Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível utilizar espaço livre de SSD como VRAM?


Ka Léo
Ir à solução Resolvido por carbonii,

Posts recomendados

Meu Setup:

 

Placa-mãe: Odense2-K;
Processador: Intel Core i5-7400;
memória RAM: 16 GB (Dual channel 8x2 2166Mhz e 2600Mhz (um DIMM por canal));
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1060 (3 GB);

HD 1TB;
Fonte: interna 500 W (100V-240V).

 

Primeiro de tudo, gostaria de saber se realmente é possível transferir parte da memória de um SSD para a VRAM da placa de vídeo, e se sim, se prejudica em algum aspecto o pc, a placa de vídeo ou o próprio SSD, porque se realmente isso for possível, eu compraria o SSD o mais rápido possível e evitaria meu plano de substituir a placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Leonardo Benício, boa tarde.

 

Não, você não utiliza memória de SSD para a placa de vídeo, visto que a memória do SSD é não volátil, ou seja, ela executa armazenamento de dados e ficara lá até que você tire e já a memória da placa de vídeo é volátil (funciona como a memória RAM), ela irá armazenar a textura dos jogos, resoluções, configurações que você aplicar e etc durante a jogatina e logo em seguida ser "limpa" quando não acontece seu uso.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 14/12/2021 às 14:40, Leonardo Benício disse:

@Marlon Vinicius Cardoso Boa tarde!

 

muito obrigado pela resposta! É que recentemente eu vi em um vídeo que tem como mexer nas configurações do próprio windows pra compartilhar parte da memória com a VRAM, pra auxiliar, mas se não é possível, ok então.

Tenho essa mesma dúvida que você! Li que é possível sim! Gostaria de mais opiniões! Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Alexxy disse:

Tenho essa mesma dúvida que você! Li que é possível sim! Gostaria de mais opiniões! Obrigado

Um SSD, mesmo os PCI-EX 4.0, seriam MUITO lentos, em termos de transferência de dados, pra fazer isso.. Já são lentos pertos de memória RAM comum..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Benício @Alexxy

Em sistemas modernos, como o Windows 7 ao 11, por exemplo, quando há uma falta de RAM e VRAM física para suprir a demanda de um programa, o sistema cria um arquivo de paginação (pagefile ou memória virtual) que é alocada no HD/SSD, com intenção de evitar os programas fecharem ou dar algum erro.

O HD e SSD, mesmo que sejam os mais rápidos do mercado, ainda assim são bem inferiores as memórias RAM/VRAM físicas, ou seja, o desempenho vai ser um tanto lento quando estourar a quantidade de RAM/VRAM.

Creio que seja esta a questão de vocês.

 

 

Em 14/12/2021 às 14:21, Leonardo Benício disse:

Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1060 (3 GB)

 

Em 14/12/2021 às 14:21, Leonardo Benício disse:

eu compraria o SSD o mais rápido possível e evitaria meu plano de substituir a placa de vídeo.

Sinceramente, mesmo que sua placa de vídeo tivesse 8GB de VRAM, o desempenho bruto dela não mudaria quase nada, pois geralmente estas placas já estão dimensionadas à sua capacidade total.

 

Quanto conseguir um SSD, ainda acho válido se ainda só possuir um HD. Se você instalar o sistema operacional no SSD, vai receber uma agilidade significante no uso do PC, como também abrir e carregar mais rápidos os programas, jogos e arquivos contidos nesta unidade, porém não faz milagres em algumas situações, como a questão de FPS nos jogos por exemplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, obrigado pela ajuda!

Relembrei aqui que é a memória RAM que o Sistema usa para alocar para a Placa de Vídeo, fazendo isso automaticamente. Não lembro se dá pra configurar!

De qq modo, fica meu agradecimento aos colegas! E o Lost Byte bateu em cima da dúvida do tópico com mais precisão, gostei muito tb!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...