Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC dando tela azul somente ao jogar


Suzi123

Posts recomendados

oi pessoal, estou com um problema ao jogar, o pc depois de um tempo da tela azul (somente ao jogar), e quando jogo valorant depois de um tempo  o monitor n reconhece mais a imagem, mas o pc continua ligado porém fica um barulho de erro.


config do pc : 
Processador        AMD Ryzen 5 5600G with Radeon Graphics         
                Placa de Vídeo        AMD Radeon(TM) Graphics (2,0 GB)
                Memória        9,1 GB Livre (13,9 GB Total)
placa-mãe        Gigabyte Technology Co., Ltd. (A520M H)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Suzi123 Conseguiu ver o código da tela azul ?

 

Recomendo usar o CPU-z para verificar com certeza o modelo exato da memória RAM, com part number, e modelo exato da placa-mãe.

 

No passado tive problemas de tela azul onde o código era vídeo TDR Failure, se esse erro está aparecendo com APU da série 5000 dos Ryzen, então a solução é simples.

 

 

Outra coisa que vale a pena ser respondida também, pegou os drivers do site do fabricante das peças ?

 

Eu não vou nem entrar em questão de verificar se o jogo está atualizado, Riot Games do jeito que é não deixaria jogar sem att o game, igual fazem no parente do Valorant, League of Legends.

 

 

1 hora atrás, Suzi123 disse:

Placa de Vídeo        AMD Radeon(TM) Graphics (2,0 GB)
                Memória        9,1 GB Livre (13,9 GB Total)

Um adendo nisso aqui que talvez você pode não ter notado.

 

Esses 2gb ai da Vega não está no processador, esses 2gb ai é parte tirada da sua memória RAM, basta uma soma, se tem 13gb no total, e a vega tem 2gb, então o total mesmo do sistema é 16gb, valor aproximado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Suzi123 Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

  • Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

 

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

Aguardamos sua resposta.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rio McCloud 

Há quanto tempo ocorre este problema? 
Alguns meses

Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?

Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?

Não sei 

Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?

O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?

Estabilizador

Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?

Não 

O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
Não 

O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
Troquei processador,placa-mãe e  memoria 

O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
não sei 

O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
não sei

Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
Driver Booster

Algum overclock foi feito no computador?
não sei image.thumb.png.2e3772fc595e64264c2f801e0661d8dd.png

LogsColetados.7z

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Suzi123 disse:

Estabilizador

 

@Suzi123 Remova o estabilizador de tensão e dê fim nele. Estabilizadores de tensão danificam a fonte do computador e podem causar problemas. Assista:

 

 

6 horas atrás, Suzi123 disse:

Driver Booster

 

Abra o Driver Booster, verifique se ele permite a remoção dos drivers instalados por ele, o faça e depois desinstale-o. Atualizadores de driver são totalmente desnecessários e muitas vezes prejudiciais. Drivers devem ser baixados pelo site do fabricante, não por programa de terceiros.

 

image.png

image.png

image.png

 

Desinstale estes e qualquer outro programa de otimização ou limpeza. Estes programas prometem milagres mas não melhoram a performance do computador, fazendo o contrário, rodando em segundo plano consumindo recursos da máquina. Leia este artigo.

 

Análise

 

No Visualizador de Eventos existem dezenas de entradas de aviso informando que o driver de vídeo parou de responder e se recuperou com êxito:

 

image.png

 

Resolução

 

Tudo leva a crer que há um problema com o gráfico integrado do seu processador. Antes, podemos tentar reinstalar os drivers, baixando-os diretamente do fabricante, para ver se não é um problema neles.

 

Baixe o Display Driver Uninstaller, o driver do chipset e do vídeo integrado clicando aqui, aqui e aqui. Reinicie o Windows no Modo de Segurança indo no menu Iniciar, Configurações, Atualização e Segurança, Recuperação, Inicialização avançada e Reiniciar agora. Agora, vá em Solução de problemas, Opções avançadas e por fim Configurações de Inicialização. Pressione F4 e aguarde.

 

No ambiente do Modo de Segurança, execute o Display Driver Uninstaller como Administrador. Nele, vá nas configurações do aplicativo e marque a última caixa. Salve, selecione seu vídeo integrado nele e vá em Limpar e reiniciar. Aguarde a execução do programa.

 

Ao voltar no Windows, instale primeiro o driver de chipset e depois o driver de vídeo, nesta ordem. Após, reinicie a máquina e avalie se as telas azuis continuarão ocorrendo.

 

Aguardo sua resposta. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Suzi123 UM dos problemas mais simples que podem causar tela azul e super aquecimento, como jogar demanda mais do processador ele tende a esquentar mais, caso possa use o msi afterbuner pra medir a temperatura, e não eu não vou ensinar pois tem mais de 600 tutoriais iguais na Net sobre como se faz isso ent e só pesquisar como usar mais afterbuner q da certo, se o processador estiver muito quente tipo acima de 68 70 graus cuidado pode ser desde pasta térmica ou cooler a problema no vrm da placa-mãe

@Suzi123 taque o estabilizador no lixo

@Rio McCloud realmente não e bom usar driver boost, mas já rolei a Net toda e nunca achei certos drivers da minha placa-mãe, se puder até procurar pra mim e uma mão j1800i

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, dumq disse:

realmente não e bom usar driver boost, mas já rolei a Net toda e nunca achei certos drivers da minha placa-mãe

 

Se o fabricante não disponibiliza os drivers para download, deixe que o Windows Update o faça. É muito mais seguro do que usar estes programas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, dumq disse:

tenho e medo uma vez fui olhar tava com um driver de 2008, windows me dá medo, mas o que posso fazer? E usá-lo ou n jogar Roblox

 

@dumq As datas dos drivers básicos datam de 2006, 2008, para que quando você instale o driver do fabricante o Windows não tente substitui-lo por outro, já que a data deste é (muito) anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Suzi123 Certo. No seu caso, por ter instalado diversos programas indesejáveis (como atualizadores de driver e otimizadores), peço para que reinstale o sistema operacional (ou seja, "formate o computador"). Monte um pendrive bootável diretamente usando a Ferramenta de Criação de Mídia, instale o sistema operacional e não use nenhum atualizador de driver ou otimizador. Baixe os drivers pelo site do fabricante e vá testando se as telas azuis irão ocorrer novamente.

 

Aguardo sua resposta. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Caros colegas, 

Desde domingo dia 24/4/22 estou com o mesmo defeito, porém com uns detalhes a mais...

Durante os jogos o equipamento trava e apresenta tela azul com os seguintes erros: NETIOS.SYS, outras vezes o erro: SYSTEM SERVICE EXCEPTION e as vezes AMDKMDAG.SYS. após reiniciar algumas vezes os erros param e quando resolvo testar outras formas de sanar o problema ele reinicia e os erros voltam.

 

Já formatei o equipamento e troquei de HD e coloquei um SSD e o erro continuou.

Fiz o teste de integridade com o programa do fabricante Kingston SSD Manager  e a saúde do mesmo está ok.

Fiz teste de memória com o memtest86+ e ambas as memórias estão ok.

não fiz nenhum overclock, apenas tenho jogos da Steam instalado.

 

Já baixei e instalei o  amd-software-adrenalin-edition-22.4.2-win10-win11-april25 e coletei os logs e enviei para a AMD. fiz atualização de driver por ele e tudo ok, mas o erro continua.

 

Baixei sempre os drivers do fabricante da placa-mãe ASUS.

não possuo placa de vídeo sem ser a integrada.

 

Já fui na BIOS e olhei o XMP e tudo normal por lá. tanto ativado quanto desativado o problema persiste.

 

 

Configurações:

AMD Ryzen 5 5600g with Radeon Graphics

placa-mãe ASUS Prime B450m Gaming /br

BIOS atualizada 3604 - release data 25/02/22.

Fonte Corsair CV550

Memória : Geil DDR4 - 3200Mhz 2x 8gb ram

SSD Kingston 250GB

HDD 1TB - Seagate

 

se alguém tiver alguma luz, ficarei muito grato se compartilhar uma possível solução para eu testar, se não é acionar a garantia, pois fiz a aquisição das peças em fevereiro e já apresentou defeito.

 

segue os logs coletados

 

 

 

LogsColetados.7z

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...