Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC reiniciando sozinho quando jogo


Posts recomendados

Boa tarde, recentemente montei o meu PC comprando peça por peça segue as configurações abaixo:

B550M MSI Bazooka 

Ryzen 5 5600X 

2x8gb T-Force 3200mhz 

Fonte Gamemax 600W 80plus bronze 

RTX 3060 12GB 

Comprei a placa-mãe e infelizmente só fui ver depois que, justamente essa placa-mãe junto com esse mesmo processador, ele tem costume de ficar reiniciando do nada. Como não podia fazer muita coisa, decidi esperar e quando montei depois de um tempo de uso, percebi que infelizmente ele fica reiniciando quando jogo, principalmente jogos pesados como GTA V por exemplo, mas o estranho mesmo que quando jogava BF 1, ele não reiniciava ou CS GO por exemplo. Tentei mudar algumas configurações na BIOS ( como eu vi no fórum da MSI, mas infelizmente não resolveu. ) Enfim gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido e conseguiu resolver. O pessoal do fórum da MSI só foram resolver quando infelizmente trocaram de placa-mãe. Estou pensando em comprar essa aqui: https://m.kabum.com.br/produto/114781 

Gostaria de saber se ela suporta esse meu Ryzen 5 5600X e se precisa atualizar a BIOS pra isso.

Enfim, lembrando que a BIOS da placa-mãe ( MSI B550M Bazooka) está atualizado. Desde já agradeço pelas respostas.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FireStormz Ligou XMP? Ativou OC? Teste com isso tudo desligado e desligue também o turbo boost para testar.

 

Sua fonte é muito fraca/medíocre para quem investiu tanto em uma GPU desse calibre. Ela tem ripple alto, que leva a redução na durabilidade dos seus componentes e é de uma marca que tem muitas falsificações no mercado. Eu testaria com uma fonte de qualidade de pelo menos 550W e, se confirmado que ela é a culpada, compraria uma fonte de 650W decente. Recomendo Core Reactor, Leadex III Gold ou Seasonic Core gold. Sobre sua MB, acho improvável ser ela.

 

Fez o update de BIOS com ela desligada para a versão mais recente como indicado no manual?

Lembrando que update de BIOS não é só chegar e fazer. Tem que ver se a versão/revisão da placa que abriu no site da fabricante está correta, baixar a versão mais recente (sem BETAs) lendo atentamente as observações do fabricante, pois há casos onde você tem que passar por uma certa versão antes de atualizar para a mais recente. 

 

Teste sempre com apenas uma memória por vez, usando outro slot na segunda tentativa. O teste de bancada descartará a possibilidade de haver curto ou fuga no interior do gabinete.

 

Recomendo que faça os testes. Se quiser revisar sua montagem, use meu checklist: https://forms.gle/xsPuJCsH2Fj6vkb16

 

Seu sistema operacional também deve ser instalado sem modificações, usando a ferramenta oficial da microsoft para criar a mídia e baixar a imagem mais recente automaticamente. Se estiver usando windows 11, volte para o 10. O windows 11 ainda está muito problemático e cheio de bugs e é imprevisível seu comportamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Muito obrigado pelas dicas, respondendo algumas: Tanto ligado quanto desligado o XMP, o PC reinicia. A BIOS está instalada a mais recente ( até porque para usar esse processador precisa tá atualizada) Uso o Windows 10 sem modificações. Uma das coisas que não fiz foi desligar o turbo boost ( nem sabia que isso existia. Isso no caso é da placa de vídeo certo ? ). Uma coisa que me deixa na muita dúvida é que por exemplo, fiquei mais de uma hora jogando BF 1 e nenhum momento o computador reiniciou, mas basta colocar GTA V por exemplo, ele reinicia em no máximo 10 min. Vou ver se consigo desativar o turbo boost pra ver se resolve. Também não fiz nenhum OC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, FireStormz disse:

nem sabia que isso existia. Isso no caso é da placa de vídeo certo

Não, é da CPU.

1 hora atrás, FireStormz disse:

Uma coisa que me deixa na muita dúvida é que por exemplo, fiquei mais de uma hora jogando BF 1 e nenhum momento o computador reiniciou, mas basta colocar GTA V por exemplo, ele reinicia em no máximo 10 min. Vou ver se consigo desativar o turbo boost pra ver se resolve. Também não fiz nenhum OC.

Cara, um jogo não fala pelo outro. Se alguma coisa foi dita nesse relato é que ou seu sistema está superaquecendo em um determinado jogo (HWmonitor serve para observar isso, bem como o MSI Afterburner e Rivatuner), ou o jogo está problemático seja na instalação, distribuição ou por causa de outros programas rodando em paralelo. Sua fonte sempre pode ser a culpada, SEMPRE, mas observe tudo antes de condená-la. Eu não confio nessa marca de fonte nem para comprar clip de papel, mas por algum milagre ela passou nos testes da teclab, então eu tenho meio que a "obrigação social" de achar que ela dá conta do recado. Teria bem sido a primeira coisa que eu teria testado, pois uma fonte com proteções mal reguladas vai acionar as proteções prematuramente, especialmente se os componentes forem de má qualidade o que é tão comum em fontes voltadas para o mercado "budget" aqui no Brasil. Fora do Brasil vejo pouca gente usando essa marca, especialmente por causa das falsificações tão comuns. Seja como for, não adianta tentar usar lógica, pois uma placa-mãe vai ligar com processador queimado, outra não, uma placa-mãe vai ligar com curto, outra não, informática não é exata ou determinista como a maioria gostaria que fosse, então resta a você testar tudo, metódica e funcionalmente, sem jamais presumir uma coisa a menos que já tenha visto exatamente a mesma situação com exatamente a mesma combinação de componentes. 

1 hora atrás, FireStormz disse:

Uma coisa que me deixa na muita dúvida é que por exemplo, fiquei mais de uma hora jogando BF 1 e nenhum momento o computador reiniciou, mas basta colocar GTA V por exemplo, ele reinicia em no máximo 10 min. Vou ver se consigo desativar o turbo boost pra ver se resolve. Também não fiz nenhum OC.

Só para constar, reiniciar depois de um tempo fixo é comum de superaquecimento, então insisto que sempre verifique as temps. O problema é que, mais uma vez, fonte não tem monitor de temperaturas, então se a fonte estiver superaquecendo ela pode passar fora do seu radar. Ademais, TB, ou turbo boost, é função da CPU e vem ligado como padrão. Algumas placas mãe vem com OC dinâmico ligado também, convém sempre conferir e testar sem. Convém sempre testar só um módulo de memória também (um por vez) e sempre com o XMP desligado, o que infelizmente tem algumas MBs renegadas que vem com essa porcaria ligada. XMP pode causar instabilidade no sistema e acredito que uma taxa relativamente alta de usuários passa raiva com esse recurso (menos de 50%, mas ainda sim mais do que deveria ser se os fabricantes realmente se importassem com os consumidores). Convém verificar TODA a BIOS, jamais se fixar só em uma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Aparentemente as temperaturas da placa de vídeo, placa-mãe, processador etc, ficam em uma temperatura normal que é pra ficar quando eu jogo, mas vou dar outra olhada pra ter a certeza. Infelizmente não tenho como realmente testar cada peça, pois não tenho outro PC ou outra fonte por exemplo, só mesmo enviando para algum técnico. Perderei a garantia caso peço para algum técnico olhar qual seria o problema ? ( Lembrando que comprei peça por peça e não o PC montado já. ) Desde já agradeço pela ajuda e qualquer dúvida voltarei aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FireStormz Não perderá a garantia se extrair uma peça separadamente para testes. Claro que levar até um técnico que não seja de sua absoluta confiança e deixar lá com ele para que realize os testes, possivelmente sem critério ou cuidado, nunca é uma boa escolha. Se o técnico abrir ou alterar qualquer componente de qualquer maneira você perderá sim a garantia. Até um arranhão em um componente é razão para a perda da garantia por sinal, então manuseio adequado é essencial. 

 

Veja, eu comecei meus diagnósticos e manutenções sem ter componentes adicionais e sempre encontrei uma equação para chegar ao problema. Geralmente ela começa com diagnósticos básicos (memtest86, crystaldiskinfo/hdtune, correção de drivers e firmware/BIOS, etc.), seguindo para o eventual teste de bancada. Observar boas práticas e rever sua montagem sempre é uma boa ideia também e foi para isso que criei esta checklist: https://forms.gle/xsPuJCsH2Fj6vkb16

 

Se você já fez todos os testes que citei, se instalou seu sistema corretamente e não usa nenhum adaptador elétrico, cabo com mau contato ou estabilizador em sua rede, então resta apenas levar o PC para testar na loja de um técnico, mas combinando com antecedência que você quer participar do processo de diagnóstico se for possível (e necessariamente se o dito técnico não for de sua plena confiança). Como técnico eu lhe digo que ter um cliente perto vai atrasar meu diagnóstico severamente, mas faço isso quando o cliente está muito calejado e temeroso. Só recomendo que compense o esforço desse técnico mesmo que o orçamento seja sem compromisso. 

 

Por fim, recomendo que revise sua instalação elétrica, o que devia ter dito no começo do tópico. Estabilizadores não devem nunca ser utilizados com PCs modernos, isso é fóssil tecnológico e só atrapalha, jamais protege ou ajuda. Similarmente, conexões e tomadas tem que ser casadas corretamente. Se usa um cabo com tomada de três pinos padrão novo, seu conector da parede DEVE ser de três pinos padrão novo. Se você usa três pinos padrão antigo, vale o mesmo. Filtros de linha só recomendo Clamper e não recomendo nunca o uso de Ts ou adaptadores, pois todos esses representam pontos de falha e podem justamente deixá-lo dando voltas em torno do próprio rabo tentando achar o que está causando um problema que pode bem ser uma simples conexão de má qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Pelo visto vou ter que mandar para algum técnico dar uma olhada mesmo. Em relação a energia, estão todos no padrão dos dias de hoje. Não uso estabilizador, pois sei que esses PC's modernos não pode usar. Enfim, mais uma vez agradeço pela sua ajuda. Qualquer coisa, quando eu souber qual é a peça "culpada", voltarei aqui pra dizer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, FireStormz disse:

@WOZ Dods Pelo visto vou ter que mandar para algum técnico dar uma olhada mesmo. Em relação a energia, estão todos no padrão dos dias de hoje. Não uso estabilizador, pois sei que esses PC's modernos não pode usar. Enfim, mais uma vez agradeço pela sua ajuda. Qualquer coisa, quando eu souber qual é a peça "culpada", voltarei aqui pra dizer.

Mesmo assim teste outro cabo, podendo inclusive ser o do monitor. Mesmo cabos novos podem vir com defeito de fábrica e já passei raiva por um ano por não ter presumido isso. Tive um monitor que quebrou o cabo DVI, aí troquei por outro novo, lacrado, de boa marca, e continuou não funcionando. Usei o monitor um ano praticamente via D-SUB, que eu odeio, e um belo dia resolvi testar com outro bem mais antigo que tinha e funcionou perfeitamente desde então até o monitor morrer, anos depois, por que já era um vovô de 14 anos de idade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, FireStormz disse:

@WOZ Dods O ruim é que se usar a do monitor não tem como saber se o PC reiniciou, pois eu só sei por conta da imagem, pois os RGB do PC, nem das memórias desligam. O PC apenas reinicia, por isso vou ver se consigo outro do mesmo jeito.

Troque o cabo de um pelo de outro. Se o do PC estiver com mau contato vai até entender melhor isso quando do nada o monitor apagar e voltar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...