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CPU e Motherboard superaquecendo!


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Tenho um i5-10600k em uma Biostar Racing B460GTA Ver. 5.0, a BIOS instalada é: B46AFC17.BST de 2020-12-17(Última lançada.)

Nos últimos dias me deparei com um problema de superaquecimento nos dois, qualquer coisa que faça o processador trabalhar 10, 15, 50%, faz a placa-mãe ir a 100 graus e o processador 98 ~ 100 em questão de SEGUNDOS. Não houve nenhum tipo de desligamento repentino mesmo com essas temperaturas. Porém fecho o máximo de coisas que posso para não ter que desligar o computador e manter a temperatura entre 70 ~ 80 nos dois.

 

Uso um Water Cooler de 240, tenho Fans em todo o Gabinete e um ÓTIMO fluxo de ar.(Por isso é tão esquisito para mim.) Esse problema não existia antes, aconteceu do nada, o processador vivia em 37 graus, nunca vi chegar a 50.. Agora que comecei a jogar coisas que requer mais do PC que esse problema apareceu. E já não posso nem ver vídeos no YT se estiver com algum programa em execução ao mesmo tempo.

 

Na tentativa de melhorar a situação eu removi a pasta térmica que veio junto ao PC(Que tem 2 anos de comprado.) e usei uma que tenho a uns 4 anos, Z5 DeepCool.

O resultado foi que em Idle, a temperatura melhorou. Voltei a ver o processador em 35 e a placa-mãe em 37 ~ 40 graus. Mas ao abrir qualquer tipo de programa como Driver Booster, Uninstaller ou jogos como COD Vanguard, Modern Warfare e até mesmo WYD, em poucos segundos os dois estão 100/100.

 

Já fiz o método de aplicação cobrindo toda a superfície e o de gotinha no centro, não houve mudança perceptível alguma.

Pastas Térmicas tem algum tipo de prazo de validade? Elas "perdem" sua condutividade ao passar os anos?(Tentei jogar fora metade do tubo e usar a parte mais solida e nada mudou, sim a parte da frente estava mais liquida e reparei isso.)

Existe a chance de não ser a pasta térmica? Tenho medo de que seja a necessidade de troca do Fluido do Water Cooler.(É que nunca fiz isso e não existe a menor possibilidade de encontrar alguém com a menor competência no lugar onde vivo, interior.) Essas duas coisas, quais são os períodos recomendados de troca/manutenção?

 

Hoje 04/01/2022 fiz a compra dessa pasta térmica: Corsair XTM50, 5g - CT-9010002-WW o prazo de entrega é de até 12 dias. Infelizmente não achei em nenhum lugar qual é a condutividade dela.(Nem no site da fabricante.)

 

Vou deixar uma lista do que foi feito até então na tentativa de resolver:

Formatação, w11 Pro > Home e atualmente w10 Home.(Que vou manter, imaginei que algum software ou configuração pudesse estar causando o problema.)

Atualização da BIOS para a mesma.(Não me pergunte o porque x.x')
Restauração das configurações da BIOS para a configuração de fábrica.

Troca de método de aplicação da pasta térmica.

Limpeza completa de tudo o que está dentro do Gabinete, parece até que acabou de vir da loja.(Nada empoeirado.)

 

Os programas que usei para acompanhar a temperatura: Speccy e HWMonitor.(Mas notei a temperatura em quanto jogava, quando observei os textos que o MSI Afterburner deixa na tela mostrando FPS e etc.

 

Acredito não ter esquecido de mencionar nada, a quem puder ou tentar me ajudar, obrigada! E para todos, feliz ano novo! ❤️

 

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Fui surpreendida com o meu computador chegando nessas temperaturas com programas simples abertos, caso sejam jogos os dois chegam a 100 em questão de segundos.

i5-10600k, Biostar Racing Ver. 5.0, Water Cooler 240. Eu nunca tinha visto ele passar de 50, fazendo tarefas normais ficava entre 35 ~ 40 e a placa-mãe também.

 

Troquei a pasta termica várias vezes com diferentes formas de aplicação e o resultado sempre o mesmo, mas ela tem uns 4 anos de comprada, isso pode ser o problema? Melhorou um pouco após a troca, mas continua indo de 0 a 100  com coisas pesadas, após a troca se mantem 70/70.

 

O PC está limpo como um novo, só tem dois anos de comprado, fica em cima da mesa, tem fans por toda parte, não sei mais o que fazer.

 

Obrigada a quem puder me ajudar com alguma informação!

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@Treason 

Sabe se a pasta térmica utilizada é de qualidade? É a base de prata? Tem uma boa densidade?

 

Além disso, o water cooler faz bom contato com o processador? É fundamental para que haja a dissipação de calor, ainda mais nesse caso, de um processador com um consumo elevado.

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Se mesmo com troca de pasta térmica a temperatura ainda se deixa elevar.

Algumas coisas podem ser causadoras

1- a pasta termica tem má qualidade ou perdeu suas proprieades nesses 4 anos.

2- A bomba do Water cooler pode ter morrido ou esta com problemas de velocidade de rotação

ou 3- o liquido de arrefecimento do WC pode ter coagulado ou estar com uma bolha de ar na bomba.

 

Em qual parte do gabinete o WC está instalado? e como está a instalação das fans? [se possível mande foto]

 

Respondendo essas questões e a dos colegas acima poderemos tentar entender o que está se passando com seu sistema de refrigeração, e lhe dizer alguma possível solução.

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@Shaman93 Só uma vez ouvi barulho de liquido quando liguei o PC, fora essa vez nunca mais percebi o som novamente.
Não sei se a bomba está setada em 100% 12V, mas tirei umas fotos pra te mostrar.. A mangueira (A) fica morna-quente, já a mangueira (B) fica praticamente fria. A parte de cima do radiador sai ar quente, onde fica 1 das fans, a parte que fica logo em baixo quase que não sai ar, sendo bem sincera acho que os dois estão muito fracos passando ar pelo radiador.. (Eu poderia trocar essas Fans por outras que tenho aqui sobrando do KIT de 5 que comprei?) Um dos fios que saem do Water Cooler está conectado na placa-mãe onde diz "CPU_FAN" que fica do lado de "CPU_OPT", o outro fio vai para onde os cabos ficam arrumados atrás do gabinete e ele encaixa em outro cabo onde tem duas setinhas se colidindo. Vou reabrir o PC e verificar essas fans do radiador, está muito esquisito, então volto para responder a todos!

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@Alan Flanklyn Mandarei uma foto dela, não sei dizer a condutividade mas tenho ela faz uns 4 anos, ela pode ficar ruim por conta do tempo? Ela é Cinza/Pratinha em cor.. Lembro que ao aplicar a parte da frente dela essa parte estava mais 'liquida', então joguei parte fora e usei do que restou que estava mais 'solida'. Acredito que o WC faça bom contato sim, me certifiquei de não apertar MUITO e nem deixar FROUXO os parafusos, testei os dois métodos de aplicação de pasta, gotinha e espalhada, nenhuma mudança. E esse problema apareceu antes mesmo de eu abrir esse PC para mexer em qualquer coisa do tipo, a pasta estava secando, mas com a nova continuou igual.. Única coisa que fiz desde que comprei o PC foi colocar as Fans pra circulação de ar e, agora com esse problema, uma limpeza completa na poeira, então n vejo como posso ter causado isso.

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Screenshot_1.thumb.png.71245dd136b39ac8d4414851d6e2cbda.png@RBMA Vou abrir o COD Modern Warfare com o HWMonitor e Speccy para registrar.

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@Alex Weiss Eu não tinha certeza se uma pasta térmica podia perder suas propriedades com os anos, mas estava rezando pra que fosse isso, ontem comprei essa daqui ó: Corsair XTM50, 5g - CT-9010002-W e se com ela não resolver.. Estarei perdida.

 

Sobre problema de rotação vou verificar as Fans porque notei sim que está com um fluxo de ar saindo do radiador muito baixo, na minha percepção pelo menos.. E se permanecer talvez até coloque outras 2 fans que tenho sobrando aqui pra ver se noto alguma diferença..

O WC está na parte da frente, tem foto aqui no post já..

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@Treason Bom vamos pelo mais básico, primeiramente, o water cooler está fazendo o contato necessário com o processador? Foi retirada a a proteção plástica do water cooler? As bases de colocação estão integras (sem rachaduras, quebras e outros problemas físicos). A quantidade de pasta térmica foi suficiente? 

Tente ver bem sobre essas situações mais manuais em relação a colocação do processador.

 

Segundo ponto, esse problema teve um evento incial? Seja a compra de um componente novo, manutenção do PC, atualização de BIOS e/ou drivers, formatação de windows. Se sim, indiqueo que foi feito..

 

Em ultimo caso pode ser um problema físico de algum componente, o die do processador pode não estar com um bom contato com o encapsulamento do mesmo

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Veja na BIOS qual rotação está a bomba, em média deve ficar em torno dos 2.000rpm

 

44 minutos atrás, Treason disse:

Eu poderia trocar essas Fans por outras que tenho aqui sobrando do KIT de 5 que comprei?

pode sim, desde que elas sejam mais fortes que as que você tem.  

As 2 fans do radiador estão ligadas na placa-mãe? ou tem 1 na placa-mãe e a outra direto na fonte?[se conseguir verificar isso também..]

Outro ponto, há muitas curvas nas mangueiras o que não é muito ideal, o topo  do radiador está mais alto que a bomba, e posicionado com as mangueiras pra cima o que pode ter deixado uma bolha de ar.  O correto é posicionar o radiador com as mangueiras para baixo deixando o ar subir para o topo[fundo] do radiador e não ficar preso nas mangueiras ou na bomba.

 

Solte o radiador e mecha nele para os lados/cima e baixo, para ver e desloca a possível bolha de ar. 

 

Fazendo tais alterações e não surtirem efeito então provavelmente coagulou o liquido. 

 -Você mencionou no outro post sobre fazer a troca do flúido.. Esses WC são lacrado, praticamente não vale a pena abrir para fazer alguma manutenção a menos que você tenha experiência. Então em ultimo caso somente um novo, e se caso isso for necessário deixo minha recomendação para nem gastar dinheiro com WC novamente, coloque um bom Air Cooler que não lhe dará dor de cabeça como este WC está dando! e o desempenho é mais ou igual em eficiencia dependendo do modelo.

44 minutos atrás, Treason disse:

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Vendo aqui, a rotação da bomba está certa.  +2.000rpm

Essas 2 fans abaixo dela devem ser do radiador certo?    podemos ver aqui a questão da diferença do fluxo de ar no radiador, uma está mais forte e a outra fraca. Se conseguir deixa-las na mesma rotação é o ideal.

 

Mesmo colocando elas direto na fonte e rodarem em 100% não vejo que possa ajudar, pois essa diferença de rotação deixaria um pouco mais quente talvez, mas nada assim tão alto.[caso consiga ligar direto na fonte as Fans pode fazer esse teste só por desencargo de consciencia]

 

44 minutos atrás, Treason disse:

Corsair XTM50, 5g - CT-9010002-W e se com ela não resolver.. Estarei perdida.

Espere ela chegar pra testar,  Tendo a apontar o problema mais para o WC do que diretamente na pasta. 

mas até la tente fazer os testes/procedimentos citados, para ver se altera alguma coisa as temperaturas

 

Seu processador está dando picos de 100% de uso, nesses momentos ele sobe a temperatura até ou mais de 100c. 

Está com algum over clock ativo ou algum software novo que está fazendo ter alto uso de CPU? 

Confira também se não há algum software rodadno em 2º plano exigindo o processador.

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@Alex Weiss Eu formatei do Windows 11 Pro para o Home e por último deixei o 10 Home, tudo na tentativa de eliminar as possibilidades. Também coloquei a BIOS em default, na persistência até atualizei a BIOS e nada mudou. Qualquer coisa que faça esse processador trabalhar nem que seja um pouco, vai fazer a temperatura subir muito e em segundos.. Olha como está agora que mexi no radiador, só que antes também ficava, a temperatura só está baixa por eu não ter aberto praticamente nada no PC ainda após liga-lo.

 

Eu vou te mostrar algo que fiz, virei o radiador de cabeça para baixo e antes de tudo notei que uma das Fans dele está mais lenta, mas não sei como posso mudar isso, e notei isso no segundo mês de comprado pra falar a verdade e até semanas atrás eu não sofria com os aquecimentos absurdos de hoje.(Quando o processador esquenta as duas Fans ficam aparentemente na mesma velocidade visualmente falando.) Deixarei img, não consigo registrar uma Fan mais lenta que a outra pois o celular que peguei emprestado não tem uma boa camera.. x.x'

Fiz o procedimento de mexer no radiador para tentar deslocar uma possível bolha, no fim em idle fica como na img, jogando ou abrindo coisas do dia a dia a temperatura sobe que nem doida e continuo na mesma..

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@Diego Both Lembrando que nesses 2 anos eu nunca tinha aberto ou mexido em nenhum hardware do PC além de adicionar a placa de vídeo. O superaquecimento foi notado em quanto eu jogava COD, nada de diferente ocorreu de um dia para o outro, ao menos não que eu possa ter notado. A partir daí que eu fiz todas as mudanças sugeridas e testes e mais testes para eliminar as possibilidades.

Notei uma coisa estranha ao mexer no WC, uma das Fans, como o @Alex Weiss mencionou.. Estava com a rotação diferente da outra. Na tentativa de descobrir o motivo percebi que a Fan que estava 'Boa', se conectava na parta inferior da placa-mãe, o nome do slot é Fan_Sys1, algo assim.. Em quanto a outra estava no CPU_OPT.(Que fica do lado esquerdo da CPU_FAN). Então removi essa que estava mais lenta e no CPU_OPT e coloquei na segunda entrada Fan_Sys2, com isso as duas visualmente giravam na mesma velocidade.

Com algumas pesquisas eu descobri que algumas pessoas utilizam o cabo da bomba tanto no CPU_FAN quanto no CPU_OPT, mas que o 'ideal' seria o OPT. Deixei assim como teste, o resultado em idle: CPU e Placa-Mãe : 90 Graus +. Então novamente coloquei o cabo da bomba no CPU_FAN e é assim que o PC permanece, não posso jogar nem abrir nada demais que vai esquentar muito, me limito a ver vídeo, netflix e etc. E o novo 'normal' virou CPU 61 ~ 76 e placa-mãe 74 ~ 87.

Uma coisa que eu gostaria de adicionar, o ar que sai de todo canto do meu PC é sempre friozinho(Do radiador também!) e não tenho perdas de FPS mesmo com as temperaturas altas(Eu acho!)

O que me resta é aguardar a pasta térmica chegar e torcer que o problema seja esse, então voltarei aqui e dou alguma notícia. Afinal eu estava acostumada a ver meu processador sempre entre 35 ~ 40. Obrigada a todos! @OPiantino Desculpe pelo double post! ❤️

@Eduardosv Muitas as perguntas já foram respondidas no tópico x.x' Mas está tudo em bom estado sim, aparentemente como novo.

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@Treason  A bomba pode ser liga em qualquer conector, a gente da preferência ao CPU_FAN e CPU_OPT por eles terem uma tensão maior.

 

você entrou na BIOS e colocou a bomba com a rotação em 100%?

Também faça uma curva de fan mais agressiva, deixando uma linha reta de início 40% a 40⁰C e 100% a 80⁰C.

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@Diego Both Antes de qualquer coisa, obrigada! Vou aproveitar e tirar uma dúvida contigo, certo? Sabe me informar por qual motivo TUDO o que estava conectado ao CPU_OPT estava com uma rotação inferior? Seja o CPU_FAN ou CPU_Sys, todos fazem as Fans e a Bomba trabalhar melhor em outros conectores que não seja o OPT.

Não sabia que na BIOS eu poderia controlar a rotação da Bomba, vou tentar fazer isso hoje, mas caso você possa me guiar agradeceria, terei de fazer uma pesquisa pra ter uma ideia de onde ir mais ou menos..

Sobre essa curva eu entendi bem, é como faço com minha GPU no MSI Afterburner. Voltarei com qualquer novidade!

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@Treason  Cada conector de fan vem com uma rotação pré programada pelo fabricante, por isso tem essa diferença de rotação. 

 

quando você personaliza, você pode colocar todas com a mesma rotação ou não. 

 

SIGA ISSO:

 

Conecte a Bomba no CPU_FAN. As fans do WC você conecta no SYS_FAN1 e SYS_FAN2. As fans 3 fans do gabinete no CPU_OPT.

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@Diego Both Seja com a Bomba no CPU_FAN ou CPU_OPT, com a curva agressiva ou direto no 100%, não existe mudança alguma na temperatura. Embora eu tenha ligado o 'Quiet' em um teste e a rotação tenha diminuído, nenhum dos dois em 100% mudou nada, fiz outros testes relacionados a isso mas estou tão chateada e exausta com esse problema que nem vale a pena perder tempo comentando pois não vai agregar em nada. Ainda assim sou grata pela ajuda, vou deixar uma img.

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@Treason  Depois de fazer essas alterações, aperte F10 e click em Sim para Salvar.

 

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Pra simplificar tudo no meu PC, eu instalei uma HUB Fan (foto), liguei a bomba no CPU_FAN e a HUB FAN no CPU_OPT. Dessa forma eu controlo as 6 fans com a mesma rotação ao mesmo tempo, com um só conector.

 

 

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Em 04/01/2022 às 19:17, Treason disse:

Uso um Water Cooler de 240, tenho Fans em todo o Gabinete e um ÓTIMO fluxo de ar.(Por isso é tão esquisito para mim.) Esse problema não existia antes, aconteceu do nada, o processador vivia em 37 graus, nunca vi chegar a 50..

Lembre-se de que todo WC está sujeito a falha catastrófica, que ocorre normalmente por falha da bomba ou por coagulação do líquido. A mínima coagulação já causará a obstrução das micro barbatanas do bloco da CPU e isso impedirá completamente o funcionamento do WC. Se ocorre algo como o que você descreveu, você tem que verificar sua instalação, se a bomba está sendo acionada e os coolers também. Se tudo estiver OK, pode tentar configurar para ver se corrige, mas geralmente você terá que jogar o WC fora e comprar outro, pois o ciclo de vida dessas !@*#%*& é de 3 anos em média. É por essas e outras que eu nunca recomendo WC.

 

Se quiser algo que não lhe dê esse tipo de dor de cabeça, pegue um bom air cooler, que é instalar e esquecer, sem chance de falha catastrófica já que o bloco grande age como fator de redundância e mesmo daqui há 10 anos quando a ventoinha falhar ele ainda pode continuar cumprindo seu papel se o fluxo de ar do gabinete for bom.

 

Última coisa a ser observada que esqueci de mencionar é a posição de instalação. Se estiver em uma das três posições abaixo, se a bomba estiver recebendo corrente e fazendo leitura de rotação assim como as ventoinhas e mesmo assim a CPU não baixar de temperatura mesmo com tudo a 100%, jogue fora, é o único remédio, pois não existe manutenção de AIO.

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Sempre com tubos para baixo.

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@Diego Both Fiz tudinho e ainda assim nada. Deu uma leve melhorada depois de mexer tanto em tantas coisas, por isso acredito ainda na pasta térmica ser a solução. Mas caso eu abra algo muito pesado é 100/100, demora um pouco mais, mas chega lá em pouco tempo ainda. Vou cogitar o que você usou no seu PC, gostei da ideia.
Edit: As duas Fans do Radiador estão nas estradas SYS_FAN1 e 2, a Bomba está no CPU_FAN mas não consigo por as do gabinete na FAN_OPT pois estão numa 'controladora' atrás do PC.

@WOZ Dods Acho que vou fazer essa mudança da imagem (A), no momento ela está como na imagem (B). Mas ainda assim, o ar que sai do radiador é mais friozinho do que meu ventilador. Seu post foi bem esclarecedor, obrigada por dedicar seu tempo em me ajudar também.. Usei Air Coolers a vida inteira então quis mudar quando comprei esse PC aqui, SE for só caso de pasta térmica eu vou ficar mais feliz por não ter que abrir mão do WC.

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@Treason Pasta térmica não perde eficiência de um dia para o outro. Hoje em dia pastas térmicas de qualidade duram a vida útil inteira do produto, então posso lhe garantir que a menos que você tenha removido o bloco do processador e reinstalado sem aplicar nova pasta e remover a antiga, então certamente esse não é seu problema. Como mencionei, falhas catastróficas são comuns em WCs, e pior é que não tem manutenção nesses casos como teria em um air cooler. Se estiver na posição B como mencionou e com a tubulação para baixo, se não tiver nada errado nas configurações de velocidade na BIOS ou no perfil de energia do windows (que deveria estar no equilibrado com configurações padrão), se não fez remoção do cooler sem reaplicar pasta térmica, então posso lhe garantir que ou a bomba falhou ou o líquido coagulou, e em ambos os casos é jogar fora e comprar outro. Se tiver usado ele com tubulação para cima durante muito tempo e tiver corrigido agora, então pode demorar um pouco para o ar sair do bloco. Para facilitar o processo talvez você tenha que mover um pouco o radiador para deixar o ar acumulado passar, isso com a bomba ligada. Tanto os tubos quanto o bloco podem acumular ar e nesse caso a movimentação do radiador por resolver se o volume de ar não for muito grande. Todo WC ganha ar no seu interior com o tempo e a posição ideal de instalação pode prevenir que esse ar cause complicações, mas se ultrapassar um certo volume a eficiência do conjunto é reduzida drasticamente. 

 

Faça as observações que sugeri, teste movimentar o radiador com delicadeza e com o PC ligado, com o cuidado de não colocar as mãos nas hélices. Pode ligar e entrar na BIOS enquanto faz isso para facilitar desligar quando terminar, lá você poderá monitorar se houve mudança na temperatura em tempo real e se perceber que o problema foi solucionado pode desligar o PC direto pelo botão de power e prosseguir para reinstalação do radiador.

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  • 2 semanas depois...

Voltei para dar notícias a quem cedeu o seu tempo para tentar me ajudar e para quem tem interesse no tópico!

 

Desculpem a demora, muita correria e tempo de espera na entrega dos novos produtos. O problema tinha sido realmente o Water Cooler da Pichau Aqua X200! Já havia pouco fluido dentro do radiador e isso fica MUITO evidente após chacoalhar. A bomba deve ter danificado por conta disso e outros problemas relacionados ao tempo.. Tento ser o mais cuidadosa possível com meu PC, mas infelizmente não tinha experiência alguma com WC(Mas NÃO me arrependo, me serviu bem nos últimos 2 anos, pena que foram apenas 2..) Com a chegada de uma pasta térmica de qualidade fiz a aplicação junto ao EVGA CLC 360mm e a temperatura ficou em minima de 27 graus(Idle) e máxima de 62 no COD Vanguard nas configs gráficas mais altas possíveis, ao mesmo tempo que executava uma VM e mais um monte de pequenas tarefas e coisas abertas. A média é 33 em tarefas comuns do dia a dia, mas a noite diminui mais ainda e fica em volta de 29.(Não uso Ar-Condicionado e moro na BA.)

 

Eu realmente não quero conta com Air Coolers mais. É pessoal, mas não os acho "inferiores".. O atual WC tem garantia de 5 anos e esse foi um dos pontos que influenciou minha escolha, mas no futuro pretendo estudar sobre WC Custom e migrar com segurança.

 

Também fiz o sistema Push-Pull e estou bem satisfeita!

 

Obrigada a todos e caso algum moderador queira, pode fechar o tópico!

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