Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

pc travando e apresentando o whea_uncorrectable_error


Snipper

Posts recomendados

Ola pessoal, to semi-desesperado aqui.

 

O meu pc do nada trava e aparece esse aviso. Eu ja tentei alguns passos pra tentar corrigir o problema, mas nada funcionou, o erro continua. Gostaria de saber se vocês poderiam me ajuda.

Vamos lá ao meu spec e o que eu tentei:

 

PC SPEC:
Processador Intel Core i7-10700KF, Cache 16MB, 3.8GHz (5.1GHz Max Turbo), LGA 1200 - BX8070110700KF

Placa-Mãe ASRock Z490 Pro4, Intel LGA1200, ATX, DDR4

SSD Intel 660P Series, 1TB, M.2 NVMe, Leitura 1800MB/s, Gravação 1800MB/s - SSDPEKNW010T8X1

SSD Kingston A400, 480GB, SATA, Leitura 500MB/s, Gravação 450MB/s - SA400S37/480G

Placa de vídeo Zotac GeForce RTX 3070 Twin Edge LHR, 8GB, GDDR6, 256-bit, ZT-A30700E-10PLHR

Memória Adata XPG Gammix D30 32GB (2x16GB) DDR4 3200Mhz Cinza, AX4U320016G16A-DB30

Fonte Corsair TXM Series TX750M 80 Plus Gold 750W PFC Ativo, CP-9020131-WW

 

O que eu já tentei:
Atualização da BIOS- ok

Usei o Intel Processor Diagnostic Tool 64bit pra testar o processador - ok

Tudo que diz nesse site EXCETO restauração do sistema (não tinha backup) e desativar o turbo boost

https://recoverit.wondershare.com.br/windows-10/fix-whea-uncorrectable-error-in-windows-10.html?fbclid=IwAR269CCEXL-rXDIKiih7LIrKkcIYLhMT6rsu4rTgIQH9q5G5JHmV1Ws5nBk

 

Estranhamente, acabou de acontecer esse problema, mas o blue screen view nem o Windbg não consegue achar o dump file, então não sei dizer exatamente o que foi hoje. Das vezes anteriores era o arquivo ntoskrnl.exe. Todas as vezes era o WUE.

 

Esse problema começou a acontecer depois de um upgrade no qual eu troquei a placa-mãe, o processador e a placa de vídeo. 


Segue anexo meu ultimo dump file (penultimo erro, pois o ultimo erro não gerou dump file... inclusive, tem esse problema também pra corrigir....)

 

Alguma luz?

110221-6781-01.7z

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Snipper disse:

troquei a placa-mãe, o processador e a placa de vídeo

Só faltou trocar a fonte e HD pra ter um pc novo? 😁. Também coincidentemente já recomendei umas 4 ou 5x só hoje que verificassem a fonte. Ela pode ser a fonte do problema além das tradicionais desconexões/limpa contatos/reconexões ou seja não só de sw vive seu pc. Há também o hw. rapadura é doce mas não é mole não 🤪

Caso ainda prefira ficar só no sw nada contra. Neste caso a dica que dou é testar com outro s.o. p.ex. linuxmint.com. Roda no pendrive mesmo. Também pode baixar o https://www.hirensbootcd.org/download/ que tem uma pancada de ferramenta bacana. Usei esta madrugada! Sério! 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, .if disse:

Só faltou trocar a fonte e HD pra ter um pc novo? 😁. Também coincidentemente já recomendei umas 4 ou 5x só hoje que verificassem a fonte. Ela pode ser a fonte do problema além das tradicionais desconexões/limpa contatos/reconexões ou seja não só de sw vive seu pc. Há também o hw. rapadura é doce mas não é mole não 🤪

Caso ainda prefira ficar só no sw nada contra. Neste caso a dica que dou é testar com outro s.o. p.ex. linuxmint.com. Roda no pendrive mesmo. Também pode baixar o https://www.hirensbootcd.org/download/ que tem uma pancada de ferramenta bacana. Usei esta madrugada! Sério! 😁

Esse hiren eh o que? Um S.O?

Vi o link, mas nem entendi direito.

Quanto aos HW: Eu testei o processador e as memórias, mas n sei como testaria o resto, tipo, qual teste posso fazer pra verificar a integridade dos outros componentes.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testar memória só com o memtest86.

Testar HDD é com o CrystalDiskInfo.

Temperaturas você verifica com o HWmonitor, deixando rodar algum tempo enquanto usa o PC.

Para todos esses exceto o memtest, que você usa na inicialização, você precisará entrar no windows para fazer testes. O Hiren's BCD indicado pelo colega @.if permite a você iniciar um windows 7 portátil para fazer esse tipo de diagnóstico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Snipper Você consegue iniciar o windows ou ele dá tela azul antes de carregar?

Você está com OC ativado ou XMP?

Eu inicio o windows normalmente e consigo usar de boa por várias horas, mas em algum momento acontece o erro. Ele normalmente acontece 1 ou 2x por dia para um uso constante.

 

Depois da atualizaçao da BIOS eu deixei setado para Default options. não tenho nenhum overclock ligado, nem XMP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Snipper Faça o load optimal defaults da BIOS, sem alterar mais nada depois, deixe assim. Faça os testes com os programas citados acima. O memtest só precisa rodar uns 10 minutos, não precisa esperar as 4 horas que ele leva normalmente. Se não encontrar nenhum erro, recomendo reinstalar seu sistema, dessa vez tomando o cuidado de baixar os drivers novinhos no site da fabricante da placa-mãe e da GPU.

Mais dicas para fazer uma boa instalação: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1528995-como-preparar-seu-pc-após-a-montagem-instalação-do-sistema-configurações-etc/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Testar memória só com o memtest86.

Testar HDD é com o CrystalDiskInfo.

Temperaturas você verifica com o HWmonitor, deixando rodar algum tempo enquanto usa o PC.

Para todos esses exceto o memtest, que você usa na inicialização, você precisará entrar no windows para fazer testes. O Hiren's BCD indicado pelo colega @.if permite a você iniciar um windows 7 portátil para fazer esse tipo de diagnóstico.

Crystaldisk diz que meus ssds estão 96% e 98% bons.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Snipper disse:

Crystaldisk diz que meus ssds estão 96% e 98% bons.

Menos um problema então. Lembre que se for reinstalar o sistema você deve fazer backup antes. Durante a instalação você deve deixar só o disco que vai receber o sistema conectado ao PC para evitar problemas depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Menos um problema então. Lembre que se for reinstalar o sistema você deve fazer backup antes. Durante a instalação você deve deixar só o disco que vai receber o sistema conectado ao PC para evitar problemas depois.

No caso, vou reinstalar o windows 10. Tenho q fazer aquela reinstalaçao q limpa o C:\ ou só reinstalar o windows mantendo os meus arquivos já é o bastante?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, ainda preciso de socorro aqui....

 

Eu reinstalei o windows de novo e agora o pc ta com "outro erro".

Antes ele dava o WHEA e reiniciava. Agora, ele simplesmente desliga do nada!
Sem aviso, sem mensagem, sem log, sem nada!

Mudou o sintoma, mas a doença permanece. Alguma sugestão ae, povo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Snipper Verificou as temperaturas como sugeri? Testou só com um módulo de memória? Passou o crystaldisk? Resetou a BIOS, desligou o XMP?

 

Se tiver outra unidade de armazenamento, seja HDD ou SSD, tente instalar o sistema nela e testar. Lembrando, se não fez isso ainda faça antes de tentar instalar em outra unidade. Desconecte todas as unidades de armazenamento. Reinsira apenas seu SSD de sistema e teste ele. Seu SSD kingston é conhecido por falhar prematuramente e se tiver uma unidade danificada conectada à placa-mãe o sistema pode não funcionar mesmo que esteja em outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@Snipper Verificou as temperaturas como sugeri? Testou só com um módulo de memória? Passou o crystaldisk? Resetou a BIOS, desligou o XMP?

 

Se tiver outra unidade de armazenamento, seja HDD ou SSD, tente instalar o sistema nela e testar. Lembrando, se não fez isso ainda faça antes de tentar instalar em outra unidade. Desconecte todas as unidades de armazenamento. Reinsira apenas seu SSD de sistema e teste ele. Seu SSD kingston é conhecido por falhar prematuramente e se tiver uma unidade danificada conectada à placa-mãe o sistema pode não funcionar mesmo que esteja em outra.

Vamos lá:
AS temperaturas, de acordo com o HW monitor, estão de boa. Nada fica no vermelho em momento algum. Só ficou 1x o processador qd fiz stress test, fora isso, fica nem na metade do permitido.

Ainda não testei só 1 modulo de memoria. 

Quanto ao crystal, eu liguei ele, observei os SSD´s, estão todos em "good" com 96%+, mas não vi opção de fazer alguma coisa. Q q eu deveria fazer la?

 

Problema de testar somente o SSD de sistema eh q esse erro acontece mt aleatoriamente, tipo, é +- 1x por dia se eu usar o pc o dia todo. E os jogos estão no outro SSD, basicamente, n vou ter motivo pra usar o pc se deixar somente 1 deles =/

 

Vou testar só 1 modulo de memoria.

Atualizei e resetei a BIOS.
XMP não esta ligado

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Snipper disse:

AS temperaturas, de acordo com o HW monitor, estão de boa. Nada fica no vermelho em momento algum. Só ficou 1x o processador qd fiz stress test, fora isso, fica nem na metade do permitido.

Quais foram as temperaturas? Não existe isso de permitido no HWmonitor, ele exibe a temperatura atual, a mínima que foi medida e a máxima que foi medida, nessa ordem.

29 minutos atrás, Snipper disse:

Quanto ao crystal, eu liguei ele, observei os SSD´s, estão todos em "good" com 96%+, mas não vi opção de fazer alguma coisa. Q q eu deveria fazer la?

Você poderia fazer o teste das unidades de armazenamento, mas para isso é melhor usar o HDtune. Não sei acho que vai encontrar algo. Acharia melhor passar para o último teste que citei.

31 minutos atrás, Snipper disse:

Problema de testar somente o SSD de sistema eh q esse erro acontece mt aleatoriamente, tipo, é +- 1x por dia se eu usar o pc o dia todo. E os jogos estão no outro SSD, basicamente, n vou ter motivo pra usar o pc se deixar somente 1 deles =/

Pois é, mas se não diagnosticar e o SSD falhar de um dia para o outro vai deixá-lo na mão do mesmo jeito. O que eu acho mais engraçado é ainda estar dando erro após a reinstalação do windows, o que me dá a entender que é um problema físico ou na outra unidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Quais foram as temperaturas? Não existe isso de permitido no HWmonitor, ele exibe a temperatura atual, a mínima que foi medida e a máxima que foi medida, nessa ordem.

Você poderia fazer o teste das unidades de armazenamento, mas para isso é melhor usar o HDtune. Não sei acho que vai encontrar algo. Acharia melhor passar para o último teste que citei.

Pois é, mas se não diagnosticar e o SSD falhar de um dia para o outro vai deixá-lo na mão do mesmo jeito. O que eu acho mais engraçado é ainda estar dando erro após a reinstalação do windows, o que me dá a entender que é um problema físico ou na outra unidade. 

 

O q eu quis dizer com permitido foi que não aparecem em vermelho. Vou deixar medindo de novo até o próximo crash pra ver se aparece algo crítico. Após o crash, eu posto aqui o SS.

 

Quanto aos SSD´s, até é possível que sejam eles, mas eu acho pouco provável, pois eu os usava no meu antigo PC. Apesar de eu ter mudado quase todas as peças, eu fui mudando aos poucos e o problema só começou depois de mudar a placa-mãe e o processador, os quais eu mudei ao mesmo tempo. =/


Agora não lembro se a fonte eu mudei junto desses dois ou se eu ja tinha instalado antes. Essa vou ficar devendo =(


Problema é que quando uso o Intel Processor Diagnostic Tool 64bit, ele não acha nada no processador. O q me resta só a placa-mãe de defeito (e talvez a fonte)


Existe algum teste pra ela? Inclusive, tem como ver se é algum driver apresentando problemas tudo? (Apesar de e eu achar pouco provável, né? Nunca ouvi falar de erro de driver q desliga o PC. Até fazia sentido com o Whea....)

E a fonte? Existe algum teste de alguma coisa?

 

No mais, valeu por estar gastando seu tempo ae comigo 😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

 

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Quais foram as temperaturas? Não existe isso de permitido no HWmonitor, ele exibe a temperatura atual, a mínima que foi medida e a máxima que foi medida, nessa ordem.

Você poderia fazer o teste das unidades de armazenamento, mas para isso é melhor usar o HDtune. Não sei acho que vai encontrar algo. Acharia melhor passar para o último teste que citei.

Pois é, mas se não diagnosticar e o SSD falhar de um dia para o outro vai deixá-lo na mão do mesmo jeito. O que eu acho mais engraçado é ainda estar dando erro após a reinstalação do windows, o que me dá a entender que é um problema físico ou na outra unidade. 

 

 

Rapaz, eu resolvi olhar o HW mais de perto e pra minha surpresa eu to batendo 115º com frequencia no processador. Eu não fico la muito tempo, mas acabo batendo nessa faixa, tenho trabalhado na faixa de 90-100.


Será q poderia ser isso o "reset" q meu pc sofre? Tipo, ele acaba ficando mt tempo em 115º e então reinicia?

 

Coloquei a mão perto do processador e da placa de vídeo e vi que ela esquenta um absurdo e o vento que fica acima de ambos é muito quente. A placa trabalha entre 70 e 75 e fica proxima do processador.

To começando a achar q ela esquenta igual a peste e joga o calor pra cima do processador. Se bem q ele ja deve ter alguma coisa q faz ele esquentar muito, pois me lembra do WHEA acontecendo mesmo ANTES de ter instalado a 3070.

 

Quantas dúvidas....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Snipper disse:

O q eu quis dizer com permitido foi que não aparecem em vermelho.

Isso é equivocado. Uma CPU ou GPU ainda podem morrer prematuramente sem nunca atingir a "faixa vermelha" de temperaturas. O ideal é temperaturas abaixo de 70°, sempre. Acima disso só se for brevemente durante boost.

Se puder ser abaixo de 60°, melhor ainda.

Para você ter uma ideia, qualquer GPU atual fará thermal throttling lá pelos 80°, o que significa que ela vai reduzir seu desempenho para não se danificar. A fabricante dizer que o chip aguenta até 100° não quer dizer nada em relação a qual temperatura é realmente saudável de operar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, passei o dia todo de ontem tentando consertar o problema da alta temperatura.
Basicamente, o pc estava setado por default na BIOS pra ficar em overclock o tempo todo.

 

Esse eu consegui corrigir.

AGora o BSOD voltou e não ta criando dump file, mesmo estando setado para cria, conforme Screen shot.

Alguma ideia do porque de não estar criando? Sem o dump file eu fico mais perdido q cego em tiroteio =(

Untitled.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Snipper Poderia nos enviar suas configs de BIOS? Seu problema parece mais ligado a ela do que qualquer outra coisa. Apesar disso aviso que já vi ocorrer de configurações de BIOS danificarem componentes (seja CPU, MB ou RAM), bem como algumas coisas ficarem fixas no OS e com isso dificultarem a funcionalidade plena pós correção. Para essa última afirmativa, recomendo reinstalação completa do sistema pós correção da BIOS dentro do que você disse. Se não tiver resultados, teste a estabilidade de componente a componente. Sim, de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 30/12/2021 às 11:04, Snipper disse:

Eu reinstalei o windows de novo e agora o pc ta com "outro erro".

Antes ele dava o WHEA e reiniciava. Agora, ele simplesmente desliga do nada!

O código de erro "whea_uncorrectable_error" indica um erro fatal de hardware no Sistema. O fato do seu computador não estar gerando dumps reforça isso, pois esse é mais um sintoma de uma falha de hardware que está impedindo até mesmo a geração de logs.

 

Este tópico é mais um exemplo perfeito do porquê não devemos formatar uma máquina para resolver um problema de telas azuis sem antes examinar os logs do Windows para tentarmos encontrar pistas do culpado pelo problema.

Em 29/12/2021 às 12:18, Snipper disse:

Estranhamente, acabou de acontecer esse problema, mas o blue screen view nem o Windbg não consegue achar o dump file, então não sei dizer exatamente o que foi hoje. Das vezes anteriores era o arquivo ntoskrnl.exe. Todas as vezes era o WUE.

O arquivo "ntoskrnl.exe" é nada menos que o Kernel do Windows. Ele estar sendo apontado como "culpado" pelo bluescreenview simplesmente não quer dizer nada. As telas azuis são sintomas de problemas, ou seja, um sintoma de que um erro grave ocorreu no Windows, corrompendo algum arquivo ou travando algum recurso/funcionalidade do sistema, e obviamente serão os drivers do Windows quem irão travar, mas isso não quer dizer que eles foram os responsáveis pelo travamento.

 

Em 29/12/2021 às 12:18, Snipper disse:

Usei o Intel Processor Diagnostic Tool 64bit pra testar o processador - ok

 

Esse problema começou a acontecer depois de um upgrade no qual eu troquei a placa-mãe, o processador e a placa de vídeo. 

Temos um erro de hardware, tanto pelo código de erro quanto pelo fato de você ter formatado o computador e o problema ter persistido. Se você já fez o teste do processador, então os culpados são a sua placa-mãe ou a sua placa de vídeo.

 

--------------------

 

Como você formatou a máquina, boa parte dos logs necessários para nos auxiliar na análise foram perdidos. Mas, independente disso, faça os seguintes procedimentos abaixo:

 

Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

  • Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

 ColetorLogsBSOD-CdH.7z

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

 

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

Aguardamos sua resposta.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@GabrielLV Eu estou passando por exatamente estes mesmos problemas citados pelo Snipper e realizei o passo a passo que você solicitou.

- Perguntas:

Há quanto tempo ocorre este problema? - Assim que eu troquei o processador do meu PC e fiz uma formatação, cerca de 1 semana.

Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação? - Corsair CV650

O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)? - Já testei com os dois, o problema persiste

Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)? - Adaptador wifi e USBs de carregamento normais

O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio? - Não

O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador? - Sim, fiz a troca de processador e memórias ram do meu computador, eu estava com um 5600x + 24gb de ram 3200 numa b550m, agora estou com um Ryzen 9 5900x, 32gb de ram 2400mhz e a mesma b550m steel legend.

O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)? - Não, após eu fazer a formatação o problema já começou

O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros? - Não

Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)? - Sim, utilizo o driver booster para atualização de drivers.

Algum overclock foi feito no computador? - Não por mim, eu até procurei alguma função na BIOS para verificar se tem algum overclock ou tensão, até mesmo turbo boost, mas não encontrei nada. 

Segue em anexo o arquivo logsColetados.7z e também o print da tela do aplicativo speecy, como solicitado. 

imagem_2023-12-14_100229441.png

LogsColetados.7z

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...