Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Acer Aspire 5733 desliga sozinho mesmo sem esforço


Ir à solução Resolvido por vixsoftware,

Posts recomendados

Bom dia pessoal 

Estou com um notebook que está deixando de cabelo branco aqui...

Ele funciona por umas 2h e depois desliga sozinho.

 

Mesmo se deixar ele ligado e não usar nada consumindo processamento.

 

Testei os seguintes itens:

memória RAM 

Energia

Limpeza na placa

Troca de pasta térmica 

Ele não aquece

Só não testei outro disco (não faz sentido)

 

O modelo é o Aspire 5733

BIOS: InsydeH20 Version V1.07

Processador i5 M40 2.67GHz (4 CPUs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

porque não testar o HD, pode ser que seja seu sistema operacional que esteja causando o problema... seria sim interessante colocar outro HD com sistema limpo e testar... Memória normalmente causa reinicio com a famosa tela azul... carregador do notebook tb pode ter algum problema, seria sim interessante testar outro...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ztech Já tentou usar sem bateria?

 

1 hora atrás, Danis Barsant disse:

Faz tempo que tem ele? Recomendo passar uma pasta térmica no processador.

Sem perguntar se há problemas de superaquecimento fazer a troca da pasta térmica pode causar mais problemas do que solucionar. Não recomendo que oriente as pessoas a fazer isso, pois pastas térmicas atuais não precisam ser substituídas com regularidade como as antigas.

 

3 horas atrás, ztech disse:

memória RAM 

Energia

Limpeza na placa

Troca de pasta térmica 

Ele não aquece

Só não testei outro disco (não faz sentido)

Testou a memória com o memtest86 inicializável?

Qual teste de energia fez? Testou outro carregador original?

Como monitorou a temperatura? Usou o HWmonitor? Quais temperaturas teve?

Sobre disco, pode acontecer sim, mas é incomum. Quando há curto no disco ele pode causar desligamento, mas geralmente ou ele nem liga ou dá tela azul antes.

Faça os testes com os programas que citei se não tiver feito. Teste outro carregador original ou ao menos um diferente do que você está usando e com potência que você tenha certeza ser adequada. Não troque pasta térmica a menos que ele esteja superaquecendo, você já tenha limpado as barbatanas do dissipador e trocado a ventoinha e mesmo assim tenha continuado a superaquecer. Troca de pasta térmica é a última coisa, e se não for feito por alguém habilidoso pode criar mais problemas do que resolver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Danis Barsant disse:

@WOZ Dods Desculpa cara, mas meu notebook queimou o processador porque nunca passei uma pasta térmica, depois disso sempre monitoro a temperatura.

Se você retirar a original, pode ter sido isso, mas superaquecimento não funciona assim. Imagino que alguém tenha lhe dito que trocar a pasta térmica teria feito mágica e evitado que você perdesse seu notebook, mas geralmente isso não só não resolveria o problema como poderia piora-lo. O certo era fazer como já mencionei acima, limpar as barbatanas do dissipador e trocar a ventoinha. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Danis Barsant disse:

@WOZ Dods  Entendi, depois do episódio comecei a passar a pasta térmica uma vez por ano, obrigado pela observação. Vou me atentar a isso.

Compre uma pasta de qualidade, como arctic, cooler master, thermaltake, etc, não condutiva, uma seringa de 3g dá e sobra muito se aplicada corretamente. Passe uma vez, feche, esqueça. Se a temperatura aumentar com o tempo já tenha o modelo da ventoinha na mão, geralmente custam uns 30 reais, às vezes menos, no ML ou aliexpress. A cada 5 anos mais ou menos a ventoinha ficará fraca, pois é um componente mecânico e perde força naturalmente. Se observar a rotação dela vai perceber que ela decai com o tempo. Num certo momento precisará trocar.

Se a pasta que já passou era de qualidade, deixe ela como está.

Se procurar tópicos criados hoje verá um colega que fez a preventiva dele desnecessariamente e agora o PC não liga mais... É complicado isso de preventiva com troca de pasta.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Agradeço a todos pela ajuda. 

Levei para um amigo verificar a placa, fizemos todos os testes mencionados em todos os comentários acima e conseguimos encontrar o problema no processador. Depois de todos os procedimentos ele agora está permanecendo ligado por cerca de 4 horas mas se começar usar, ele aciona desesperadamente a ventoinha, vai no máximo e depois desliga. Ou seja, trocando a placa mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...