Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Como salvar os dados medidos pelo mpu6050 para abrir no excel?


Posts recomendados

Em 28/12/2021 às 21:29, .if disse:

Onde e como estão sendo gravados os dados neste momento? Qual mc, qual compilador, qual programa, qual mídia e alguns etc?

Estou utilizando o próprio programa do arduino e no momento to salvando via cartão SD e ele gera arquivo txt, quero mudar para arquivo que eu possa abrir no excel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entendi. O excel abre .txt nas suas células sim. Clique em algo do gênero: 'dados' .. 'importar dados externos' ... 'importar dados'... 'arquivo do tipo *.*'. Geralmente ele prefere arquivo que já possua separadores de dados geralmente um ; . Mas nada impede de você escolher qualquer separador. Se o programa arduino for seu a dica que dou é: formate ele com dado-separador. Algo como

0231;3435;5656;8547;6634;3347;...

Com a dica acima os dados vão encaixar certinho em cada célula. Publique seu tal .txt pra gente ver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, .if disse:

Entendi. O excel abre .txt nas suas células sim. Clique em algo do gênero: 'dados' .. 'importar dados externos' ... 'importar dados'... 'arquivo do tipo *.*'. Geralmente ele prefere arquivo que já possua separadores de dados geralmente um ; . Mas nada impede de você escolher qualquer separador. Se o programa arduino for seu a dica que dou é: formate ele com dado-separador. Algo como

0231;3435;5656;8547;6634;3347;...

Com a dica acima os dados vão encaixar certinho em cada célula. Publique seu tal .txt pra gente ver.

Valeu pela dica, vou testar aqui. Isso pra mim é bem importante porque são milhares de dados e não da pra fazer na mão um a um.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito 10 sua dica @aphawk . Me lembro que certa feita há muuuuto tempo fiz um pic conversar diretamente com as células do excel via inpout32.dll em borland c++,vb e delphi.  Me lembro de até ter publicado num forum nem sei se foi este. até tinha esquecido disso 😁

Com sua dica me veio a mente uma utilidade semi real pra algo como fazer algum monitoramento tipo temperatura do forno, geladeira e etc. É bem menos difícil trabalhar com o vb do excel que é basicamente um basic anabolizado.  Um dado que vislumbrei é o medir corrente e consumo de um treco qualquer mas me incomoda aproximar e conectar a rede ac do meu precioso note. Mas (sempre tem um mas) será que daria pra conversar usando aquela dica via bluetooth ? 🤔 . Algo como usar um esp32 ou aqueles baratos módulos bluetooth (comprei recentemente mas não sei onde coloquei kk). Eis mais um pra ficar mofando na minha gaveta dos projetos imaginários kk. Mas não totalmente inútil pra algum navegante errante do futuro 😜

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if ,

 

Esta é a quarta vez que posto essa dica kkkkkk

 

Eu também não ligo nada estranho no meu notebook, então temos dois caminhos :

 

1 - O que eu faço para isolar o meu sistema de rádio do notebook é muito eficaz :

Uso um simples adaptador USB - Serial, e implemento dois opto acopladores para isolar totalmente os dois sistemas, inclusive o GND !


2 - O velho e bom Bluetooth !  um desses HC-06 que são super baratos dá conta fácil do problema.

 

Eu prefiro usar a serial mesmo, só precisa acrescentar 2 optos e dois resistores e tá feito.

 

Olha o circuito mastigado :

 

 

1013344820_INTERFACEOPTICA.thumb.png.b2928f485f64b124a339a0117415f7c7.png

 

Embora eu tenha anotado USB no conector, me refiro à saída do módulo USB-SERIAL, ou seja, onde os sinais já estão no formato serial-TTL.

Todos esses módulos  eles tem uma saída de +5V então uso ela para alimentar o Led do opto...

 

Isso isola completamente e eu uso a 2.400 bps,  mas nada te impede de chegar a 19.200, apenas diminua os capacitores para uns 330 pF ( isso é para evitar interferência de RF, senão pode tirar eles... ) .

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...