Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível recuperar um Flyback queimado?


Endmmans

Posts recomendados

Praticamente impossível!

O fio de cobre muito fino fica preso a um tipo de resina muito dura que não derrete.

 

Se for algum fly back de TV antiga dos anos 50/60 talvez seja possível, pois nestes o fio ficava preso numa carcaça feita de uma cera semelhante a parafina usada em velas. Aí sim é possível enrolar, porém requer prática pois o fio deve ser enrolado de maneira correta pra que não haja vazamentos de alta tensão.

  • Curtir 2
  • Obrigado 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luan Victrolas. disse:

alguns caso de vazamentos que você repara ele com araldite e cimento

Tem uma TV véia aqui que estava vazando um pouco pra baixo de onde sai o cabo da chupeta. 

Tampei o vazamento com umas 4 camadas de termo retrátil, tá funcionando faz uns 3 anos:

D7F6565_d.webp?maxwidth=640&shape=thumb&

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu usava parafina (ou cera de favo de mel que era a que tinha) pois havia lido em algum lugar que era o melhor isolante natural do universo: isolava 1 milhão de volts por centímetro! Nunca deu totalmente certo. 1 deles me lembro que até pegou fogo kk. Décadas depois.. e num é que vi trafo de cerca elétrica com parafina mesmo??!!

O ar é de 10000 a 30000V/cm. Me lembrei que vi no ybt uma reportagem de itaipu os cára a cm de um condutor com 600Kv. Disse que era isolado a gás que me lembrei vagamente que era argônio. O google me retornou um tal de SF6

 

"

O hexafluoreto de enxofre (SF6) é um gás que é usado em equipamento de energia eléctrica. É transparente, inodoro, não inflamável e quimicamente estável. Isto significa que à temperatura de quarto não reage com qualquer outra substância. A estabilidade vem do arranjo simétrico dos seis átomos de fluoreto em torno do átomo central de enxofre. É esta estabilidade que faz este gás útil em equipamentos eléctricos. O SF6 é um isolador eléctrico muito bom e pode efectivamente extinguir arcos eléctricos nos aparelhos de alta e media tensão enchidos com SF6. O SF6 pode ser achado no mundo inteiro em milhões de aparelhos eléctricos; o equipamento eléctrico que contém SF6 é um artigo de grande exportação. 

O SF6 é formado por uma reacção química entre enxofre fundido e fluoreto. O fluoreto é obtido pela electrólise de ácido de fluorídrico (HF). 

O SF6 puro não é venenoso. O gás não é perigoso ao inalar, uma vez que o conteúdo de oxigénio é bastante alto. Em princípio pode-se inalar sem perigo uma mistura de 80% de oxigénio e 20% de SF6. O SF6 é aproximadamente 6 vezes mais pesado do que o ar. Isso significa que pode concentrar-se em canalizações de cabos ou no fundo de depósitos. O gás não é perigoso ao inalar mas se há uma acumulação importante do gás, há um risco de sufocação devido à falta de oxigénio."

http://www.estgv.ipv.pt/PaginasPessoais/lpestana/textos de alunos/SF6.htm

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/01/2022 às 01:07, albert_emule disse:

Não tem segredo para a recuperação.

 

Em 07/01/2022 às 01:07, albert_emule disse:

Daí fazer outra bobina.

 

Pra mim essas duas frases não cabem no mesmo contexto! 

 

Cada fly back tem as suas características e diferenças, existem centenas deles! 

Pinagens diferentes, tensões diferentes e algumas vezes até o tamanho é diferente (isso porque estou pensando nesses mais modernos de TV a cores da década de 80 pra cá). Os de TV preto e branco ou colorida dos anos 70 já é outra história. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/01/2022 às 01:21, Renato.88 disse:

 

 

Pra mim essas duas frases não cabem no mesmo contexto! 

 

Cada fly back tem as suas características e diferenças, existem centenas deles! 

Pinagens diferentes, tensões diferentes e algumas vezes até o tamanho é diferente (isso porque estou pensando nesses mais modernos de TV a cores da década de 80 pra cá). Os de TV preto e branco ou colorida dos anos 70 já é outra história. 

 

 

Basta ter molde para cada modelo e ter o esquema de cada modelo do mercado. 

 

É possível fazer um esquema a partir de medições de um que esteja funcuiando. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...