parte que eu já fiz, já assiste várias aulas e tentei de tudo mas muito obrigadaa. 

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(Estou sem acentos. No meu computador de programacao, perdoe a falta destes)

Eu acho que a gente deve fazer as structs todas primeiro. A gente imagina que esse programa vai se conectar a um arquivo ou banco de dados. Isso não e pedido no exercicio, mas seria assim na vida real. Vamos fazer pensando que seria assim na vida real.

 

Ve se voce entende (ja estudou tudo que eu uso) essa parte. Ja deve dar uma ideia do resto dos tipos que voce precisa criar.

 

//struct Cliente
#include <iostream>
#include <string>//pra usar o tipo std::string. Espero que voce o conhece

typedef struct Cliente //essa linha comeca a definicao da struct, um tipo. A keyword typedef vai criar um apelido pro tipo
{
private:
  std::string _telefone;
  std::string _nome;
  std::string _endereco;
  std::string _complemento;
  std::string _cep;
public:
  //vou criar um construtor. voce sabe o que sao construtores?
  //os parametros do construtor sao referencias. Evita que os dados sejam copiados (eh como se fossem ponteiros, nesse sentido).
  //não vamos validar nada. Vou inicializar os campos diretamente a partir dos parametros
  Cliente(const std::string& telefone, const std::string& nome,
          const std::string& endereco, const std::string& complemento, const std::string& cep) : _telefone{telefone}, _nome{nome},
  		  _endereco{endereco}, _complemento{complemento}, _cep{cep}
  { /* não resta nada a fazer, ja que não vamos validar e ja inicializamos todos os campos*/ }
  
  //os getters abaixo retornam copias dos objetos
  std::string getTelefone() const { return _telefone; }
  std::string getNome() const { return _nome; }
  std::string getEdereco() const { return _endereco; }
  std::string getComplemento const { return _complemento; }
  std::string getCEP() const { return _cep; }
  
  //Esse exercicio não exige setters em Cliente. Vamos considerar que dados de clientes sao alterados de outro modo.
} Cliente;//aqui o apelido e definido. Ao invés de digitar struct Cliente o tempo todo, podemos digitar Cliente como tipo.

 

 

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