Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC dando congeladas aleatórias e apresentando tela azul ao ligar


Arthur99
Ir à solução Resolvido por Arthur99,

Posts recomendados

Olá a todos

Nos últimos 5 dias, começou um problema chato aqui no PC. Eventualmente, ele dá umas congeladas, independentemente do que eu esteja fazendo, seja jogando (nesse caso, percebi que alguns segundos antes de acontecer a congelada, o jogo teve uma queda brusca de FPS e também alguns engasgos de áudio), vendo vídeo, ou só navegando na internet. Além disso, ao ligá-lo, apresentou tela azul algumas vezes.

Executei os comandos de verificação de arquivos corrompidos do Windows e nada foi detectado. Rodei testes pelo diagnóstico de memória do Windows e pelo Memtest, não sendo encontrado nenhum problema. Baixei o HD Tune e o CrystalDiskInfo para verificar a sáude dos SSDs e nada de anormal foi encontrado. Também reinstalei os drivers de vídeo pelo DDU e o problema persiste. Formatei o PC há menos de 1 mês, então não sei se uma eventual nova formtação resolveria. Também não tentei atualização de BIOS, pois já está em sua última versão. Os drivers estão todos atualizados e as temperaturas estão normais. Alguém teria mais alguma sugestao?

OBS: anteontem à noite eu tirei as peças da máquina, dei uma limpada e passei uma borracha nas memórias e, até o momento em que escrevo, não teve congelamento, mas a tela azul ainda persiste.

Config:

ASUS A320M Gaming

Ryzen 5 2600

RTX 2060

16 Gb de RAM (2x8 2666 MHz)

SSD Kingston SATA 120 Gb (onde está instalado o Windows)

SSD NVMe KingDian 1 Tb

Fonte EVGA 600 W 80 plus bronze

Windows 10 Pro 21H2 em sua última versão

Erro.thumb.png.b8c6bec0a3944d4e7703b8bc6fda663e.png

Erro acusado pelo visualizador de eventos após tela azul

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola  tudo Bem. vamos lá você ja viu se o drive da sua placa de vídeo esta atualizado. essa tela azul começou depois de alguma atualização que você fez ou depois de ter abaixado algum software ou estalado algum hardware novo. ja fez os teste de memoria ram passou um mem test para averiguar. ja tentou usa uma outra placa de vídeo ou testar ela em um outro pc

tem algum capacitor estufado na maquina manda uma foto da placa-mãe para gente analisar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Arthur99 disse:

Formatei o PC há menos de 1 mês, então não sei se uma eventual nova formtação resolveria.

 

@Arthur99 Não se deve reinstalar o sistema operacional para resolver telas azuis. Leia:

 

 

Siga os procedimentos abaixo:

 

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

  • Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

 

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

Aguardamos sua resposta.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Atualização: consegui tirar uma foto da última vez que ocorreu a tela azul e apareceu o seguinte código de erro: PAGE FAULT IN NONPAGED AREA vgk.sys. Uma rápida pesquisa e descobri que se trata de um erro Vanguard, o problemático anti cheat do Valorant, jogo que meu irmão instalou aqui. Vou desinstalar e falar para ele jogar outra coisa rsrs.

De qualquer forma, agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...