Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro "reboot and select proper boot device"


Posts recomendados

bom dia!!  

       Toda vez que ligo o PC agora aparece esta mensagem e me impede de carregar o computador. Na primeira tela vejo que diz que system date e system time NOT SET. Já entrei na BIOS e atualizei mas não é esse o problema pois desligo e ligo e volta a dar a mesma mensagem. Já troquei o cabo do SSD do sata2 para o sata 1 na placa-mãe, retirei os cabos de energia e do plug do SSD para limpar e reconectar mas NADA. Na tela da BIOS SETUP UTILITY, o SSD rstá corretamente inidicado na porta SATA 1. Na tela BOOT DEVICE PRIORITY, o 1º boot boot device é o SSD. Na tela HARD DISK DRIVES, alternei o SSD com o HD para o SSD ser o 1st drive e dei F10 para salvar e sair porém também não funcionou e quando religo o HD volta a ser o 1st drive. Para o sistema carregar, toda vez tenho que entrar na BIOS e fazer todas essas alterações!!  Alguém já passou por esse problema? Aguardo alguma dica. Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado por retornar! eu retirei a bateria (moedinha) nesse meio tempo e deixei uns 10 minutos fora. Recoloquei, religuei o computador e NADA.

agora, marcos eduardo monteiro disse:

obrigado por retornar! eu retirei a bateria (moedinha) nesse meio tempo e deixei uns 10 minutos fora. Recoloquei, religuei o computador e NADA.

em relação ao jumper não mexi pois nunca mexi e não conheço como fazer. Como procedo?

2 minutos atrás, marcos eduardo monteiro disse:

obrigado por retornar! eu retirei a bateria (moedinha) nesse meio tempo e deixei uns 10 minutos fora. Recoloquei, religuei o computador e NADA.

em relação ao jumper não mexi pois nunca mexi e não conheço como fazer. Como procedo?

deveria comprar outra bateria??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcos eduardo monteiro Quando você desliga o PC, mas não tira ele da tomada, mantendo a fonte energizada, ele permanece com a hora e configurações salvas? pois mesmo com a bateria descarregada era pra manter as configurações e a hora usando a tensão standby da fonte, só usando mesmo a bateria quando o PC fica fora da tomada. se for esse o caso é só trocar a bateria, mas se ele perde as configurações mesmo estando com a fonte na tomada ai é defeito na placa-mãe.

 

O jumper tem que ver no manual da sua placa-mãe, tem placas mais novas como a minha que nem o jumper tem, nessas só tem 2 pinos, e você so põe o jumper pra fazer o reset, removendo em seguida, tudo isso com a fonte fora da tomada, mexer no jumper com o PC na tomada pode danificar a placa.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, F4b10 disse:

@marcos eduardo monteiro Quando você desliga o PC, mas não tira ele da tomada, mantendo a fonte energizada, ele permanece com a hora e configurações salvas? pois mesmo com a bateria descarregada era pra manter as configurações e a hora usando a tensão standby da fonte, só usando mesmo a bateria quando o PC fica fora da tomada. se for esse o caso é só trocar a bateria, mas se ele perde as configurações mesmo estando com a fonte na tomada ai é defeito na placa-mãe.

 

O jumper tem que ver no manual da sua placa-mãe, tem placas mais novas como a minha que nem o jumper tem, nessas só tem 2 pinos, e você so põe o jumper pra fazer o reset, removendo em seguida, tudo isso com a fonte fora da tomada, mexer no jumper com o PC na tomada pode danificar a placa.

a hora e dia ficam registradas quando eu desligo e o pc fica na tomada, mas a mensagem de boot device aparece!!

23 horas atrás, F4b10 disse:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcos eduardo monteiro A mensagem "time and date not set" é típica de bateria da placa-mãe descarregada, mas a mensagem "reboot and select a boot device" já indica que o sistema não encontrou um HD pra dar boot, nesse caso teria que checar os cabos SATA, cabos de força SATA e ver se não tem nada frouxo, mas também pode ser sintoma de um HD morrendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, F4b10 disse:

@marcos eduardo monteiro A mensagem "time and date not set" é típica de bateria da placa-mãe descarregada, mas a mensagem "reboot and select a boot device" já indica que o sistema não encontrou um HD pra dar boot, nesse caso teria que checar os cabos SATA, cabos de força SATA e ver se não tem nada frouxo, mas também pode ser sintoma de um HD morrendo.

@F4b10   Vou trocar a bateria e desconectar o HD da placa-mãe pois o sistema operacional está no SSD. Muito obrigado pela dica!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/01/2022 às 07:26, marcos eduardo monteiro disse:

@F4b10   Vou trocar a bateria e desconectar o HD da placa-mãe pois o sistema operacional está no SSD. Muito obrigado pela dica!!

F4b10, gostaria de te agradecer pelas orientações!!  O problema estava realmente na bateria. E isso tem lógica pois as alteraçõ0es que eu fazia todas as vezes na BIOS não se sustentavam quando eu religava o PC. Bastou colocar a bateria nova para as alteração na entrada SATA1 E NO 1ST Boot device e na janela "main" não se alterarem mais.  Parabéns ao Clube do Hardware por proporcionar conhecimento e interação entre os seus participantes!!  Sou muito grato pela ajuda de vcs principalmente ao amigo F4b10!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...