Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

meu processador está muito quente


Posts recomendados

Meu processador mesmo fazendo serviços mais tranquilos ele fica muito quente, quando eu coloco na BIOS ele já fica em 70 graus, quando eu abro um jogo mais pesado ele fica entre 92 e 97 grau.

O que pode estar ocasionando esse super aquecimento  ? 

Ele ainda está na garantia deveria acionar o rma ou é normal essa temperatura sem water cooler.

 

Ps: Utilizo o cooler box que vem com o processador e não estou utilizando overclock mesmo assim ele fica o tempo todo acima de 4.0 GHz independente do que eu esteja fazendo.

 

hardware:

Processador: Ryzen 5600X

placa-mãe: B450m Steal legend

Mémória ram - 16 gb 3600 MHz 

Placa de vídeo: 3060 

WhatsApp Image 2021-12-30 at 08.34.32.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Gabriel Escobar disse:

oi

essa temperatura ai não é normal, já verificou se o cooler não está sujo? 

verifica também se ele está bem conectado. 

Caso tudo esteja ok e tu continue com o problema talvez seja bom investir em um air cooler.

O processador tem uma semana de uso, está tudo conectado direito e não tem nada sujo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Arthur Cezar disse:

Ps: Utilizo o cooler box que vem com o processador e não estou utilizando overclock mesmo assim ele fica o tempo todo acima de 4.0 GHz independente do que eu esteja fazendo.

Esse é o problema, cooler box não da conta desse Ryzen, essa cpu trabalha com clocks altos e por isso esquenta bem mais que o normal, logo você precisa de um Aircooler ou watercooler, eu te indico o Aircooler deepcool gammaxx 400 v2, é o melhor cooler por 120 reais que você vai achar no mercado. Tem a questão também do seu gabinete e ventilação no geral, mas acredito que trocando o cooler já vai melhorar muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, leonardobr_ disse:

Esse é o problema, cooler box não da conta desse Ryzen, essa cpu trabalha com clocks altos e por isso esquenta bem mais que o normal, logo você precisa de um Aircooler ou watercooler, eu te indico o Aircooler deepcool gammaxx 400 v2, é o melhor cooler por 120 reais que você vai achar no mercado. Tem a questão também do seu gabinete e ventilação no geral, mas acredito que trocando o cooler já vai melhorar muito.

Eu comprei um water cooler z 240 da rise mode mas só vai chegar próximo ano, eu só queria saber se é normal isso acontecer ou se pode ser defeito de fábrica, porque ele tem uma semana de uso e só de eu ligar ele já fica em uma temperatura muito alta.

14 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

 Não sei se ainda vale para Ryzen mas para processadores AMD havia cool n' quiet e os Intel o speed step que eram ativados no setup do BIOS que aumentavam o clock só quando era necessário. Isso evitava que o processador esquentasse muito.

Vou tentar fazer isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Lembrando que o

processador dele está sempre com o clock máximo o que não é econômico energeticamente e com isso esquenta mesmo.

 

4 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Lembrando que o

processador dele está sempre com o clock máximo o que não é econômico energeticamente e com isso esquenta mesmo.

É normal isso acontecer ou  pode ser defeito de fábrica? Na BIOS chega a ficar em 72 graus após ligar o pc pela primeira vez no dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Cezar Li muitas informações truncadas e equivocadas nesse tópico. Vou evitar me referir a elas por falta de tempo. O que tenho a lhe dizer é que tem duas coisas que podem estar erradas aí, a instalação do seu cooler ou a ventilação do gabinete. Esse processador não roda acima de 70° em condições normais de uso com o cooler box, não importa o que alguém tenha inventado para te falar.

O correto é seu gabinete ter pelo menos uma ventoinha na parte de traz jogando ar para fora, se for gamer o ideal é pelo menos duas, uma no mesmo lugar, uma na frente na parte mais baixa do gabinete jogando ar para dentro. Além disso, o ideal é que o gabinete tenha frente em mesh, não frente fechada, pois não importa quão bom seja seu arrefecimento da CPU se não tiver fluxo de ar para alimentá-lo.

 

Por último, recomendo que cancele a compra do WC. Devolva se chegar, é seu direito. Compre um air cooler de qualidade que terá melhor desempenho, menor ruído e durabilidade infinitamente superior. Os que recomendo hoje para quem quer algo realmente bom sem quebrar o banco são o Scythe Fuma 2 e o Ninja 5, que custam entre 300 e 400 reais. Ambos são muito bons e terão desempenho superior a basicamente qualquer WC que você vai comprar por menos de 800 reais. Acima disso ainda tem air coolers que valiam a pena, mas aí a conversa já muda para: em que situação a pessoa vai precisar de tanto?

Depois assista esse vídeo para entender melhor: https://www.youtube.com/watch?v=23vjWtUpItk

 

Se a instalação do seu cooler tiver sido feita em erro, você precisará de isopropanol para limpar a pasta antiga e de um tubo de pasta nova de qualidade para aplicar. Cuidado muito com a pasta que compra, pois tem muita porcaria no mercado.

 

Nota: Se você estiver vendo essas temperaturas só quando ocorre o "boost", então elas estão perfeitamente normais. Vá até a BIOS, desligue a função turbo boost e veja se as temperaturas então. Se ficarem aceitáveis você pode ir na BIOS e aumentar a frequência entre o normal de operação e a frequência de boost enquanto a temperatura a um patamar sadio (até 70°).

 

Mais tarde volto aqui para elucidar algumas coisas que li.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Arthur Cezar disse:

É normal isso acontecer ou  pode ser defeito de fábrica? Na BIOS chega a ficar em 72 graus após ligar o pc pela primeira vez no dia.

Depende bastante da pasta térmica também, mas acredito que seja normal pra esse Ryzen, se você não esta tendo problemas com queda de desempenho, tela azul, está normal o processador. Da uma olhada no youtube se tem testes desse CPU com o cooler original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Pepse disse:

Você tem certeza que encaixou bem o seu cooler? o 5600X é quente sim, mas não ao nível que o seu processador está, tem algo errado na sua instalação.

Não fui eu que instalei, chamei um técnico pra fazer a instalação

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Arthur Cezar Li muitas informações truncadas e equivocadas nesse tópico. Vou evitar me referir a elas por falta de tempo. O que tenho a lhe dizer é que tem duas coisas que podem estar erradas aí, a instalação do seu cooler ou a ventilação do gabinete. Esse processador não roda acima de 70° em condições normais de uso com o cooler box, não importa o que alguém tenha inventado para te falar.

O correto é seu gabinete ter pelo menos uma ventoinha na parte de traz jogando ar para fora, se for gamer o ideal é pelo menos duas, uma no mesmo lugar, uma na frente na parte mais baixa do gabinete jogando ar para dentro. Além disso, o ideal é que o gabinete tenha frente em mesh, não frente fechada, pois não importa quão bom seja seu arrefecimento da CPU se não tiver fluxo de ar para alimentá-lo.

 

Por último, recomendo que cancele a compra do WC. Devolva se chegar, é seu direito. Compre um air cooler de qualidade que terá melhor desempenho, menor ruído e durabilidade infinitamente superior. Os que recomendo hoje para quem quer algo realmente bom sem quebrar o banco são o Scythe Fuma 2 e o Ninja 5, que custam entre 300 e 400 reais. Ambos são muito bons e terão desempenho superior a basicamente qualquer WC que você vai comprar por menos de 800 reais. Acima disso ainda tem air coolers que valiam a pena, mas aí a conversa já muda para: em que situação a pessoa vai precisar de tanto?

Depois assista esse vídeo para entender melhor: https://www.youtube.com/watch?v=23vjWtUpItk

 

Se a instalação do seu cooler tiver sido feita em erro, você precisará de isopropanol para limpar a pasta antiga e de um tubo de pasta nova de qualidade para aplicar. Cuidado muito com a pasta que compra, pois tem muita porcaria no mercado.

 

Nota: Se você estiver vendo essas temperaturas só quando ocorre o "boost", então elas estão perfeitamente normais. Vá até a BIOS, desligue a função turbo boost e veja se as temperaturas então. Se ficarem aceitáveis você pode ir na BIOS e aumentar a frequência entre o normal de operação e a frequência de boost enquanto a temperatura a um patamar sadio (até 70°).

 

Mais tarde volto aqui para elucidar algumas coisas que li.

O processador pode ter vindo com algum defeito de fábrica?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Arthur Cezar disse:

Não fui eu que instalei, chamei um técnico pra fazer a instalação

Tente revisar esse cooler, retire e coloque o mesmo, e parafuse bem.

1 hora atrás, Arthur Cezar disse:

O processador pode ter vindo com algum defeito de fábrica?

Se fosse isso o processador estaria muito mais frio, fraco e dando tela azul.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Arthur Cezar disse:

O processador pode ter vindo com algum defeito de fábrica?

Pode, mas isso é improvável. Teste reinstala-lo com boa pasta térmica e vendo o método correto de instalação. Observe se o técnico que o instalou não fez a burrada de esquecer de tirar o plástico de proteção, o que é extremamente comum com pessoas pouco experientes. Semana passada mesmo um colega aqui passou exatamente por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...