Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC travando e as vezes apresentando tela Azul Memory Management


Dinho275

Posts recomendados

Boa noite!

 

Desde ano passando venho montando um computador novo, e ate mais ou menos julho estava tudo indo as mil maravilhas ate a chegada do New World, onde comecei a ter alguns problemas, pode ser só coincidência ou não, enfim após o final do Closed Beta (Julho/21), comecei a ter certas travadas no Windows, em jogos geralmente não travava, mas se eu estivesse só usando o chrome o mesmo travava depois de algum tempo de uso, tentei vários procedimentos e nada funcionava, ate que em um determinado momento, minha placa-mãe não dava mais boot e começou a apresentar erro de memoria, após tirar um dos pentes, uma das minhas memorias tinha parado de funcionar, mandei elas para garantia e comprei o novo kit de memorias, agora não tenho mais tantos travamentos, mas algumas vezes meu PC reinicia sozinho tentando abrir o chrome ou outras vezes em outras atividades aleatória, algumas vezes sem dar nenhum erro e outras vezes da erro de Memory Management. Não tenho mais tanta verba para ficar comprando peças, para procurar o defeito, então decidir pedir ajuda aqui.

 

Meu Setup:

placa-mãe: ASUS ROG Strix B550-F Gaming (Wi-Fi) 

Processador: AMD Ryzen 5 3600X (100-100000022BOX)

Memoria: XPG Gammix D60G 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4 (AX4U32008G16A-ST60)

SSD: Adata XPG Spectrix S40G 512GB (AS40G-512GT-C)

Placa de Vídeo: Galax NVIDIA RTX 2060 EX White 6GB (26NRL7HPY3EW)

Fonte: Corsair CX650F, 650W, 80 Plus Bronze (CP-9020217-BR)

Watercooler: Cooler Master ML240RG (MLX-D24M-A16PA-R1)

Gabinete: Corsair Carbide Series Spec Delta, Mid-Tower, (CC-9011166-WW)

 

Acho que essas são todas as informações relevantes, fui trocando algumas peças pensando que iria sanar os problemas, mas sem sucesso ate o momento, segue peças que fui substituindo. 

Setup Old:

Fonte EVGA 500W Plus Bronze (não tenho mais referencia já que e um fonte antiga de 2014/15)

Memória: XPG Spectrix D60G 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4 (AX4U320038G16-DT60) (Essa memoria foi a que queimou um pente)

placa-mãe: Gigabyte GA-A320M-H ((Mandei a B550F para garantia, já que o prazo da garantia já estava terminando, e acabei comprando essa para não ficar sem PC) Ainda estou usando essa placa-mãe e mesmo nela venho tendo o mesmo problema da B550F, já recebi a mesma da garantia, mas ainda não fiz a troca) 

 

Vocês por favor podem me orientar dos processos que tenho que seguir para descobrir o erro. Desde já agradeço o apoio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

  • Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

 

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

Aguardamos sua resposta.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Citação

    Há quanto tempo ocorre este problema?

    Com a placa substituta a 2 semanas, com a B550F a 6 meses

  • Citação

    Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?

    Não e eu comprei todas as peças separadas

  • Citação

    Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?

    Fonte: Corsair CX650F, 650W, 80 Plus Bronze (CP-9020217-BR)

  • Citação

    Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?

    Não e Notebook

  • Citação

    O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?

    Esta direto na tomada, ainda não tenho nobreak.

  • Citação

    Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?

    Só do fone de ouvido Wi-fi

  • Citação

    O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?

    Não que eu tenha notado

  • Citação

    O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?

    não sei dizer com precisão, já que modifiquei algumas coisas após o inicio do problema, como fonte, watercooler, memoria, placa-mãe.

  • Citação

    O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?

    Também não sei dizer com precisão, todas as vezes que formato o pc, a primeira coisa que faço e fazer update no Windows.

  • Citação

    O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?

    Não

  • Citação

    Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?

    Não

  • Citação

    Algum overclock foi feito no computador?

    Só o modo D.O.C.P na BIOS

 

Captura de tela 2021-12-25 023511.png

LogsColetados.7z

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Dinho275 Certo, vamos lá:

 


 

Análise

 

No Visualizador de Eventos há uma entrada de erro informando corrupção da MFT no disco:

 

image.png

 

Há diversas entradas de erro crítico informando falha de driver no dispositivo de interface humana:

 

image.png

 


 

Resolução

 

Primeiro, abra uma instância do Prompt de Comando como Administrador e execute o comando abaixo. Ele perguntará se você deseja agendar a verificação para a próxima inicialização. Confirme e reinicie o computador.

 

chkdsk /b

 

Lembre-se que a verificação do CHKDSK pode demorar várias horas e não deve ser interrompida.

 

Segundo, instale os drivers de chipset e áudio, nesta ordem, clicando no link abaixo. O problema aparenta estar no driver de dispositivo de interface humana.

 

Chipset: https://download.gigabyte.com/FileList/Driver/mb_driver_chipset_amd_3.10.22.706.zip?v=6fc14a7903c161ad231de7a8806dccf2

Áudio: https://download.gigabyte.com/FileList/Driver/mb_driver_realtekdch_6.0.9225.1.zip?v=f5b351b3a1db850d9ae432b9e76f58b3

 

Após instalá-los, reinicie a máquina e veja se o problema persistirá. Caso afirmativo, desconecte o fone de ouvido e desinstale seu driver. Verifique se o problema persiste sem ele.

 

Aguardo sua resposta. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia! 

 

20 horas atrás, Rio McCloud disse:

 

chkdsk /b

 

Lembre-se que a verificação do CHKDSK pode demorar várias horas e não deve ser interrompida.

Executei esse comando duas vezes, a primeira vez que executei, foi na madrugada e quando acordei o PC já estava iniciado, executei ele novamente e fiquei acompanhando esporadicamente, mas quando voltei o Windows já estava iniciado novamente, e isso mesmo?, ou precisava apresentar algum relatório?. 

Após executar exatamente como foi solicitado, em três horas de uso, o mesmo reinicio 5 vezes, segue print do visualizador, para facilitar coletei os logs novamente. 

 

image.png

image.png

image.png

image.png

LogsColetados.7z

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Dinho275  Aperte a combinação de teclas Windows + R e digite msconfig. Nele, vá na aba "Inicialização do sistema" e marque "Inicialização segura". Reinicie o computador, repita o comando e deixe-o executar. Após a conclusão, reverta os passos para iniciar o Windows normalmente. Gere novos logs e anexe-os.

 

Aguardo sua resposta. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rio McCloud Boa tarde!

Como tinha mencionado no primeiro post eu não estava com minha placa-mãe principal que e a B550F, tinha mandado a mesma para garantia, pensado que poderia ter algum problema, a mesma já tinha voltado, mas não tinha instalado ainda, aproveitei esse tempo em casa para efetuar essa troca, e já teria que formatar o Windows mesmo então fiz um teste, tenho outro SSD 2.5 da Kingston Hyperx Fury, fiz uma instalação nova nesse SSD e mesmo com esse SSD os reset's do nada e tela azul continuaram, no mesmo dia mais a noite, voltei para o NVMe M2, e algumas horas após a troca, o Windows começou a travar, fiz o procedimento do CHKDSK e deixei rodando madrugada a dentro o mesmo ficou travado em 100% por mais de 12 horas, e não saia dessa tela, segue imagem, mesmo com o risco fiz o reset e sai do modo de segurança, existe outra forma de executar esse teste/correção?, ou faço o mesmo procedimento e deixo mais tempo?, segue logs novamente.

image.png

image.png

LogsColetados.7z

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rio McCloudBoa noite!,

 

Deixei o CHKDSK rodando por mais tempo dessa vez e o mesmo foi concluído, fiz alguns testes de estresse para verificar se o computador desligava ou dava tela azul, ate o presente momento não tive problemas de reset ou tela azul, mas verificando o visualizador de eventos ainda vejo muitos erros, devo me preocupar?. LogsColetados.7z

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rio McCloudBom dia!

Ate ontem não tinha tido resets nem tela azul, mas ontem a noite e agora pouco tive, olhado o visualizador de eventos, vi que ainda estão tendo erros por conta do headset, mas estou usando o mesmo no cabo, não entendo de onde esta surgido os erros.

Estou tentando carregar os Logs mas aparece essa mensagem de erro sabe me dizer o que seria isso?.

Segue por link https://1drv.ms/u/s!Ambxfotc1N2wxhbMSEKZvaRiNbYn?e=TDXtzZ

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Dinho275 Analisei os logs e vi que eles continuam indicando problema com o seu headset. Você instalou os drivers de chipset e áudio da sua placa-mãe? Se sim, tente desinstalar o driver do headset e mantê-lo desconectado, analisando se as telas azuis continuarão.

 

Aguardo sua resposta. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rio McCloudBoa noite!

 

Sexta-Feira 14/01 ficou disponível uma atualização dos drives do Headset, e após essa atualização não tive mais avisos do mesmo no visualizador de eventos, mas ainda continuo com as tela azul e resets repentinos, estavam mais espaçados quase não estava acontecendo, mas hoje 16/01 quando iniciei o God of War o reset's foram maçantes, segui logs. https://1drv.ms/u/s!Ambxfotc1N2wxlj9f-REx8SMmjhy?e=qG1hHt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...