Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena ainda fazer cache ? Existe outra forma no mikrotik de ver acessos ?


Ir à solução Resolvido por Cadu Campos,

Posts recomendados

Olá, gostaria de saber se é vantajoso ainda realizar cache (Por exemplo squid em transparente ou outro) da navegação (Acho que só da para fazer de arquivos http se não me engano)

De que forma poderia armazenar/registrar dados de acesso por IP ? Muita gente tem acesso a minha internet o que as vezes me passa uma desconfiança de alguém poder querer fazer algo criminoso para cair a culpa em mim (Sei que existe trocar senha do roteador, esconder SSID, porém seria uma base de conhecimento também para o desenvolvimento de conhecimento)

 

Sobre o cache se fosse possível fazer mesmo de conteúdos https seria vantajoso afinal, como geralmente em festas em família ocorre acesso de mesmos arquivos múltiplas vezes isso aliviaria a banda da internet (Principalmente em jogos) com o uso de redes sociais

 

Achei muito conteúdo sobre o assunto e muitas ideias divergentes, porém minha dúvida é do ano 2021+, os conteúdos que vi são de 2016- o que me gera dúvida sobre o que realmente fazer (Servidor cache e tentar de alguma maneira fazer os logs através dele ou se tiver como realizar o log diretamente no mikrotik para um dispositivo externo (USB/SDCARD), claro se não compensar o uso de cache)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Guillermo Olá amigo, tudo bem?


Cache hoje em dia não é muito vantajoso pois só consegue realizar para páginas http, algumas empresas ainda vendem serviços de cache que funciona em https mas o custo é alto e não muito vantajoso pois requer bastante manutenção na ferramenta, para você obter a informação do que as pessoas acessam você vai ter que fazer o famoso CGNAT para mapeamento de portas e ter um servidor de log debugando, com isto você vai saber qual dia, qual ip acessou o ip de destino.

att;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cadu Campos Tudo e contigo ? Muito obrigado pela resposta, eu vi essa questão do CGNAT e vi que se baseia em saber a porta de origem do IP público e horário, isso seria o suficiente para comprovar o acesso? (Vi alguns que usam Squid, webproxy do próprio mikrotik e até outros tipos para registrar os sites acessados por cada IP)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Arthur Guillermo Tudo em paz, Sim, pois no log você vai saber que o ip (ex; 100.64.2.1 acessou pela porta 3572 o ip de destino 45.223.176.2 pela porta 80). Este procedimento é o suficiente para provedores de internet ter o relatório de acesso para caso ocorra algum eventual problema. Mas se seu serviço for de escritório ou empresas, você pode partir pra um PFSENSE com e2guardian e lightsquid para relatório. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...