Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor de 3v em 5.1v


Artur Peres
Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Olá pessoal do Clube do Hardware, tudo bem com vocês?

Estou iniciando em eletrônica e estou com uma dúvida aqui...
Eu tenho um motor que era alimentado por 2 pilhas AA (3v), porém quero fazer uma alteração para que ele seja ligado pela 
tomada de casa, para isso eu utilizei um carregador de celular que fornece 5.1v...

Queria saber se tem problema se eu ligar esse motor de 3v numa fonte de 5.1v


Obrigado pela atenção até aqui! 😆

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, aphawk disse:

Dependendo da corrente desse carregador de celular, pode ser que o motor tenha bem menos potência.

 

@aphawk, pode falar um pouco mais?

 

motor3v.jpg.91a44229133af16249df08e082b08eb3.jpg

 

Um motor como esse está especificado em anúncio de venda como:

 

    Micro motor DC

    3 volts, 200 mA

    12.000 rpm

    65 gcm

 

9 horas atrás, .if disse:

Pra esta façanha bastam-lhe 2 ou 3 diodos 1n4001 em série com o 5V. Há uma boa chance do motor não partir devido à inércia a ser vencida.

 

@.if, idem.

 

5,1 – 3 × 0,7 = 3V

 

Existirá essa tensão. Segundo eu lembro, a impedância dos diodos "agirá" sobre os 5,1V. Depois de vencida, virtualmente some.

 

Não é assim?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Algo como isso sim amigo (se é que entendi 😜) .. haverá sim tal subtração portanto não necessariamente 'some' no termo literal. Ela está lá na forma de 'energia negativa' dentro dos diodos

 

54 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Micro motor DC

    3 volts, 200 mA

Nem sabia que era só isso. valeu. Mas no momento zero deve ser bem maior a corrente por isso suspeitei a princípio que o motor não ia partir com um carregadorzinho 1,99. ..  o motor age como aquele seu tópico de capacitor muito grande na saída da fonte mas de forma ligeiramente diferente: ele 'se carrega' com a inércia mecânica a medida que ganha rotação o que me fez lembrar...

[off 1/2 on...]

..de um sistema que acumulava energia na forma cinética: um volante pesado a girar meio que num vácuo em altíssima velocidade ... isso meio que nada no vácuo escuro de minha mente doentia.. não estou conseguindo pensar num termo correto pra pesquisa

Mas pra você que gosta de teorias...(pra mim é grego)

VOLANTES+-+PROJETO+A+energia+cin%C3%A9ti

 

No entanto parece que o garoto ficou satisfeito e não considerou minha dica totalmente inútil ... Agradeço @Artur Peres 👍

fechou.

  • Curtir 1
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, .if disse:

Algo como isso sim amigo (se é que entendi 😜) .. haverá sim tal subtração portanto não necessariamente 'some' no termo literal. Ela está lá na forma de 'energia negativa' dentro dos diodos

 

Nem sabia que era só isso. valeu. Mas no momento zero deve ser bem maior a corrente por isso suspeitei a princípio que o motor não ia partir com um carregadorzinho 1,99. ..  o motor age como aquele seu tópico de capacitor muito grande na saída da fonte mas de forma ligeiramente diferente: ele 'se carrega' com a inércia mecânica a medida que ganha rotação o que me fez lembrar...

[off 1/2 on...]

..de um sistema que acumulava energia na forma cinética: um volante pesado a girar meio que num vácuo em altíssima velocidade ... isso meio que nada no vácuo escuro de minha mente doentia.. não estou conseguindo pensar num termo correto pra pesquisa

Mas pra você que gosta de teorias...(pra mim é grego)

VOLANTES+-+PROJETO+A+energia+cin%C3%A9ti

 

No entanto parece que o garoto ficou satisfeito e não considerou minha dica totalmente inútil ... Agradeço @Artur Peres 👍

fechou.

Eu vou fazer o teste conforme você disse ali em cima...
 

Citação

Pra esta façanha bastam-lhe 2 ou 3 diodos 1n4001 em série com o 5V. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:
8 horas atrás, aphawk disse:

Dependendo da corrente desse carregador de celular, pode ser que o motor tenha bem menos potência.

@aphawk, pode falar um pouco mais?

Algumas fontes do tipo carregador de celular tem a corrente limitada, logo o motor pode funcionar fraco ou talvez nem funcionar, já que motor e fonte chaveada não combinam muito bem. 

 

Vamos esperar o amigo @Artur Peres testar pra ver. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

A foto é idêntica aos motores de barbeador elétrico

Esta foto...

motor3v.jpg

... tá mais pra de carrinho de brinquedo. E há sim um bom e óbvio motivo pra não querer funcionar com carregador de 700mA: desarma na partida. Alguém testa aí pra nós...😜

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sabemos se essa foto corresponde exatamente ao hardware do autor do tópico.

 

Eu já vi aparentemente o mesmo motor da foto sendo associado a uma especificação de 600 mA. Aliás, esse parâmetro da corrente também vai ter a ver com a carga exigida. Rodar livre ou com muita redução é uma coisa, requerer torque na montagem de um brinquedo mais simples será outra bem diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...