Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Consumo (A) de um SSD superior a fonte do PS3


Posts recomendados

Possuo um SSD kingston que possui corrente de 1A na linha 5v. Pensei em instalar ele no meu PS3 mas verifiquei que a fonte do console entrega apenas 0.9A na linha 5.5V 

 

spacer.png


Como o dispositivo consome mais do que a fonte consegue entregar então pode ocorrer defeito.
Mas vejo gente por ai colocando SSDs no PS3 que consomem até 1.5A na linha 5v e não vejo relatos na internet de problemas.
A minha dúvida é; pode instalar o SSD que o console consegue trabalhar em "harmonia" com esses dispositivos com corrente excedente ou melhor não ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, um SSD consumo muito menos energia que um HD, que vem originalmente num PS3, então não existe absolutamente nenhum problema na questão de consumo de energia. Essa linha 5.5V não é usada para alimentar o disco rigído do console, ela deve ter algum propósito específico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Amigo, um SSD consumo muito menos energia que um HD, que vem originalmente num PS3, então não existe absolutamente nenhum problema na questão de consumo de energia. Essa linha 5.5V não é usada para alimentar o disco rigído do console, ela deve ter algum propósito específico.

 

Não amigo, normalmente um SSD consome bem mais que um disco rígido. 
No meu PS3 por exemplo tinha um HD Hitachi com consumo de 0.75A na linha 5v.
E a linha 5.5v é a linha utilizada nas USBs e pra alimentar o dispositivo de armazenamento interno (HD ou SSD).

 

15 minutos atrás, K.e.V. T.a.G disse:

O consumo escrito é o consumo máximo, ele não fica no maximo o tempo todo. 

Acho que as pessoas conseguem fazer isso e não tiveram problemas, você tambem pode.

 

Cheguei a teorizar isso também!
Estava até pensando em adaptar um amperímetro na linha 5v pra monitorar a corrente ao instalar um jogo no console.
Mas é bem provável que seja isso ou também pode ser que a fonte limite o desempenho do dispositivo, já que ela não consegue suprir a demanda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GreatField disse:

Não amigo, normalmente um SSD consome bem mais que um disco rígido. 
 

Fonte?

 

PowerConsumption.png

 

https://blog.westerndigital.com/windows-10-on-SSD-3-questions-3-answers/

 

4 minutos atrás, GreatField disse:

No meu PS3 por exemplo tinha um HD Hitachi com consumo de 0.75A na linha 5v.
E a linha 5.5v é a linha utilizada nas USBs e pra alimentar o dispositivo de armazenamento interno (HD ou SSD).

Especificação de corrente não é consumo de energia. Esses valores são valores de pico que o dispositivo pode exigir, e ainda são definidos com uma boa margem de segurança. Acho muito difícil que a linha 5.5V seja usada para esse fim, primeiramente porque cada porta USB 2.0 é capaz de fornecer 5V 500mA, duas saídas em uso podem somar até 1A, se for uma versão com quatro USB já seriam 2A, fora o consumo do disco rígido. Sem falar que está longe do ideal fornecer 5.5V para dispositivos que precisam ser alimentados com 5V, portas USB costumam fornecer uma tensão o mais próxima possível de 5V, pois os dispositivos conectados a ela constumam ser muito sensíveis. Inclusive HD e SSD são dispositivos também sensíveis a tensão.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Fonte?

 

PowerConsumption.png

 

https://blog.westerndigital.com/windows-10-on-SSD-3-questions-3-answers/

 

Especificação de corrente não é consumo de energia. Esses valores são valores de pico que o dispositivo pode exigir, e ainda são definidos com uma boa margem de segurança. Acho muito difícil que a linha 5.5V seja usada para esse fim, primeiramente porque cada porta USB 2.0 é capaz de fornecer 5V 500mA, duas saídas em uso podem somar até 1A, se for uma versão com quatro USB já seriam 2A, fora o consumo do disco rígido. Sem falar que está longe do ideal fornecer 5.5V para dispositivos que precisam ser alimentados com 5V, portas USB costumam fornecer uma tensão o mais próxima possível de 5V, pois os dispositivos conectados a ela constumam ser muito sensíveis. Inclusive HD e SSD são dispositivos também sensíveis a tensão.

 

 

     Vale lembrar que a execução de uma instrução em um HD leva um tempo X e no SSD um tempo Y, tal que   Y << X
     Como o consumo é proporcional ao uso do dispositivo, uma instrução que é executada rapidamente consome menos (W) do sistema, já uma instrução que demora consome mais. 
     Como no link citado os testes foram feitos em um Sistema, é bem provável que o consumo do SSD seja bem inferior ao do HD.
     Porém, em um cenário onde ambos os dispositivos estão sendo postos ao extremo, sem tempo pra ficar em IDLE, isto é, ambos os dispositivos processando sem descanso; arrisco a dizer que o SSD consome bem mais justamente pela descrição da corrente.
     Buscando provar isso, nesse final de semana verei a possibilidade de um experimento com o HD do PS3 e o SSD da kingston que tenho aqui. Caso eu conclua os testes eu postarei o resultado aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, GuilhermeGB disse:

cada porta USB 2.0 é capaz de fornecer 5V 500mA, duas saídas em uso podem somar até 1A, se for uma versão com quatro USB já seriam 2A

 

Não sei se as limitações de corrente do USB são por "porta" (conexão) física ou barramento. Tenho a impressão de que sejam, no USB 2.0, 500 mA para todo o barramento. Pois deve ser por isso que existem os HUBs com fonte de energia auxiliar.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O SSD nada mais é do que um pendrive anabolizado. Não tem partes mecânicas, motor, magnetos e etc. Assim sendo ele consome menos mesmo com uso máximo. Só não sei como resolveram a questão do limite de número de gravações que é bem menor do que um HD normal. Apesar de interessante, por hora não me interessa pois não tenho SSD. Mas caso sinta vontade, pesquise e nos conte ok? Também se quiser fazer o teste prático: deixe o SSD e HD gravando e apagando um arquivo grande e outro pequeno por meses a fio. Algo como:

inicio:
move c:\arquivo50GB.tst d:\
move d:\arquivo50GB.tst c:\
move c:\arquivo50KB.tst d:\
move d:\arquivo50KB.tst c:\
goto inicio

Minha teoria é que o SSD tem um algoritmo que não grava sempre na mesma área pra otimizar o número de gravações.

Verifique e nos conte qual mensagem de erro vai aparecer e qual deles. De quebra meça a corrente da linha 5V de ambos e de 12 do HD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra mim pelo fato do SSD não ter que ficar girando um disco magnético ele consome menos que um hdd convencional.

Estou interessado se você reunir provas e fatos que diga que o que você falou é verdade.

o que mais esquenta num SSD é a controladora e quando se está escrevendo. O consumo rotulado deve ser na escrita, na leitura deve cair, o quanto já não sei.

8 horas atrás, .if disse:

Minha teoria é que o SSD tem um algoritmo que não grava sempre na mesma área pra otimizar o número de gravações.

É real isso (só não sei se nos mais baratinhos é), nos ssds melhores isso é uma regra, para desgastar o SSD por igual, e isso depende exclusivamente da qualidade da controladora presente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

          Como prometido, efetuei os testes com o SSD da kingston de 120gb e um HD da Samsung 500gb 7200rpm (3.5").
          Optei pelo HD da samsung ao invés do HD da hitachi do PS3 porque gostaria de testar com um HD que tenha um alto consumo, e este da samsung de 7200rpm de 3.5" me parece consumir mais que um HD do ps3 de 2.0".

 

1534168970_1(1).thumb.jpg.545abf1735f8c644e7e2723dec3c9125.jpg

 

          Para os testes foi utilizado o CrystalDiskMark 7.0.0 (64 bits), pois verifiquei que é um software que deixa o disco a 100% de uso quase que constantemente. Fiz os testes também copiando arquivos grandes de um disco para o outro, conforme sugerido pelo @.if, mas verifiquei que os discos (HD/SSD) raramente ficavam com o uso em 100% e a corrente (A) ficava bem abaixo dos testes feitos no CrystalDiskMark, portanto, decidi desconsiderar esses testes para esse experimento.

          O instrumento utilizado para fazer a medição do consumo foi um multímetro. Eu comprei esse adaptador e interrompi os fios referentes a linha de 12v e 5v. Ficou algo assim:

save.thumb.jpg.53883e1c14e71d243c3da30a833c8ce5.jpg

 

 

          Antes de iniciar os testes eu fiz a medição das tensões de 12v e 5v conforme user .if havia pedido, veja na imagem abaixo:

 

1569614471_2(1).thumb.jpg.31cd4c60e1d439f586b545530fdb3fe1.jpg

 

 

 

          Vamos ao resultados:

   

 

image.thumb.png.18aff71c7f74a8351400d8d49552bff1.png

 

 

          Como os usuários @GuilhermeGB @K.e.V. T.a.G  e demais usuários haviam dito, o HD consome muito mais, mesmo tendo uma descrição de corrente na maioria dos casos menor que um SSD.
          Percebam que o HD possui uma corrente fixa de 140 mA na linha +12v mesmo estando com 100% de uso. Verifiquei que ele sobe em alguns momentos pra 200 mA somente quando está no teste de leitura aleatória (Random Read) do CrystalDiskMark.

          Percebam também que o SSD não utiliza a linha +12v como já era esperado.
          Os resultados dos cálculos de consumo em watts são consumos médios.

 

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Legal. Um bom conteúdo prático pra comunidade.

O teste que conceitualizei foi para medir a durabilidade de ciclos de gravação mas de fato não é seu momento além do + ia desgastar seu SSD. Deixe-o para o tempo fazer pra você.

 

Permita-me um mini ajuste (cultura inútil).. P=V*I   .. e mA é a descrição correta.  m=10-³ ... ... ...  M=10⁶ .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, .if disse:

Legal. Um bom conteúdo prático pra comunidade.

O teste que conceitualizei foi para medir a durabilidade de ciclos de gravação mas de fato não é seu momento além do + ia desgastar seu SSD. Deixe-o para o tempo fazer pra você.

 

Permita-me um mini ajuste (cultura inútil).. P=V*I   .. e mA é a descrição correta.  m=10-³ ... ... ...  M=10⁶ .

 

Que bom que gostou 👍
Ma que eu botei na fórmula é uma variável que representa a média aritmética das correntes de leitura e escrita.
Não é uma unidade de medida como mA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@GreatField Eu acredito que a unidade de armazenamento não seja alimentada por esta saída de +5,5 V. Acredito que esta saída seja usada para outra coisa. É possível que exista um conversor DC-DC gerando a saída de +5 V a partir da saída de +12 V dentro do console. Em resumo, não se preocupe, funcionará.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gabriel Torres disse:

@GreatField Eu acredito que a unidade de armazenamento não seja alimentada por esta saída de +5,5 V. Acredito que esta saída seja usada para outra coisa. É possível que exista um conversor DC-DC gerando a saída de +5 V a partir da saída de +12 V dentro do console. Em resumo, não se preocupe, funcionará.

 

Realmente, creio que esta saída de 5.5v não deva ser usado pra armazenamento como você e demais usuários sugeriram.
Vi uns videos no youtube de medição da porta USB do PS3 Slim antes de abrir o meu pra medir e a tensão de saída das portas era bem próximo de 5v, conforme usuário GuilhermeGB havia dito no post dele.

 

 

image.png.5a2cec4a15d3dffe88dc6eb1c07c600c.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 11/01/2022 às 05:00, GreatField disse:

Percebam que o HD possui uma corrente fixa de 140 mA na linha +12v mesmo estando com 100% de uso. Verifiquei que ele sobe em alguns momentos pra 200 mA somente quando está no teste de leitura aleatória (Random Read) do CrystalDiskMark.

          Percebam também que o SSD não utiliza a linha +12v como já era esperado.
          Os resultados dos cálculos de consumo em watts são consumos médios.

Creio que o consumo constante seja para manter o disco magnético girando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 13/01/2022 às 09:39, alexandre.mbm disse:

 

Tem também a corrente de partida...

Sempre tem, mas isso é quando liga o pc/console. E a corrente nominal de qualquer motor é medido com ele já na velocidade nominal tambem (ou seja, já em pleno movimento).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...